PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

DESFILE DE SERPA PINTO SEM NESPEREIRA!

No próximo dia 18 de Fevereiro, realiza-se em Cinfães, o desfile de Serpa Pinto, com o auxílio dos agrupamentos de escolas do concelho todo. O único Agrupamento que não participará no desfile, será o de Nespereira.
Ainda sem apurar, o único facto que A VOZ DO POVO soube, foi da recusa das Escolas da Feira e de Vila Chã em participar.
O desfile em homenagem a Serpa Pinto, vem sendo feito, desde 2008, precisamente a homenagear Alexandre de Serpa Pinto, que nasceua 20 de Abril de 1846, na freguesia de Tendais, sendo explorador, militar e administrador colonial português.
Fez conjuntamente com Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo uma expedição que iniciou em 1877, mas terminaria sozinho em 1879, pela costa africana.
Participou na realização do famoso "mapa cor-de-rosa", que tinha como intuito unir Angola a Moçambique, falhando devido a ter arreado as bandeiras inglesas junto ao lago Niassa, no qual a rede de espionagem britânica descobriu, e considerou aquelas terras pertencentes ao Reino Unido.
Era amigo pessoal do rei D.Carlos I, que nomeou-o Visconde em 1899. Faleceu a 28 de Dezembro de 1900.
A capital da província- Menongue- de Cuando-Cubango, situada no sudeste de Angola, fazendo fronteira com a Zâmbia e Namíbia, foi rebaptizada de Serpa Pinto, em 1975, em homenagem ao explorador cinfanense.

Sem comentários: