PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

GRUPO DE MULHERES NESPEREIRENSES FOI VER "UM VIOLINO NO TELHADO".




No passado dia 14 de Janeiro, um grupo de mulheres activas resolveram, por convite de numa amiga de Idalete Teles e da freguesia, esta tratou de juntar um grupo de mulheres, convidando ainda quatro homens para ver a peça de teatro presente no Rivoli, na cidade do Porto: "Um Violino no Telhado".
A aventura iniciou-se, perto das 19 horas, na Pastelaria Douropaiva, onde se juntaram todos os elementos, afim de comer qualquer coisa e esperar o sr. Padre José Augusto, que chegaria com a Carrinha da Paróquia.
Após tudo dentro da viatura, a viagem foi muito divertida, contando com os desesperos de Belita Semblano, e as gargalhadas inconfundiveis de Nazaré Semblano.
Chegando no Porto, o sr. Padre, "descarregou" todo o pessoal na porta do Teatro Rivoli, onde encontrou-se muita gente conhecida. Logo de seguida, chegou a esposa do sr. Acácio Santos, D. Levita, que trazia os bilhetes.
Entrou-se tudo junto, e assim ocupou-se as duas últimas filas do lado esquerdo da platéia.
A peça de teatro, em si, era a história do leiteiro honesto Tevye (José Raposo) e Golde ( Rita Ribeiro), sua esposa muito conservadora e tradicionalista, que quer casar as suas três filhas mais velhas: Tzeitel, Hodel e Chava.
Tzeitel é oferecida a Lazar Wolf(Joel Branco), o talhante, mas Tzeitel opta pelo costureiro, Mothel. Hodel apaixona-se por Perchik, um jovem judeu revolucionário. E Chava, apaixona-se por Fetka, um jovem cossaco arrependido.
A história gira em torno destas três situações, com cenário Anaftenka, uma pequena aldeia judéia, existente na Rússia cossaca, e que vive situação da Revolução Bolchevique.
Sublinhe-se ainda, a grande actuação de José Raposo, como Tevye, a figura imortalizada por Topol no cinema.
Após a actuação, lá todos se dirigiram para a carrinha, e começou a viagem de regresso para Nespereira, com todos a rescaldarem a bonita peça que se assistiu.
Já chegando em Nespereira, o grupo pediu para parar na padaria, onde se compraram alguns pães da avó, a fim de levar para casa de Idalete Teles, onde todos se juntaram à volta da mesa da cozinha, e devoraram o pão e a manteiga existente em sua casa.
Mas, o programa foi tão bem sucedido, que este grupo já está a tratar de programar o próximo, mas desta vez, no cinema, para ver o filme "Amália".



Sem comentários: