PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

sábado, 9 de agosto de 2008

FESTA DE S.BRÁS.






Na noite de Sexta feira para Sábado, iniciou- se a grande festa de S. Brás, considerada uma das "entradas" para a maior festa da freguesia- Festa de N.ª Srª de Lurdes.
E iniciou bem! Um conjunto animava o arraial, enquanto os curiosos, apreciavam os pares dançarinos, ou dançavam. Mas ainda a meio gás, o público presente conseguiu animar e contagiar os mais dificeis, para o espirito festeiro que brada nestes momentos.
O Café Faria, tradicional café, onde para a juventude, estava vestida a pretexto também,com bandeiras e faixas, anunciando a Semana do Kulverão, que se aproxima desta semana.
No Sábado, de tarde, o Rancho de Nespereira actuou, conjuntamente, com o aparente inexperiente Rancho Folclórico de Lever, V.N.Gaia. Lembre- se, também, que neste dia, sendo festa, houve uma maior interactividade entre o Rancho de Nespereira e o público presente, sedentos de participarem em alguma dança.
No intervalo das actuações folclóricas, realizou- se o tradicional leilão, onde se deve referir, o preço atingido por um galo: 70 euros!!!
Após isto, voltaram os Ranchos com as suas actuações, mas só que desta feita, mais curtas. Ainda houve tempo, para cantar os parabéns a Cláudia Rangel, dançarina do Rancho de Nespereira.
No final, o grupo todo deslocou- se para as escadarias de S. Brás, e lá tiraram fotografias de grupo.
Na noite, já com a estrada completamente entupida, e sem grande possibilidade de estacionamento, a fluidez do transito tornou- se muito dificil, levando a muitos o estacionamento, perto da famosa Ponte Nova.
Com um arraial muito cheio mesmo, o mar de gente presente perante o palco, dificultava a movimentação para qualquer lado. Mas, até que há um determinado momento, em que o próprio público parece desinteressar-se da festa, e começa- se a encontrar um maior núcleo de pessoas, junto às tasquinhas, e apenas namorados (ou casados) a dançarem, ou então o velho grupo das "garotas resistentes". E assim foi a festa, terminando a noitada eram 3 horas, com o público sem sono, a dirigir- se para o Café Faria, onde estariam até bem tarde.

Sem comentários: