PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

domingo, 31 de agosto de 2008

MAIS UM EVENTO NA PONTE DA BALSA...








No dia 31 de Agosto, a Assoc. Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira, promoveu um churrasco de convívio,na Ponte da Balsa, para utentes, voluntários, funcionários e corpos gerentes da respectiva associação. Apesar do tempo cinzento que se avistava de manhãzinha, e do dificil acesso para utentes com maiores complicações nos membros, ainda estiveram presentes cerca de 17 utentes que se deliciaram com o churrasco que lhes foi proporcionado.
Em conversa com a Presidente da Associação, a Enf. Fátima Silva, esta demonstrou muito agrado por este tipo de actividades, que se devem, única e exclusivamente aos voluntários da própria associação. Realçou ainda, os muitos problemas burocráticos que a Associação tem sentido para iniciar o arranque da construção, e o inflacionamento da obra que passou a custar, neste momento, 1.667.000 euros, derivado à novos estudos que são exigidos para aprovação do projecto.
A Enf. Fátima Silva, também focou a ideia- muito importante!- da recente criação da Empresa de Inserção, criando assim mais postos de trabalho em Nespereira- quando entrou para a Assoc. esta tinha 5 funcionários, tendo agora 19. Esta Empressa de Inserção, pertencente à ASSRN, tem feitos vários serviços ao prol da comunidade, como a limpeza de campos, de mato, de casas, etc. sendo acessível estes serviços a qualquer pessoa que se torne sócio da ASSRN.
Outro dos projectos da ASSRN, que nos foi dito, foi acerca do grande sucesso que está a ser o RSI, que foi criado pela Associação, com o intuito de ajudar as famílias carenciadas, e com o devido apoio, ensinar essas respectivas famílias a tentarem auto subsistir, sem a típica ajuda do Estado, eternamente, ou seja ajudando as pessoas a ficarem mais autonomas e independentes. Este projecto tem sido um sucesso tão grande que em Outubro irá até Lisboa, numa jornada de RSI's apresentar os seus resultados ao país. Realce também para a grande dificuldade inicial no processo de adquirir o RSI para Nespereira, pois já existiam em Souselo e Cinfães, e uma das grandes problemáticas que se puseram em cima da mesa, foi exactamente a ausência de transportes públicos para a nossa freguesia. Mas uma parceria e entendimento entre as Juntas de Freguesias de Nespereira, Moimenta, Fornelos e Travanca obtiveram o RSI para aqui.
A Presidente da Associação, ainda demonstrou- se muito contente com a equipa que lidera, no seu conjunto todo, demonstrando plena confiança nos seus corpos gerentes, voluntários e funcionários, mas sempre de pés bem assentes na terra, afirmando que se trabalha, ainda, em pequenos passos.

Sem comentários: