PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

S.VALENTIM NA CASA DA CULTURA!

“Poetas e suas Poesias” é a mostra bibliográfica disponível na Casa da Cultura de Cinfães durante o mês de Fevereiro. Iniciativa dedicada a S. Valentim, patrono do Dia dos Namorados, a 14 de Fevereiro.
Segundo a Wikipédia (enciclopédia livre, disponível na internet em pt.wikipedia.org/wiki), S. Valentim refere-se a, pelo menos, três santos martirizados na Roma antiga, quando o imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos no reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio II acreditava que, se os jovens não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade.
No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens entregaram-lhe flores e bilhetes. Uma jovem cega, filha do carcereiro, conseguiria permissão do pai para visitar Valentim e os dois acabariam por apaixonar-se. Milagrosamente, a jovem recuperou a visão.
Valentim foi decapitado a 14 de Fevereiro de 270.

Fonte: CM Cinfães

Sem comentários: