PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

sábado, 13 de dezembro de 2008

JANTAR DOS BOMBEIROS...






































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































No dia 13 de Dezembro, foi realizado na Quinta da Granja, sede do Rancho Folclórico, o Jantar de Natal dos B.V. Nespereira.
Mas antes, do dito jantar, ocorreu no quartel, lugar a cerimônia de promoção dos estagiários à Bombeiros de 3º classe. Foram promovidos 30 jovens.
Já no jantar, cada família levava a sua loiça, talheres, copos, e os homens vinham munidos das bebidas, enquanto as mulheres vinham munidas das sobremesas. Estavam presentes, uma grande parte da Direcção, o Comandante dos B.V. Nespereira, o Adjunto de Comando dos B.V. Cinfães, o Comandante Distrital de Viseu, o Comandante Henrique; o Pres. da Assembleia Geral, o sr. Armando Soares; o Presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, Prof. Mário Teixeira; e o Presidente da Câmara de Cinfães, o Prof. José Pereira Pinto.
Após o jantar que foi servido, e muito bem servido, pelo Rancho Folclórico, deu- se lugar aos discursos, para iniciar o final do jantar.
O Comandante foi muito breve e parco nas palavras, agradecendo a presença de todos, e elogiando às cozinheiras, "pelo que o repasto estava bom!"
O Presidente da Direcção, Rui Semblano, "apresentou" ao Corpo Activo Presente, os novos elementos da Direcção actual. Realçou a importância que tinha a ex- tesoureira, Dra. Mafalda Teixeira, agora cessante, tendo sido substituída por Mário Abrantes. Apresentou o Prof. José Duarte, que abandonou o cargo de Comandante, fazendo agora parte da Direcção. E, de forma singela, mas muito significativa, o Presidente, realçou o trabalho do vice- Presidente da Direcção, Júlio Amaral, afirmando que "o trabalho da Direcção anda muito para frente, em função do trabalho do Vice- Presidente, Júlio Amaral".
O sr. Comandante Henrique, agradeceu a imensa disponibilidade e o bom trabalho efectuado entre a corporação e o Comando Distrital. Avisou ainda, a nova Direcção e o novo Comando, que as- também!- novas legislações, obrigam os bombeiros a serem cada vez mais profissionais, tendo que ter cada vez mais em conta as formações.
O sr. Presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, o Prof. Mário Teixeira, agradeceu o grande trabalho que os bombeiros tem praticado em prol da comunidade nespereirense, relembrando, o facto, de que, quando, sempre foi preciso, o sr . Comandante José Duarte, sempre mostrou disponibilidade total para a Junta.
Já o sr. Armando Soares, presidente da Assembleia Geral, fez um discurso mais filosofal, relembrando os 40 anos que, pertence aos Bombeiros, transmitindo o orgulho que sente ao ver, um carro da corporação em outra cidade.
O Presidente da Câmara, o Prof. Pereira Pinto, realçou, o facto de ter sido o primeiro convite que recebeu para esta Festa de Natal. Alegrou- se, pelo facto de ver as associações estarem todas presentes, assim como, a Corporação dos B.V.Cinfães, mostrando não haver rivalidades entre as corporatividades. Parabenizou ainda os 30 recém-bombeiros de 3ª classe, relembrando ainda a altura, em que teria feito o exame para bombeiro, e o terão "chumbado". Ainda assim, anunciou, que prometeu a si próprio, a necessidade de fazer as ordens de pagamentos para todas as Associações, até dia 15. Previu ainda, que 2009, virá a ser um ano dificil, mas que acredita na força do Homem para reverter a situação.
Ainda no final, Xana Felício e Lurdes Cardoso, fizeram um pequeno sketch cómico, satirizando os bombeiros, agarrando imensas gargalhadas, e deixando o Comandante a chorar solutivamente.
Para terminar mesmo o serão, veio o momento mais esperado... pelas crianças! O Pai Natal!
Desta vez, o Pai Natal, foi representado por Luís Carlos, que veio a dar para os meninos um carro, e para as meninas uma boneca.
O tempo não ajudava, e convidava as pessoas, a retirarem- se para casa, pois a electricidade viria a faltar uma hora depois, durante a noite inteira.

Sem comentários: