PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ENCONTRO DE JANEIRAS PERDEU 2 GRUPOS!












No dia 10, Sábado, Nespereira viveu mais um Encontro de Janeiras e Reis, organizado pelo Grupo Folclórico de Nespereira.
O jantar foi servido na Quinta, local onde será o futuro museu do rancho. A ementa foi Arroz de Feijão e Salpicão, regado com o vinho da terra.
No jantar viu-se chegar o Grupo de Moreira da Maia, e soube-se que o Grupo de S.Cristovão não viria por impossibilidade de não conseguir passar na via, com a neve e o gelo, que impediam as viaturas de chegar ao destino; e ainda, o Grupo Alentejano, também não pode se apresentar, por falecimento de um parente de três elementos do Grupo, encontrando-se em estado de pesar.
Fez-se então, no Centro Paroquial, o espectáculo, que foi apresentado por Pedro Teixeira, e então, humorizado por Lurdes Cardoso, Vítor Andrade e Xana Felício, que faziam os papeis de uma família tipicamente rural, que esperava em dia de Reis, a chegada dos grupos que viriam cantar as janeiras em sua casa.
O primeiro grupo a actuar foi o Grupo de Moreira da Maia, que muito à vontade, fizeram uma excelente actuação, sempre muito bem dispostos.
De seguida, o Grupo anfitrião actuou, demonstrando todo o seu cariz, e com a ausência dos grupos previstos, "esticaram" a sua actuação, de forma a deixar os espectadores mais contentes.
Surpresa ainda, tiveram o Grupo, derivado à presença de um grupo de jovens, que com muita imaginação, apareceram no final da actuação, cantando uns versos adaptados, a fim de conseguirem uns "trocados" para o Grupo da casa.
Entendendo-se o frio que se fazia sentir e o gelo que se encontrava por toda a estrada, compreende-se a meia casa que se encontrou no Centro Paroquial (121 pessoas), mas suficiente para um bom espectáculo apresentado pelo Grupo Folclórico da nossa terra, que fez os 10 anos de Encontros, assim como o Euro, nossa moeda actual.

Sem comentários: