PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 30 de junho de 2008

FESTA DE S.PEDRO


Na madrugada de 28 para 29 de Junho, muita gente se preparava para fazer o trajecto de Nespereira até à famosa romaria de São Pedro, em Tendais.

Muitas pessoas saíram de Nespereira, eram 4 horas da madrugada, e fazendo a trajectória Feira- Souto- Cemitério- Pertença- Penedo Redondo- Fraga da Venda- São Pedro, chegaram à festa eram 8 horas da manhã.

Após isto, começa a sentir- se uma grande movimentação em todo aquele descampado. São os romeiros a construírem as suas tendas, visto ser uma zona de alta exposição solar, pois é muito pouca a presença de alguma sombra.

E entre barracas, vindas de Paradela, Ervilhais, Cinfães, Tendais e Alvarenga, cruzam-se as pessoas conhecidas, bebem-se uns copos, e come-se umas fatias de salpicão, ou de presunto. Todos estão alegres e felizes!

O padre reza a missa, perante uma multidão de barracas e algumas pessoas que enfrentam o sol, para assistir ao sermão do padre.

À beira da capela, veem- se os tradicionais tendeiros, com as masi diversas coisas para vender: desde toalhas, chapéus, T-shirts, filmes, e até canas de pesca, no São Pedro!

A banda de S. Cipriano, que vinha num autocarro, de repente, tiveram de fugir, pois o autocarro começou a arder, só dando tempo para salvarem os instrumentos, queimando os casacos e os chapéus.

Ainda podemos ver um Rancho Folclórico de Vila Nova de Gaia, que veio participar na festa.

Uma coisa é certa, no S. Pedro, no dia de S. Pedro, fome e sede, ninguém passa!

1 comentário:

ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS 2011: LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira) site www.lucasematheus.com, LÉO & LEANDRO (dupla brasileira) sitewww.leoeleandro.com.pt e AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON site www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 960195669/913729192, endereço electrónico:antonio.alproducoes@gmail.com.
Faculto orçamento desde que solicitado.
Agradeço o favor de acusarem a recepção deste conteúdo.