PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

INAUGURAÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DE FONTE COBERTA

O Centro Escolar de Fonte Coberta será oficialmente inaugurado na próxima sexta-feira, dia 9.
A cerimónia de inauguração será presidida pelo Secretário de Estado da Educação, Prof. Valter Lemos, e decorrerá a partir das 15h00. Na mesma ocasião, serão assinados os autos de consignação dos futuros Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela.
O Centro Escolar de Fonte Coberta, na freguesia de Souselo, está em funcionamento desde o primeiro dia de aulas do corrente ano lectivo. Tem duas salas para a Educação Pré-Escolar (EPE), cinco salas para o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), biblioteca, sala de professores, refeitório, sala polivalente e polidesportivo.
Para além das obras de remodelação da antiga escola, o Centro Escolar foi dotado de mobiliário escolar, material didáctico e equipamento informático (incluindo quadros interactivos).
A empreitada custou cerca de 978 mil euros e foi financiada, com 400.350.65 euros, pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) - Concurso 1/2007 ON.2, Programa Operacional Regional do Norte.

Consignação dos Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela
Depois de assinados os autos de consignação, na próxima sexta-feira, as obras dos Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela vão iniciar-se em breve.
O Centro Escolar de Santo António, na freguesia de Santiago de Piães, foi adjudicado à empresa Santana & Companhia, SA, por 997.276,71 euros. Terá duas salas para a EPE, quatro salas para o 1º CEB, biblioteca, refeitório/sala polivalente, sala de professores, recreio coberto, parque infantil e polidesportivo.
Ali serão concentradas as crianças da EPE e do 1º CEB da freguesia de Santiago de Piães, actualmente dispersas por Casal Seco/Santo António, Ventuzelas e Ameal.
O Centro Escolar de Tarouquela foi adjudicado ao consórcio Inmetro, Construções, Lda., e ABB – Alexandre Barbosa Borges, SA, por 1.097.801,94 euros. Ficará com uma sala para a EPE, quatro salas para o 1º CEB, biblioteca, sala de professores, refeitório/sala polivalente, parque infantil e espaço exterior coberto. Para a prática de desporto, a comunidade escolar utilizará o Polidesportivo de Tarouquela, situado a cerca de 200 metros de distância.
Entre outro material, os dois centros escolares irão ser equipados com quadros interactivos e o de Santo António com painéis solares para aproveitamento energético no aquecimento da água.
Enquanto decorrerem as obras, as crianças ficarão instaladas em espaços alternativos nas respectivas freguesias.
As duas empreitadas, com prazo de execução previsto de 12 meses, foram candidatadas ao financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) - concurso ON.2 RRE/I/2008.

Fonte: CM Cinfães

Sem comentários: