PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

XII FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE NESPEREIRA- NUESTROS IRMÃOS MOSTRAM SEUS FOLCLORES.







O Rancho Folclórico de Nespereira apresentou, na noitada de Nª Srª de Lurdes, mais uma vez o seu Festival Internacional de Folclore, contando com dois ranchos estrangeiros: o de Castilla de la Mancha (Espanha), e o Rancho Pedro Homem de Mello, de São Paulo ( Brasil).
O rancho espanhol, chegou muito cedo a Nespereira, sendo logo guiado para os seus aposentos, enquanto, por volta das 17h30m, já se notava uma certa agitação, à beira da entrada para a Feira Nova, entre os guias dos ranchos. Seguindo cada um deles, depois para a Casa na Granja, onde foi servido o jantar, composto por arroz com carne, ervilhas, salsichas, etc. Após isso, foram todos encaminhados para Santa Marinha, onde decorreu o festival, no tradicional anfiteatro natural existente perto da gruta de Nª Srª de Lurdes.
O ínicio do Festival deu-se com a tradicional volta ao palco, apresentando os Ranchos participantes: Tricanas de Ovar, Macinhata do Vouga, Fermentões- Guimarães, Castilla de la Mancha (Espanha), Pedro Homem de Mello (S.Paulo) e obviamente, Nespereira.
Após as entregas de lembranças, o Grupo espanhol, também quis, oferecer a cada grupo presente algumas recordações de sua terra, num acto de simpatia.
A seguir, veio a apresentação dos hinos nacionais de cada país participante, com o momento do hino português a ser entoado pelo público presente, ecoando por todo o anfiteatro, causando alguma emoção em uns, e arrepios noutros.
Posto isto, deu-se inicio ao dito festival, com a actuação do rancho da casa, com as danças: Salta em Bico, Cana Verde e a Contradança.
Depois, os diversos ranchos apresentaram- se, encantando o público presente, mas com o grupo de Macinhata do Vouga a ficar mais na retina.
O grupo espanhol, também surpreendeu pela positiva, com as suas bonitas danças, e a voz poderosa de sua cantadeira.
Já o grupo brasileiro, no samba, como sempre, encantou os menos fãs, e interagiu mais com o público, convidando-o para dançarem com eles, mais a sua bateria.
Acabando assim, o Festival mesmo, na altura em que começaram os fogos de artificios pela santa.

Sem comentários: