PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

COMUNICADO- A CALÚNIA!

Nespereira tem coisas magníficas, como o Ardena, a hospitalidade do seu povo, o Pelourinho, a comida, as suas tradições. Mas também tem coisas muito más, e uma delas, que hoje venho falar é a calúnia!
A Calúnia é o acto de mentira para prejudicar alguém, e nisso, ainda existem em Nespereira algumas pessoas exímias na arte de caluniar.
Todo o povo gosta de falar, de comentar, de fazer uma fofoca de vez em quando.... mas de repente, surge sempre aquela pessoa de má fé, que vem aumentar um ponto no conto, e se puder, mentir de forma descarada e sem vergonha, com o intuito de prejudicar a vida de alguém. Essas pessoas, infelizmente, são pobres de espírito, que nada mais tem a fazer na vida, fazendo da calúnia o seu hobbie, e criando situações complicadas para os outros. Para essas pessoas, a complicação da vida dos outros é como um se fosse o último capítulo de uma novela. Enquanto as pessoas estão em complicações derivado às mentiras, estes riem-se das infâmias relatadas por elas.
Como se passou outro dia, com a história do pneu.
Um grupo de pessoas subiu da Ponte da Balsa até a estrada para irem para casa, até que uma das pessoas chega e vê o seu carro ter o pneu furado. Naturalmente, é necessário mudar o pneu! Foi à sua mala do carro, tirou o pneu sobressalente, e mudou de pneu, com algumas pessoas conhecidas a oferecer ajuda, e junto com o amigo, foram para casa. Até aqui, tudo bem!
Mas no dia a seguir uma das pessoas, recebe uma chamada em tom ameaçador, de que alguém teria andado às voltas do carro de outra pessoa, e que era "passado" e "que a sorte dos dois jovens terá sido não encontra-lo". Após o esclarecimento natural e explicação, tudo ficou bem... até o momento das outras pessoas ajudarem na calúnia e na difamação de uma pessoa, e fazerem telefonemas, mandarem mensagens, etc.
Porque depois veio se a saber que foi dito "que as pessoas estavam a volta do carro dela" e que "quando abriu a persiana" viu alguém "correr para dentro do carro e fugir".
Ah!Ah!Ah!Ah!Ah! Vejam só meus amigos, as duas versões! Vejam só como foi feito, de uma simples troca de pneu, um filme. Essas pessoas deveriam ser argumentistas de cinema, apesar da tristeza de espírito delas! Mas enfim...não foi a primeira, nem será a última vez que a calúnia prevalece no meio de Nespereira.
Mas a verdade vem sempre ao de cima, e a justiça será sempre feita, nem que ela seja divina. E o orgulho de se ser caluniador, como essas pessoas, irá voltar- se contra elas, e pode ser que algum dia experimentem do próprio veneno!
Mas estas são as minhas últimas palavras em relação à calúnia, porque como diz o escritor George Sand "a calúnia é a arma dos ignorantes!"

2 comentários:

Anónimo disse...

Há coisas que nunca mudam em Nespereira...
ercílio meu amigo, essa pessoa podia ser "encostada à parede" do tribunal, mas penso que não compensará o trabalho. Um abraço para ti...

Anónimo disse...

Essa pessoa que falou isso, de certeza, não deve bater muito bem!!! Cilão, essas pessoas que falam esse tipo de coisas, não passam de deficientes, que tentam estragar a vida dos outros!Falo, porque também já fui vitíma de calúnia! Um abraço!