PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

DIETÉTICA- CEREAIS DE PEQUENO ALMOÇO



Por: Drª Brígida Rocha

Não sei se ultimamente têm visto as notícias ou não. Mas o assunto que me leva a escrever é sobre os cereais de pequeno-almoço.
Os cereais de pequeno-almoço constituem uma refeição rápida e prática, nutritiva e saudável, pois fornecem os nutrientes essenciais como as fibras alimentares, as vitaminas e os minerais. Por outro lado, é assegurada uma ingestão de cálcio adequado, incentivando por exemplo ao consumo de leite que pode ainda ser completada com a adição de fruta. A sua ingestão fornece ainda uma mistura complexa de hidratos de carbono (amido) que, no seu conjunto, fornecem a energia necessária para começar bem o dia.
Mas quais os cerais que devemos escolher?
Foi realizado um estudo à escala mundial que revela que a composição da generalidade dos cereais têm excesso de açúcar. Por isso, devem ser consumidos com moderação. Foram testados 171 cereais de pequeno-almoço em 31 países dos cinco continentes. Uma acção desenvolvida em larga escala pelas diferentes associações de consumidores, que concluiu que os cereais têm açúcar a mais. Os mais doces foram encontrados nos Estados Unidos, onde o valor mais elevado correspondia a sete pacotes de açúcar por 100 gramas de cereais (preocupante, uma vez que os Estados Unidos são dos países onde existe maior percentagem de crianças com obesidade). Na Europa os valores são consideravelmente mais baixos. Mas, nem por isso menos preocupantes. Na Europa podemos verificar que em média, os cereais contêm o equivalente a cerca de 4,7 pacotes de açúcar, daqueles que colocamos no café.
Em Portugal, os resultados não são dos melhores. Foram testados dez variedades de cereais de pequeno-almoço de chocolate (os mais vendidos no nosso país) e todos receberam nota negativa já que também são excessivamente ricos em açúcar.
Para quem gosta de cereais ao pequeno-almoço deve sempre comparar a rotulagem nutricional e escolher aquele que contém menor quantidade de açúcar, para quem já prefere uma alimentação mais saudável deve optar por pão integral ao pequeno-almoço, porque além de ajudar a emagrecer contém maior quantidade de fibra alimentar o que permite que a pessoa se sinta mais saciada durante mais tempo e assim evita que coma passado pouco tempo depois de ter tomado o pequeno-almoço.
Para qualquer informação mande um e-mail para: brigida.ester@gmail.com

Sem comentários: