PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

HISTÓRIA DAS NOSSAS ASSOCIAÇÕES (1)


NESPEREIRA FC


O Nespereira Futebol Clube nasceu em 1951, num jogo amigável de jovens de Nespereira contra os jovens de Alvarenga, através das mãos dos diversificados trabalhadores rurais existentes na região.
O líder desta iniciativa foi o senhor Olímpio Costa, que durante anos comandou uma equipa formada pelos seguintes nomes, que actualmente passam-nos despercebidos, mas não deveriam passar, como: António Mendes, Olegário Soares, Alfredo Correia, José Maria Ribeiro, entre muitos outros.
Em Maio de 1952, o Nespereira deu o seu primeiro passo para a institucionalização do clube, com a inauguração do Campo da Portelinha (actual Campo Correia dos Santos), onde durante vários anos lá jogaram os nespereirenses. Após vários anos a jogarem futebol na “brincadeira”, o Nespereira resolveu inscrever- se no Campeonato da INATEL, onde teve que se deslocar para Cabril- Castro Daire, a fim de proceder aos seus jogos em casa, pois o Campo da Portelinha não reunia as condições necessárias.
Em 1977, o Nespereira F.C. faz a sua escritura e os seus estatutos, através de Alfredo Correia, Carlos Duarte, António Salazar, Adão Peres, etc.
Em meados de 1980, o Nespereira F.C. começa a disputar o Campeonato da 3.ª Divisão Distrital da Ass. Futebol de Viseu.
Na época de 1989/90, o Nespereira sagra- se campeão invicto da 3.ª Divisão Distrital- subindo à 2ª Divisão- , pela direcção de Adelino Soares, e com a equipa treinada pelo senhor Zezinho.
Em 1992/1993, o Nespereira F.C. cria a sua primeira escola de formação (juvenis) , através de Isidro Semblano (treinador) e de Amadeu Lemos (presidente), de onde saíram os ainda actuais jogadores e treinadores: Nuno Cardoso, Nuno Pinto e Luís Semblano.
Em 1994/1995, o Nespereira sobe à 1ª Divisão Distrital, sobre a liderança de Mário João (treinador), e do “inesquecível” presidente Bastos.Após dois anos na 1.ª Divisão Distrital, o Nespereira voltou para a 2.ª Divisão, de onde não mais saiu.Entretanto a instituição tem feito grandes avanços, quase não perceptíveis pela população.
Em 1995/96, foi construída a bancada actual e a sede do Nespereira, através da administração Hernâni Andrade.
Em 1998/99, foi criada a primeira equipa de Infantis do Nespereira F.C., onde jogam ainda muitos jovens na categoria de júniores, liderados por Isidro Semblano.
Em 1999/2000, o Nespereira opta por ter nos seus quadros, a categoria de Karaté, liderada pelo prof. Bateira, de onde saíram dois Campeões Nacionais de Karaté: André Vieira e Bruno Vieira.
Em 2001/2002, na administração Isidro Semblano, mais precisamente no dia 30 de Maio de 2002, o Nespereira comemorou os seus 50 anos, com a filiação do clube ao Boavista F.C. (na altura campeão nacional), com todo o aparato necessário, inclusive a presença do presidente João Loureiro.
Em 2002/2003, o Nespereira atinge o seu auge, na categoria de formação, tendo todas as equipas de formação, chegando a ser dos clubes com mais votos na AF Viseu, mais uma equipa de Futsal Feminino, que se sagrou vice- campeã distrital naquela época.
Esta época foi fim da “Era Isidro Semblano”.Após isto, o Nespereira teve em Hernâni Andrade, Reinaldo Gonçalves, Álvaro Pinto e Jorge Ramalho-actualmente- os sucessores de uma tarefa difícil, e muito complicada.
Tendo agora, na época 2006/2007, voltado a categoria de júniores à competição. Não existindo mais nenhuma categoria de futebol, nem sequer mais o Karaté- já desde a época de Reinaldo Gonçalves.
O Nespereira, desde 2005/2006, empresta as suas instalações para o Ensino Básico, a fim de poderem praticar as aulas de Ed. Física.

Sem comentários: