PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

EXPOSIÇÃO DA SEMANA DA JUVENTUDE- QUATRO NESPEREIRENSES "EMPRESTADOS"

Adelson Aguiar

Vítor Cardoso


Luís Leitão


Ercílio Galhardo Neto

Trabalhos de Ercílio Galhardo Neto


Trabalhos de Luís Leitão


Trabalhos de Vítor Cardoso

Trabalhos de Adelson Aguiar


"Bambual" de Adelson Aguiar

A Associação Juvenil de Nespereira- Kuljovem, apresentou durante esta semana da juventude, uma exposição de fotografia e pintura. Optaram por 4 expositores não nespereirenses de gema, mas muito ligados à terra. Eis os seus curriculos:

  • Ercílio de Almeida Matias Galhardo Neto nasceu em 18 de Maio de 1977, na cidade de Resende- Rio de Janeiro (Brasil). Actualmente reside na Feira Franca- Nespereira.
    Iniciou o gosto pela pintura em pequeno, quando estudava na Escola da Trofa – Felgueiras mas a sua real evolução, como pintor, deu-se em finais de 1999, quando frequentou o curso de Estilismo de Calçado, em Felgueiras, e aí aprendeu técnicas novas e diversas de pintura e desenho.
    Uma parte das pinturas data de 1999. A partir daí dedicou-se a um estilo de pintura diferente do habitual, com ideias para demonstrar uma visão das coisas negativas do dia-a- dia que todos fugimos.Foi o vencedor do Concurso para o Brasão de Nespereira – Cinfães (1994). Além disso foi caricaturista de várias publicações; realizou a Exposição "O Outro Lado do Mundo" em 2002; foi criador do (primeiro) símbolo da Associação Juvenil de Nespereira (2002), e de outros símbolos de Associações da freguesia.
    Nesta exposição temos oportunidade de ver os seus melhores desenhos a tinta-da-china, carvão e guache, como o "Auto retrato aos 22 anos", aqui exposto.
  • Adelson de Oliveira Aguiar nasceu a 12 de Setembro de 1975 em São Mateus no estado do Espírito Santo e mudou-se mais tarde para Linhares no mesmo estado onde actualmente ainda reside a sua família.
    Sempre gostou de desenhar e esse fascínio levou-o a inscrever-se em um curso de pintura ainda no Brasil. Acabou por fazer apenas 3 aulas desse mesmo curso.
    Para o autor dos quadros presentes nesta exposição, «pintar é um hobby que começou há cerca de 11 anos».
    Durante o tempo que ainda vivia no Brasil pintava mais frequentemente do que actualmente pois agora dispõe de bastante menos tempo livre para o fazer.
    Encontra-se no país desde o dia 24 de Agosto de 2000 (8 anos) e, a avaliar pelas obras aqui expostas, é um grande talento que esta exposição traz agora à “luz”.
  • Luís Miguel Tavares Leitão, natural do Porto, nasceu em 10 de Fevereiro de 1977. Actualmente reside na Maia e, apesar de não ter nascido na terra, é um Nespereirense de “alma e coração” porque «…além de todas as raízes teria todo o orgulho em dizer “Nasci em Nespereira”»
    O seu gosto pela fotografia surgiu em muito tenra idade, ainda sem real percepção da arte, no entanto, foi em 1995 que despertou de forma mais vincada e definitiva para a fotografia, ao encontrar na sua companheira de vida idêntica paixão. Gosta de palcos, de fotografia e vídeo sendo por isso muito conhecido. Participa activamente na grande maioria dos eventos Nespereirenses “…sempre com a máquina atrás em busca “daquela fotografia…” sendo por isso responsável pelas “memórias” fotográficas de grande parte das actividades promovidas na freguesia.
    Nesta exposição podem ser vistas fotografias que incidem sobre paisagens e pessoas que em algum momento fazem ou fizeram parte da sua vida.
  • Vítor Augusto Pereira Cardoso, natural de Matosinhos, nasceu em 27 de Julho de 1970. Actualmente reside em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia. O seu gosto pela fotografia surgiu em inícios da década de 90.
    Nesta exposição estão presentes fotografias com temáticas próximas da vida rural e do abstracto.
    Já venceu um prémio de 1.º classificado no 39º concurso de fotografia do site Mundo Fotográfico (Brasil) – subordinado ao tema "Sonhos e Esperanças". A foto vencedora tem como título "Casa na Pradaria" e encontra-se aqui exposta.
    Podemos observar mais do trabalho deste artista, com ligação afectiva a Nespereira, nos seguintes endereços:
    www.olhares.com/victorio http://www.flickr.com/photos/8728064@N04/
    «...Um dos aspectos mais interessantes na fotografia é a variedade de estilos com que se pode trabalhar e o modo como um determinado estilo afecta a percepção de quem vê o objecto fotografado...»

A dita exposição, segundo Simone de Oliveira, directora e responsável pela exposição, "foi um sucesso", sendo muito visitada, até pelos espanhóis que estiveram presentes nas festas da freguesia. No último dia da exposição, Presidente da Associaçao Juvenil e a responsável da exposição, entregaram as lembranças de recordação aos expositores.

N.R.- Derivado ao facto de eu ter estado ligado muito directamente à exposição, não faço qualquer critica acerca dos trabalhos expostos. Apenas quero deixar claro, que senti-me muito honrado com o convite que me foi endereçado pela Associação Juvenil Kuljovem, e também orgulhoso por ter exposto com três verdadeiros artistas. Ainda, devo parabenizar a exposição que foi muito bem organizada, e foi uma atitude nobre de reconhecimento da arte existente em Nespereira. A todos o muito obrigado.

1 comentário:

piratadoardena disse...

KULVERÃO'08 FOI KULPORREIRO PÁ... EU NÂO FALTEI...

Hei Malta Kul, menos Kul, que ainda vai ser Kul

Como já é do conhecimento geral, não fosse esta uma nova dimensão a Kuljovem levou a cabo mais uma Semana da Juventude - Kulverão' 08 que se saldou num grande sucesso.
Para esse sucesso foi importante a tua presença, a tua divulgação, a tua envolvência e até os que não participaram activamente por indisponibilidade ou outras razões foram preponderantes nesta nova dimensão.
Ela foi preparada para acolher a todos, para ser um espaço de encontros e o programa revestia-se dessa transversalidade, pois teve actividades, jogos e momentos para todos... desde a musica mais clássica à musica mais arrojada (dá-lhe Oblique)... desde a presença de figuras nacionais a figuras menos nacionais, mas internacionais (o caso dos nossos comediantes).
Todos os aspectos constituíram preocupações nesta equipa que não deixou nada ao acaso, desde os equipamentos, as bebidas, a comida, as preocupações ambientais (separação e campanha das tampinhas), a saúde com esclarecimentos sobre o HIV e a distribuição de preservativos.
Foi uma semana em cheio e de extrema alegria, folia, animação e convívio, mas uma semana que deixou a equipa de trabalho (meu Deus que equipa) esgotada. Pode-se dizer que foi 24h sobre 24 em muitos casos, com apenas poucas horas de descanso, para que nada faltasse, para que desse certo e funcionasse.
Da minha parte mais uma vez o sentido obrigado a esta equipa que ajudou a realizar um sonho, a plantar uma realidade, que é esta Semana da Juventude. Não vou enumerar nomes, porque o trabalho viu-se, as pessoas que ajudaram viram-se juntamente com os equipamentos que emprestaram e só assim, com esta carolice é possível levar a cabo este evento. Estão no meu coração.

Já esta disponível o primeiro post da semana no blog da associação, sendo que durante as próximas semanas serão afixadas mais informações pormenorizadas sobre as actividades. Estejam atentos


http://kuljovem.blogspot.com/2008/08/kulvero-08foi-kulporreiro-p.html

Comentem, pois este também é o nosso espaço de encontro virtual... A nossa ponte da balsa virtual
Divulga esta mensagem, se quiseres com o titulo eu não faltei...mais uma corrente cibernáutica

Obrigado a todos os que acreditaram em nós e participaram deste evento regional...