PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

NESPEREIRENSE TOMA POSSE COMO DEPUTADO INTERMUNICIPAL E CINFÃES CONSEGUE VICE-PRESIDÊNCIA DA COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO TAMÊGA E SOUSA.

No dia 31 de Janeiro de 2009, António Cláudio Semblano Oliveira tomou posse como deputado da Comunidade Intermunicipal do Tamêga e Sousa (CITS).
A cerimónia sucedeu-se às 10h30, em Penafiel, no Pavilhão da Agrival, uma hora após o presidente da Câmara de Cinfães, Prof. Pereira Pinto, ter tomado posse na sede da própria CITS, em Penafiel também.
Cláudio Oliveira é o único nespereirense que faz parte dos seis deputados escolhidos pela Assembleia Municipal de Cinfães, para representar a nossa autarquia, numa Assembleia Intermunicipal constituída por 66 deputados. Os restantes são: Mário Luís, presidente da Assembleia Municipal; o nosso já conhecido e "nespereirense" emprestado, Paulo Monteiro; Armando Campos e finalmente, Albérico Camelo.
A CITS torna-se na segunda maior comunidade intermunicipal -exceptuando obviamente as Comunidades Metropolitanas do Porto e Lisboa- atrás da Comunidade Intermunicipal do Algarve. A CITS é constituída por 12 concelhos que são: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende. Cinfães conseguiu a Vice- Presidência, com o presidente da Câmara, Pereira Pinto, tomando posse, conjuntamente com o outro vice-presidente, Manuel Moreira, autarca do concelho do Marco de Canaveses, e o presidente da Autarquia de Penafiel, assumindo a presidência da CITS, Alberto Santos.
Esta Comunidade Intermunicipal nasceu através da Nomenclatura Comum das Unidades Territorias Estatisticas ( NUTS). Em Portugal, existem as NUTS I, que dividem o país em 3 subregiões: Portugal Continental, Reg. Aut. dos Açores e Reg. Aut. da Madeira. Depois estas NUTS I são subdivididas em 7 subregiões que constituem a NUTS II: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve e Reg.Aut. Açores e Reg. Aut. Madeira. Após as NUTS II, esta foi subdivida em 30 novas subregiões, formando assim a NUTS III, de onde nasceu a CITS. Apenas as autarquias de Cabeceiras de Bastos, Mondim de Bastos e Ribeira de Pena, não fizeram parte da CITS, porque os dois primeiros concelhos pertencem á subregião do Ave, a última pertence à sub-região do Alto Trás-os- Montes.
O CITS limita a norte com o Ave eo Alto Trás-os-Montes, a leste com o Douro, a sul com o Dão-Lafões e Entre-Douro e Vouga, e a oeste com o Grande Porto. Tem uma área total de 2629 km2, e a população(2001) foi de 551 301.

Sem comentários: