PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

BANCO VOLUNTARIADO INICIA SEGUNDO ANO COM SETENTA VOLUNTÁRIOS!

O Banco Local de Voluntariado (BLV) de Cinfães está a iniciar o segundo ano de actividade com 75 inscrições: 70 voluntários e 5 instituições promotoras. No próximo mês de Fevereiro, 29 dos voluntários inscritos irão frequentar formação em voluntariado, já frequentada por um primeiro grupo. 22 dos voluntários aguardam entrevista.
O trabalho de “interesse social e comunitário” (Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro) será desenvolvido pelos voluntários nas instituições promotoras de voluntariado inscritas no Banco.
Durante o primeiro ano de actividade, 2008, o BLV de Cinfães realizou, entre outras actividades, acções de sensibilização em juntas de freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em escolas e junto da população local; e recolha e distribuição de livros e de brinquedos.
O BLV de Cinfães continua a apelar à inscrição de pessoas e de instituições para desenvolvimento de trabalho voluntário.

Contactos do Banco Local de Voluntariado de Cinfães:

Casa dos Outeirinhos, 4690 – 863 Cinfães
T. 255 560 560
F. 255 560 569
@ partilharelibertaresperanca@gmail.com

Informações complementares (disponíveis no sítio electrónico do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, www.voluntariado.pt) :

O que são Bancos Locais de Voluntariado?
Os Bancos Locais de Voluntariado vêm colmatar a falta de uma estrutura que, a nível local e de forma flexível e descentralizada, seja facilitadora do voluntariado, instituindo-se como um local de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade.

Objectivos gerais: - Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado; - Sensibilizar os cidadãos para o voluntariado; - Divulgar projectos e oportunidades de voluntariado; - Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado. Objectivos específicos: - Acolher candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado e proceder ao encaminhamento para entidades promotoras de voluntariado; - Disponibilizar ao público informações sobre voluntariado.

O que é o Voluntariado?
É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança (art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro).

Quem é Voluntário?
É o indivíduo que, de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei (art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro).

Fonte: CM Cinfães

Sem comentários: