PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

sábado, 6 de dezembro de 2008

INICIOU A MARATONA DO BACALHAU... COM O RANCHO!





















No dia 6 de Dezembro de 2008, o Grupo Folclórico de Nespereira, iniciou a maratona do bacalhau com todos, nesta época natalícia.
Com cerca de 120 pessoas, o jantar contou com os elementos, familiares e mais os convidados das associações nespereirenses, mais os elementos autárquicos- Presidente da Junta e Presidente da Câmara Municipal.
Muito bem decorado e bem preparado, a sede do Rancho, engalanou-se de forma a poder receber os seus convidados nesta época.
Enquanto os elementos do Grupo vinham trazendo o Bacalhau, acompanhado das couves e batatas cozidas, o povo ia petiscando alguns pedaços de broa, enquanto ouvia o poderoso barulho musical que o Fernando Abreu fazia.
Depois do jantar, a mesa central, onde estavam presentes os mais jovens, começaram a cantar as diversas cantorias próprias para a altura: " A árvore da montanha"; " Quem nasceu em..."; " Hino de S.Pedro", entre muitas outras que, culminaram com a actuação do sr. Ricardo Teles, numa música, já do seu tempo de juventude.
Pouco depois, Fernando Abreu pegou na concertina, e conjuntamente com Fernando Vieira, cantaram uma desgarrada dedicada aos convidados.
Após isso, Pedro Teixeira, abriu a parte dos discursos, sublinhando, a "dificuldade que a Associação passa, neste momento, a nível financeiro, devido ao grande investimento que foi feito na sede(...)".
De seguida, o Prof. Mário Teixeira, sublinhou o facto "de não poder estar aqui, mas que faz questão de estar", e disse mais que " apesar de ser pouco, aquilo que financeiramente, a Junta dá para o Rancho, ainda dará mais algum, para o próximo ano".
O Prof. Pereira Pinto, Presidente da Câmara, sublinhou o facto, "de aqui se comer as melhores rabanadas de vinho, que ele come, nesta época de jantares que apenas termina em Janeiro", realçou também "a grande dificuldade que o mundo passa a nível económico", e que "acredita que o Homem se ultrapassa, e que poderá vir a ultrapassar esta dificuldade que tem".
Após os discursos, mostrou- se um vídeo que teve como actores: Vítor Andrade, Xana Felicio, Nuno Cardoso, Acácio Semblano, Fernando Vieira, Lurdes Cardoso, Maria Emília Teles, Fernando Tavares, Sérgio Silva, Ercílio Galhardo Neto e Tino Soares. Um vídeo produzido por Luís Leitão, e que quase nem dava para ele e Vítor Andrade provarem o bacalhau.
Finito isso, Fernando Abreu começou o seu baile, mas com muita gente a ir- se embora.
Amanhã, teremos o Kuljovem.

Sem comentários: