PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

domingo, 10 de agosto de 2008

FESTA DE S.BRÁS-2






















No Domingo, dia 10 de Agosto de 2008, Nespereira viveu o segundo dia de festa de S. Brás e Nª Srª da Aparecida.
E como habitual, começou muito cedo, com as bandas marciais convidadas: Nespereira e Fermentelos.
De tarde, ambas continuaram as suas actuações, debaixo de um sol insuportável, mas que mesmo assim, prendia imensos adeptos dos grupos, além dos enormes sacrificios que os músicos fizeram, durante a tarde.
Entretanto, a tarde passou- se rápido, mas apercebendo-nos, que as Bandas em questão guardavam as melhores peças para a noite.
Entretanto chegou a altura da procissão. Uma sumptuosa procissão, acompanhada por centenas de pessoas, e iniciada por 5 andores, onde se encontravam os santos que costumam estar presentes nos nichos e altares da moderna Capela de São Brás. A seguir, podem- se ver as crianças, atravessadas na diagonal por uma faixa branca, acompanhada de uma cruz vermelha, que representam a Cruzada Eucaristica, com uma rapariga na frente a carregar a bandeira dessa mesma Cruzada. O padre de nossa Paróquia, o sr. Padre José Augusto, carregava consigo o Corpo de Cristo, enquanto era aberto as alas, pelos dois juízes da festa, Acácio Santos e Júlio Soares.
As Bandas acompanharam a procissão, em ritmo lento, e Nespereira foi a primeira a tocar (Transfiguração) durante a procissão, que se processa de S. Brás à Cruz, da Cruz até a padaria, e finalmente da padaria até a Capela, novamente.
Já, de novo na capela, o Padre encerrou as festividades religiosas, parabenizou o trabalho da mordomia que acabou, e anunciou os novos juízes e mordomos para a festa de S. Brás, nos próximos dois anos.
Cláudio Oliveira, Júlio Semblano e António Resende serão os próximos juízes da festa, além de ter como mordomos e mordomas, também, Pedro Teixeira, Cristina Bustilho, Ana Sofia Teles, Xana Felício, Nuno Cardoso, Lurdes Cardoso, entre outras pessoas.
De noite, esperava- se o ponto alto da festa, com o despique entre as duas bandas, serem de melhor qualidade, notando que a Banda de Fermentelos, tocava muitas peças ligeiras e pops, com a banda de Nespereira a "aterrar" autenticamente com a Banda forasteira, aquando da peça "A Volta ao Mundo", ainda apresentada, conjuntamente projectada, acompanhada de fotos, relativas à cada país a que a peça se referia, atingindo o extase, no momento final, em que começa a tocar Portugal, e depois aparecem fotos da actuação da Banda de Nespereira naquele dia e da referente procissão, levando a nossa pequena grande orquestra a ser ovacionada de forma categórica. Mas quando, ainda se pensava que o show teria acabado, a Banda volta a tirar mais um coelho da cartola, e leva o público a emocionar- se com um medley composto pelo maestro Alexandre Coelho, chamado "Memórias de um Povo", onde se encontra uma mão cheia de músicas antigas compostas por nespereirenses e pelo seu povo. A patir daqui, quaisquer que fossem as respostas da Banda contrária, não teve hipótese para uma actuação brilhante e emocionante da Banda.
Assim terminou as festas de S.Brás, embora valha a pena referir, o grande decréscimo que se sentiu na festa, com muito menos gente a participar nela, que antigamente.
Ainda, as faltas de condições que se encontram pela estrada fora, devido à alguns desleixos de alguns condutores, a nível de estacionamento,e a necessidade de se estacionar nos dois lados, não permitindo assim a fluência correcta do transito.

Sem comentários: