PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

NESPEREIRENSE 2008- QUEM SÃO OS FINALISTAS!

Antes de mais nada, importa referir que sendo esta a primeira votação online, sobre os Nespereirenses, a escolha de cada um dos votantes, teve de certeza em conta, não apenas o ano de 2008, mas também todo um percurso que numa ou noutra área, ou até em mais do que uma, os candidatos vêm fazendo, nalguns casos há muitos anos.
Embora não fosse esse o objectivo, certamente por ser o primeiro, foi não só, mas também isso que aconteceu.
Mas quem são afinal os 8 finalistas?

Júlio Semblano, empresário, inaugurou em 2008, mais um moderno espaço de restauração, na região do Grande Porto, o take-away PERFECT GRILL.
Natural de Nespereira, concretamente do lugar de Pindelo, muito jovem se aventurou na restauração, primeiro na capital e depois no Porto.
O seu espaço mais conhecido, o Restaurante Grelhador da Giesta, é desde há vários anos espaço de eleição, para encontros e eventos dos Nespereirenses no Grande Porto.
Foi durante alguns anos director do Nespereira Futebol Clube, com quem continua colaborando, bem como com todas as outras instituições, sempre que lhe é pedido.
Em Nespereira, é ainda sócio da Funerária Semblano.

Hernâni Andrade, empresário, terá vivido em 2008, o ano de maiores emoções.
Depois de um início de ano, ao ritmo dos anteriores, com uma forte presença em Espanha, onde amealhou um enorme prestígio, no meio da construção civil, teve um segundo semestre que tão cedo não esquecerá, mas pelos piores motivos. A sua empresa foi arrastada por uma das mais mediáticas falências em Espanha.
Lutador, continua tentando inverter o rumo dos acontecimentos, e lentamente vai conseguindo.
Coordenou a construção do Museu/Sede do Grupo Folclórico de Nespereira, com quem colabora.
Nespereirense de gema, foi durante muitos anos, um pilar do Nespereira Futebol Clube, onde esteve como jogador, treinador e director.

Idalete Teles, Presidente do Grupo Folclórico de Nespereira, viveu em 2008 provavelmente um dos momentos mais felizes da sua vida associativa, com a inauguração do Museu do Grupo.
Presidente do “rancho” faz muitos anos, é reconhecidamente o rosto da associação, que transformou em muito mais que um rancho folclórico, como exemplificam por exemplo, as Marchas de S.João, entre muitas outras iniciativas.
Tem o dom de saber unir esforços de muita gente, em volta dos objectivos que tem.
Vem colaborando pontualmente com outras instituições.

Mário Leitão, Presidente do Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo, uma das “surpresas” entre os finalistas, mas apenas para os mais distraídos.
Presidente de uma pequena associação, nunca desanimou nem se sentiu menorizado. Desde que assumiu o comando da mesma, vem continuando com algumas iniciativas já antigas como o Torneio de Sueca, mas foi expandindo e tornou conhecido na região, o temático Carnaval de Pindelo, reavivou o grupo de teatro, entre outras coisas.
Em 2008, o espaço inaugurado no ano anterior, a Sede do Grupo, (uma conquista sobretudo sua), foi o palco escolhido para a maior parte das actividades culturais em sala, da freguesia, que não contou nos primeiros 9 meses, com outro espaço agora disponível.
É também director dos Bombeiros de Nespereira.


Cláudio Oliveira, Secretário da Assembleia Municipal de Cinfães, tornou-se em 2008, o primeiro Nespereirense a integrar a também primeira Assembleia Intermunicipal da Comunidade Urbana do Tâmega e Sousa, numa escolha dos deputados da Assembleia Municipal de Cinfães, de que faz parte desde 2001.
Está, pelo seu bom relacionamento junto da Câmara, ligado a algumas das principais obras conseguidas e projectadas para Nespereira.
Desde “sempre” ligado às associações, esteve nos bons e maus momentos de muitas delas. Destaque para a primeira vez que o Nespereira F. C., subiu no principal escalão do futebol de Viseu, ou para a sua participação no grupo que em 2001, acabou com a crise directiva, que vinha de muitos anos, nos Bombeiros de Nespereira.
Nestas duas colectividades, é neste momento ainda, Presidente da Assembleia Geral da primeira, e Secretário da Assembleia Geral da segunda.
Na Banda de Música de que foi presidente entre 2001 e 2006, para além do prestígio que colocou nela, em todo o país, fica directamente ligado ao regresso da escola de música, que tem dado excelentes frutos.

Fátima Sousa, Vereadora da Câmara Municipal de Cinfães, com motivos para sorrir em 2008, pela sua acção na Câmara, onde conquistou o respeito de todos e é considerada um elemento fundamental no progresso do Concelho de forma geral, e particularmente de Nespereira, para onde não se tem cansado de propor e conseguir importantes realizações, que não se resumem apenas a obras, mas também à criação de postos de trabalho, às oportunidades de formação, etç.
No entanto, talvez a sua conquista mais importante nesse ano de 2008, venha da sua vida associativa (Presidente da Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira) e tenha sido mesmo a assinatura do protocolo que vai permitir a construção do Complexo Social Armando Soares, naquela que vem sendo já considerada como a maior obra de sempre na freguesia de Nespereira e uma das maiores no Concelho.
Trabalhadora e lutadora incansável, detesta o protagonismo, deixando assim que muitas vezes o mérito que lhe deveria ser atribuído, seja (mal) repartido.
Empreendedora, foi a responsável pela vinda para Nespereira de uma importante unidade particular de saúde, onde hoje recorrem muitos Nespereirenses.

Ercílio Galhardo Neto, Pintor, nascido no Brasil e residente em Nespereira desde quase o berço, mais uma das surpresas entre os finalistas. Não vai esquecer 2008.
Foi o ano, em que lado a lado a lado com outros dois Nespereirenses e um residente não natural, teve oportunidade de expor o seu trabalho, polémico e diferente, como gosta.
Mas foi também o ano em que travou uma importante batalha, que conseguiu vencer.
É desde há muito colaborador com diversas associações, onde se destaca a sua paixão pelo Nespereira Futebol Clube.
É no entanto membro do Grupo Folclórico, dos Bombeiros de Nespereira e voluntário da Associação de Solidariedade.

Alexandre Coelho, Maestro, também nascido no Brasil, cedo veio para Portugal. Chegou em 2008, à chefia da Banda de Música Militar do Porto.
Flautista que sempre se destacou pela positiva, continua com o mesmo reconhecimento, agora como maestro.
É desde há muito, a figura maior da Banda de Nespereira, que actualmente dirige.
Como se disse, está desde esse ano, na Banda do Porto, mas passou os últimos dois, a dirigir a Banda Militar dos Açores, onde se consta fez um excelente trabalho.
Alexandre é também compositor.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta não foi o Senhor Ercilio Galhardo Neto que escreveu.

Anónimo disse...

Cilo,este paleio não é teu.

Anónimo disse...

Mas parece que recorreste pelo menos a informações verdadeiras.