PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

domingo, 3 de agosto de 2008

FESTA DE Nª SRª DO CASTELO- ERVILHAIS...





O Grupo Folclórico iniciou o seu dia muito cedo, preparando- se para ir participar na missa em honra da padroeira do lugar do Castelo- Nª Srª do Castelo.
Chegados ao alto da serra, mesmo no pico, pode-se apreciar uma excelente vista além daquilo que possamos imaginar. De um lado pode- se apreciar as "miniaturas" que se transformaram as casas em Ervilhais e pela linha de estrada a fora. Do outro lado, aprecia- se o Douro e pela linha de água do Douro, as diversas povoações, desde Marco de Canaveses, Baião, Resende, Amarante, Felgueiras, e até mesmo o Porto, apesar de alguma nebulosidade que o horizonte demonstrava.
Constituídos pelo coro, e por apenas três músicos (um orgão, uma viola e um acordeão), o altar foi improvisado no palco, onde às 12 horas, estariam os elementos do Rancho a cantarem louvores ao Senhor, apesar do grande calor que se fazia sentir por baixo das pesadas lonas, pertencentes ao palco.
Após a missa, seguiu- se a procissão, constituída por 4 andores, e seguida muito atentamente pelo padre, enquanto o rancho cantava "A treze de Maio" durante todo o percurso, que terminou no ponto de partida: o palco.
Após o término da homilia, seguiu- se um farto repasto, servido por Fernando Tavares, família e amigos, onde se pode encontrar os recém chegados : D. Cristina Bustilho ( moderadora do site "Nespereira, mais que uma Vila, uma Família") e seu marido, o sr. Adriano. Não esquecendo a boa disposição também do sr. Amadeu Teixeira, e sua esposa, entre outros.
O menu foi churrasco, mas muito bem servido, e para aqueles que gostam muito bem regado, com vinho q.b.
A seguir, ainda houve direito a melão, e mais uns bolinhos de manteiga. Já em jeito, de descontração, as mulheres mais velhas do Grupo começaram a cantar "Macieira do Adro", entre outras músicas bem antigas, e estranhas aos ouvidos dos leigos ao folclore.
De tarde, a festa recebeu muita gente, e viam- se as duas barracas de comes e bebes entupidas de clientela.
O Rancho esperava o final da primeira parte da actuação do grupo de música "Sondagem", que logo cedeu o palco ao Rancho.
O Grupo fez uma primeira parte tranquila, sem percalços, e a demonstrarem todo o folclore existente na região.
E assim foi, trocando constantemente, os intervenientes do palco, perante um olhar de um público muito exigente em diversos pontos.
Parabéns à Comissão de Festas á nível logístico, pois preparou tudo muitissimo bem. Embora a nível humano...
Parabéns também à AALCE, que apesar de ser uma associação recém nascida, está demonstrando muita vontade, e muito amor á camisola em prol dos seus objectivos.

3 comentários:

ssecuritas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ssecuritas disse...

((perante um olhar de um público muito exigente em diversos pontos.))
Parabéns à Comissão de Festas á nível logístico, pois preparou tudo muitissimo bem.(( Embora a nível humano...))explic o que tá em enteparentes....não precebi muito bem

Anónimo disse...

Faltou dizer que a festa teve inicio no sábado, com a realização da noitada... bem animada, ao som dos Finfas de Nespereira e da grande revelação Aurélio (Carvalhais)!!

E a nível humano, que fique aqui registado, que ainda está para aparecer alguém que bata o excelente pessoal de Ervilhais!!!