PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

BANDA MARCIAL DE NESPEREIRA E CORO ETNOGRÁFICO DE CINFÃES ENCANTA EM TENDAIS NA CANTATA!

A Banda Marcial de Nespereira deslocou-se no passado sábado, dia 17 de Janeiro, à freguesia de Tendais, mais propriamente à Igreja Paroquial, para participar em mais Cantata de Natal. Esta Cantata de Natal é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cinfães, em conjunto com o Coral Etnográfico de Cinfães e as Bandas do Concelho, que se realiza pelo quinto ano consecutivo, percorrendo as freguesias de Cinfães. Tal como referido pelo Maestro Pereira Pinto "uma cantata é um tipo de composição vocal com acompanhamento musical". Assim, esta cantata reune vários canticos de Natal, procurando retratar toda a história do nascimento de Jesus.
A saída de Nespereira ocorreu pelas 17:00 horas, com o material necessário carregado pelos músicos. O ensaio geral começou às 18:00 e no final todos foram jantar. Os elementos da Banda de Nespereira jantaram no restaurante Mira Serra, onde foi servida uma excelente vitela assada com arroz e batatas, que deixou todos satisfeitos.
Após o regresso à Igreja, e depois da afinação, teve então inicio a Cantata que encantou todos os presentes. Realce para a presença de inúmeros nespereirenses que acompanharam a sua Banda, assitindo também ao magnífico espectáculo apresentado pelo Coral de Cinfães e pela Banda de Nespereira.
Antes do final, usou da palavra o maestro Pereira Pinto, o impulsor desta iniciativa, autor e compositor das músicas e das letras, referindo ser a penúltima cantata em cinco anos. Falou também o Presidente da Câmara, Prof.- Pereira Pinto, confidenciando ser a primeira cantata que assistiu este ano e mostrando o seu agrado pela forma como correu esta iniciativa que procurou levar um pouco de cultura às freguesias. Terminou as intervenções a Padre da freguesia de Tendais, que visivelmente emocionado com o que acabara de assistir lamentou que não estivesse mais gente de Tendais presente e que certamente "puxaria as orelhas na Missa de Domingo". Após o encerramento foi a hora do regresso a casa, deixando em todos a ideia que aquele magnífico espectáculo, feito por e para cinfanenses, cuja qualidade nada fica a dever a outros que se exibem nas mais famosas salas do país.
Texto: al

Sem comentários: