PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

sábado, 31 de janeiro de 2009

CÂMARA MUNICIPAL DE CINFÃES ADERE AO SISTEMA NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS!

A Câmara Municipal de Cinfães aderiu ao Sistema Nacional de Compras Públicas (SNCP), depois de celebrado contrato com a Agência Nacional responsável pela gestão da plataforma.
A adesão, gratuita, tem efeitos a partir de 9 de Janeiro último e permitirá a aquisição de bens e serviços de forma menos burocrática. “A simplificação dos procedimentos aquisitivos, a normalização dos produtos e serviços a adquirir, a garantia de níveis de serviço e de cumprimento de requisitos ambientais adequados à satisfação das necessidades públicas, em condições económicas e financeiras vantajosas, são alguns dos principais benefícios a que as entidades aderentes podem aceder”, segundo a Agência Nacional de Compras Públicas, entidade gestora do SNCP (www.ancp.gov.pt).
Serviço móvel terrestre; equipamento informático; cópia e impressão; papel, economato e consumíveis de impressão; licenciamento de software; combustíveis rodoviários; seguros de veículos; veículos rodoviários; energia; vigilância e segurança; higiene e limpeza; redes de comunicações e dados; viagens e alojamentos, são os bens móveis e os serviços que, à data, a Autarquia poderá adquirir através do SNCP.

Fonte: CM Cinfães

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

COMPETÊNCIAS DELEGADAS ÀS JUNTAS DE FREGUESIAS!

A Câmara Municipal de Cinfães deliberou delegar competências nas Juntas de Freguesia, “em matéria de conservação e limpeza de valetas, aquedutos e bermas dos caminhos e estradas municipais”.
As Juntas de Freguesia do concelho receberão 0,60 euros/ml por cada limpeza, a realizar “uma ou duas vezes por ano”.

Fonte: CM Cinfães

MULHERES JÁ TEM CAMARATAS NO PRÓXIMO GPI'S

O quartel dos Bombeiros Voluntários de Nespereira entrou em obras, fazendo umas reformas a fim de tornar o quartel mais operacional. O antigo gabinete de comando irá se transformar na nova camarata feminina, no 3º andar. No 1º andar irá se reformar, a fim de ser o novo gabinete de comando e no rés do chão, onde se encontravam os armários, será o novo bar, mas mais operacional.

ARMANDO SOARES FESTEJA 86 ANOS COM AMIGOS!



























Ontem, no dia 29 de Janeiro de 2008, o sr. Armando Soares festejou as suas 86 primaveras, mas tendo em conta a crise económica-social internacional que se vive, o sr. Armando Soares decidiu não fazer ostentações, com festas de luxo, com os amigos a fazerem um jantar surpresa no Salão Privado do Restaurante Grelhador da Giesta, na Maia.
Estiveram presentes 65 pessoas no jantar, todos amigos pessoais do aniversariante. Entre eles, o filho, o embaixador Tadeu Soares.
O sr. Armando Soares chegou com a sua esposa, Dra. Carolina Aragão Borges, sendo muito acarinhado por todos os convidados.
O jantar foi muito bem servido, com vitela como prato principal.
Entretanto, após o jantar, procedeu-se à visualização de um filme da autoria de Luís Leitão e Cláudio Oliveira, homenageando o sr. Armando Soares e toda a sua vida. Na entrega de presentes, sublinha-se dois poemas da autoria de Cláudio Oliveira: "Nespereira" e "Viajante de Si e dos Outros", a que o autor leu e esclareceu que o "Viajante de Si e dos Outros" foi feito especialmente para a ocasião.
De seguida, o sr. Armando Soares, como aniversariante discursou, alegrando os convidados com as suas histórias.
Após isto, o aparecimento do Concerto da Banda Marcial de Nespereira sucedeu-se, a tocarem os parabéns. Sucedeu-se ao corte do bolo muito bonito, em que se podia ver o famoso Autocarro 27, que era uma das paixões do sr. Armando Soares.
Enquanto isso, o Concerto se instalou e começou a tocar as famosas modas populares e dançaveis, mas com os convidados a estarem muito desanimados, e com o protagonista da festa a contrariar, sempre a dançar animado conjuntamente com a sua esposa.
Ao sr. Armando Soares, os parabéns e as maiores felicidades.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

JUNTA NUMERA CASAS DE NESPEREIRA!

Nespereira acordou, nesta manhã de 28 de de Janeiro, com as visitas de umas senhoras da GERSI, uma empresa de Estudos e organizações territoriais, a numerar as casas da freguesia.
Segundo, o que A VOZ DO POVO conseguiu apurar, esta numeração foi encomendada pela Junta de Freguesia, que irá nomear também as ruas e lugares de Nespereira.
Esperemos para mais esclarecimentos.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu esta noite, o sr. José Alves Pinto, residente em Pindelo, Nespereira. O funeral realiza-se no dia 28, no Cemitério de Nespereira.
A VOZ DO POVO apresenta assim à sua família as mais sentidas condolências.

BOMBEIROS TEM NOVO QUARTELEIRO!

Após um período de formação, para TAS (Técnico de Ambulâncias de Socorro), André Teixeira, deixou de ser Operador de Comunicações nos Bombeiros Voluntários de Nespereira, e passou a ser Maqueiro.
Portanto, a Direcção lançou mais um concurso, que foi tornado público, para aquisição de mais um Operador de Comunicações.
Perante as hipóteses, desde Gonçalo Monteiro, Marcelo Cardoso, Miguel Cardoso, Luís Gonçalves e Vera Tavares, esta última foi a escolhida pelo júri nomeado pela Direcção, para ocupar o cargo de Quarteleira.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

TMN E OPTIMUS NÃO TEM REDE EM NESPEREIRA!

O mau tempo que afectou Nespereira, afectou tão bravamente, que as redes da Optimus e da TMN estão impossiveis de se ter. Seria natural ficar um dia sem ter rede, mas agora ficar 3 dias sem... pelo amor de Deus!

AGENDA PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS...

No dia 14 de Fevereiro de 2009, está programado, pelo Rancho Folclórico, o Jantar dos Namorados, que está ainda a programar.
No dia 20 de Fevereiro, Sexta feira gordo, a Lusodance irá fazer, na Quinta da Granja, o Baile das Comadres.
No dia 8 de Março, está previsto um Encontro de Coros na Casa da Música, no Porto. O coro é constituído por cerca de 80 elementos, auxiliado pelas bandas do concelho e regido pelo Maestro Pereira Pinto.

MUSEU SERPA PINTO RECEBE "OS ANJOS"

A exposição de quadros a óleo sobre tela, intitulada “Os Anjos”, vai ser inaugurada hoje, dia 23, no Museu Serpa Pinto, às 17h30.
O autor, Alfredo da Fonseca Monteiro, 44 anos, é filho de pais naturais do concelho de Cinfães, da freguesia de Santiago de Piães.
A exposição poderá ser visitada até ao próximo dia 12 de Fevereiro.
O Museu Serpa Pinto está aberto de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00; e aos domingos e feriados, das 14h00 às 18h00.

Fonte: CM Cinfães

CARTÃO JOVEM MUNICIPAL PROPORCIONA DESCONTOS EM BENS E SERVIÇOS NO CONCELHO!

Os jovens residentes no município de Cinfães poderão aderir, a partir de hoje, dia 23, ao Cartão Jovem Municipal e usufruir de descontos e vantagens a nível municipal, nacional e europeu. O acordo entre a Câmara Municipal de Cinfães e a Movijovem, detentora da marca Cartão Jovem Euro<26, foi assinado hoje, na Casa da Cultura.
O Cartão Jovem Municipal Euro<26, para além de proporcionar os tradicionais descontos do Cartão Jovem clássico (em cinema, festivais de música, viagens, pousadas de juventude, eventos desportivos, museus, monumentos, em estabelecimentos comerciais, entre outros), proporciona benefícios exclusivos no município de Cinfães.

Serviços municipais

Espaço internet – 100%
Gimnodesportivo – 20%
Resíduos Sólidos Urbanos – 100%
Habitação Própria (licença de obras particulares) – 50%
Piscina Coberta – 20%
Piscina Descoberta – 20%

Aquisição de bens e serviços

F.M. Pacheco Oculista
Óculos graduados (aros e lentes) e exames visuais - 20%
Óculos de sol - 15%
Lentes de contacto e líquidos - 10%
Outro material óptico - 10%

Fio d’Ouro
Ouro - 15%
Relógios e Pratas - 10%

Papelaria Camel’s
Livros Cultura Geral - 10%
Material Escolar - 10%

Quintela Roupas
Todos os Artigos - 10%

Salão Teixeira
Corte de Cabelo - 20%

Sapataria Paulo
Calçado - 10%
Malas - 5%

Alice Montenegro
Material Eléctrico - 10%

Soares Oliveira
Transportes Públicos - 10%

Utilar
Todos os Artigos (excepto telemóveis)‏ - 10%

Auto Viação Almeida & Filhos
Transportes Públicos - 10%

Clube Desportivo de Cinfães
Bilhetes de Jogos - 10%

Papelaria Jovem
Material Escolar - 10%

RFSI - Formação e Informática
Material Informático - 10%

Strongiga
Mobiliário de Escritório - 21%
CD e DVD - 10%
MP3, MP4 e Cartões de Memória - 10%
Mão-de-Obra em Reparações - 10%
Tinteiros - 10%

O Cartão poderá ser adquirido na Câmara Municipal de Cinfães, por jovens com idades entre os 12 e os 25 anos (inclusive), mediante pagamento de 8 euros, entrega de uma fotografia e apresentação do Bilhete de Identidade. O documento terá a validade de um ano.

PROTECÇÃO CIVIL AVISA CONTRA O MAU TEMPO QUE SE VIVE!

Derivado ao mau tempo existente no continente português, a Assoc. Nacional de Protecção Civil lança as seguites recomendações:
A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução tomando especial atenção:
Às informações da Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança;
À adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados;
À não utilização de braseiras em locais fechados, por haver perigo de morte por inalação de gás (monóxido de carbono) libertado pelas mesmas;
Aos cuidados a ter com a utilização das lareiras;
Aos cuidados a ter com a utilização de outros sistemas de aquecimento.
Aos cuidados redobrados relacionados com a condução de veículos em zonas afectadas pela neve e gelo.
Aos cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar, estacionamento de veículos na orla marítima.

No que respeita às medidas a ter em conta face a previsibilidade da ocorrência de queda de neve e formação de gelo nas estradas:

1. Para quem pretende viajar:
· Evitar fazer viagens para as zonas onde se prevê a queda de neve, procurando antecipar ou adiar essas viagens.
· No caso de ter de o fazer, deve:
ü Procurar informar-se através das concessionárias ou das forças policiais, de quais os condicionamentos de trânsito existentes e vias alternativas de circulação;
ü Estar atento antes e no decurso da viagem às informações difundidas pelos Órgãos de Comunicação Social;
ü Circular preferencialmente utilizando as vias rodoviárias mais seguras;
ü Tomar algumas medidas preventivas como sejam munir-se de correntes, alguns agasalhos e alimentação suplementares e garantir o abastecimento do depósito do veículo, para fazer face á possibilidade de ser forçado a paragens prolongadas durante a viagem devido à neve e ao gelo.

2. Nos locais onde se verifique a queda de neve:
ü Seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações;
ü Evitar parar ou abandonar a viatura na faixa de rodagem, contribuindo para o aumento do congestionamento de trânsito;
ü Ter especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes;
ü Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos.

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu no dia 25, o sr. Aleixo Pereira , de Pereira, vítima de paragem cardiaca. A todos os familiares, A VOZ DO POVO, apresentam as mais sentidas condolências.

JANTAR DOS CIBERNAUTAS MUITO BEM SUCEDIDO!

No dia 25 de Janeiro, na Churrasqueira Faria, em Vila Chã, se sucedeu o Jantar dos Cibernautas, com os respectivos clientes do espaço ciber ali naquele estabelecimento,e adeptos do famoso CS (Counter Strike).
O jantar começou por volta das 19h30m, notando-se a falta de 10 pessoas, mas reparando-se a presença dos responsáveis do espaço ciber.
O jantar iniciou-se com uma linguiça grelhada, de entrada. Entretanto, de seguida, veio um frango assado com batata, e como prato alternativo, lombo assado, seguindo-se a tradicional sobremesa à escolha do cliente: Mousse de chocolate, pudim ou salada de frutas. E por fim, o habitual café.
Numa confraternização animada, entre uma conversa moderada e muito bem-disposta, os típicos “viciados” do CS, resolveram fazer as suas disputas, enquanto alguns dos confraternizantes voltaram ainda para o Porto, para mais uma semana de trabalho.

Reportagem: Simone Oliveira
Texto: Ercílio Galhardo Neto

MAIS PARECEU UM JOGO PARA O CAMPEONATO RUSSO!



NESPEREIRA 1-2 CARVALHAIS

Num dia extremamente gelado, e pouco convidativo ao futebol, o Nespereira recebeu o líder do campeonato, o Carvalhais.
António Pereira fez alinhar a seguinte equipa: Jorge Ramalho; Pedro Cardoso ( Isaías), Márcio, Vilarinho, Nuno Cardoso; Quim ( Vítor Andrade), Sérgio Silva, Paulo Monteiro, Pepe (Paulo Sérgio); Carlitos, Thiago.
E assim, no momento em que o jogo começou, todo o público e os intervenientes do jogo, foram premiados com um início de uma enorme queda de saraiva, sob nossas cabeças, não perdoando, e levando os mais intrépidos espectadores a recorrerem às bancadas para se protegerem do rigor do tempo.
Entretanto, no jogo, após um período de estudo por ambas as partes, o primeiro grande remate partiu dos pés de Sérgio Silva, que fora da área rematou certeiro ao ângulo da baliza, permitindo ao guarda redes carvalhense a defesa da tarde para canto.
Nesse período o Nespereira pressionou, e parecia mais decidido a vencer o jogo que o Carvalhais. Com Pepe a servir de “maestro”, este pautou imenso o jogo ofensivo nespereirense, e com Carlitos a ganhar muitos ressaltos na defesa de Carvalhais, ao Nespereira faltou o que tem sempre faltado: sorte!
O Carvalhais foi melhorando o jogo, e ao mínimo espaço rematavam, tendo ainda dois remates perigosos: um numa defesa de Jorge Ramalho, que ainda largou a bola mas voltou a defender, outra num remate que passou ligeiramente ao lado da baliza de Jorge Ramalho!
Entretanto, o Carvalhais com mais frieza, num lance do lado esquerdo do seu ataque, cruza a bola e marca o 0-1, de forma injusta. O Nespereira não merecia estar a perder!
Após isto, o Nespereira voltou outra vez ao ataque, e logo de seguida, num lance em Carlitos ganha uma bola no meio da defesa do Carvalhais, quando vai rematar, permite ao guarda redes mais uma boa defesa.
De repente, os jogadores de Carvalhais, de forma cínica, atiravam-se para o chão e berravam em altos sons, conseguindo tirar aos jogadores de Nespereira, alguns cartões amarelos desnecessários.
E é de um livre, arrancado assim, que o Nespereira sofre o 0-2. A bola é bombeada para a zona de ataque, e o Carvalhais de forma mortífera, não perdoa e marca o 0-2.
O Nespereira bem tentou reagir, mas até ao intervalo, nada conseguiu fazer, senão defender o ataque carvalhense.
Após o intervalo, António Pereira mete Vítor Andrade, no lugar de Quim. Volta o Nespereira com mais posse de bola, e numa jogada excelente conduzida entre Pepe, Thiago e Paulo Monteiro, este de primeira, remata alto, fazendo um chapéu ao guarda redes do Carvalhais, que, apesar de ser um belíssimo golo de Paulo Monteiro, não isenta o guarda redes carvalhense de alguma culpa, no golo sofrido. Era o 1-2.
O Nespereira, atacou e atacou, começando a sufocar de forma incrível o Carvalhais. A equipa visitante, não conseguia atacar em condições, com o Nespereira a ocupar muito melhor os espaços do meio campo.
Entretanto, começou-se a ouvir um certo burburinho do outro lado, enquanto Paulo Sérgio substituía Pepe. Do lado do Olival, apercebeu-se de dois espectadores que da discussão, passou-se a vias de facto, numa acesa discussão. O seu filho, interviu prontamente, evitando aumentar a gravidade da situação, enquanto mais um espectador nespereirense, na intenção de separar e acalmar os ânimos, foi arrastando o senhor visitante, que berrava muito alto, para longe do senhor que serviu de rastilho para a situação. Entretanto, o jogador do Carvalhais, que se encontrava no banco e pronto a substituir algum jogador dos visitantes, de seu nome Jorge Rafael Cruz Lopes, com o número 17 na dorsal, agrediu o espectador nespereirense que tentava separar a situação, levando uma guarda chuvada prontamente, da parte do sobrinho do espectador.
A partir daqui, a situação descambou completamente, com os próprios jogadores em campo a intervirem a fim de acalmar os ânimos, que se encontravam deveras exaltados.
Após uns minutos de exaltamento, e do amontoamento de gente encontrada da parte de dentro e de fora do campo, no espaço entre os bancos, tudo se sanou, continuando o jogo.
Mas a situação realmente afectou a concentração dos jogadores de ambas as partes, apesar do Nespereira, nitidamente atacar ferozmente, mas não conseguindo ser eficaz no último terço do campo de jogo.
Já o Carvalhais optou pela velocidade dos seus avançados- e diga-se, também optou pelo teatro exagerado!, quase conseguindo num desentendimento de Jorge Ramalho e Nuno Cardoso, aproveitar para marcar o terceiro golo.
Pouco depois, o árbitro José Gomes deu o apito final, com a vitória do Carvalhais, que apenas foi mais eficaz, mas não mostrou muito futebol.
O Nespereira (7º lugar) não ganha um jogo em casa desde 9 de Novembro de 2008, quando ganhou ao Vilamaiorense, apresentando a pior defesa do campeonato, com 23 golos.
A nível estatístico, o Nespereira tem 10 golos marcados em casa, e metade marcados fora(5 golos).É também a equipa que mais golos sofre em casa (12 golos), e a quarta que mais sofre fora (11 golos). O Nespereira é junto com o Vilamaiorense, a equipa que está há mais tempo sem ganhar (4 jogos consecutivos). Tendo sido uma das equipas que sofreu a maior goleada em casa, com o Alvite (3-1), mas também impôs-la perante o Oliveira do Douro.

A FIGURA- Paulo Monteiro
Foi um maestro muito calmo para o Nespereira, causou muita dor de cabeça à equipa de Carvalhais, e marcou um golo fantástico à equipa visitante. De muita cabeça fria, após a pequena confusão que afectou o jogo, foi o único que conseguiu construir algumas jogadas, assim como Paulo Sérgio.

TEMPORAL DEVASTA NESPEREIRA!

Na noite de 23 para 24 de Janeiro, Nespereira e o concelho de Cinfães, foi assolado por um autêntico temporal que assustou todos os moradores.
A chuva caía com imensa força, e o vento fazia-se sentir do lado de fora, com os assobios gritantes que assustavam todos.
A electricidade falhou desde as 20 horas, derivado à um cabo de alta tensão que rebentou, na freguesia de Souselo, e fez as freguesias de Souselo, Moimenta, Travanca, Espadanedo, Fornelos e Nespereira ficarem às escuras, tendo apenas electricidade por volta da 00h 20.
Imensas casas, na nossa freguesia, viram telhas a voar, devido à força do vento.
Enquanto isso, os Bombeiros de Nespereira também foram solicitados, além da situação do cabo de alta tensão, para retirar algumas árvores que foram arrastadas para o meio da estrada, como nos locais de Carvalhais ( Nespereira), Chãos (Souselo) e S.Pedro (Travanca).
Na manhã de 24 de Janeiro, Nespereira encontrou uma manhã solarenga, mas muito devastada pelos dejectos arrastados pelo temporal que devastou a nossa freguesia.

No dia 23 de Janeiro de 2009, as Associações de cariz cultural, foram convidados pelo Presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, Prof. Mário Teixeira, para poderem se apresentar nesse mesmo dia, em Lisboa, para assistirem a final do programa “Olha Quem Dança”, apresentado pela bonita Sílvia Alberto.
O mau tempo fazia todos temerem a viagem até Lisboa, com o Rancho Folclórico, e a Banda Marcial a declinarem o convite, e apenas indo o presidente da Casa do Povo, Bernardino Sousa mais sua esposa.
Infelizmente, Nespereira não pôde assistir ao programa derivado à falta de electricidade que ocorreu nessa noite.

DIRECÇÃO DO NESPEREIRA TORNA PÚBLICA SUA POLITICA DE GESTÃO!

A Direcção do Nespereira FC, decidiu na semana atrasada, comunicar a todos os seus adeptos e associados, o facto de agora, qualquer um poder encontrar, nos dias de treinos, alguém da Direcção, para esclarecer acerca de qualquer dúvida que possa haver perante a politica de gestão do clube.
Os dias, actualmente, são:
Terça-feira, às 20h30m no Campo de Futebol
Sexta-Feira, às 20h30m no Campo de Futebol

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

BANCO VOLUNTARIADO INICIA SEGUNDO ANO COM SETENTA VOLUNTÁRIOS!

O Banco Local de Voluntariado (BLV) de Cinfães está a iniciar o segundo ano de actividade com 75 inscrições: 70 voluntários e 5 instituições promotoras. No próximo mês de Fevereiro, 29 dos voluntários inscritos irão frequentar formação em voluntariado, já frequentada por um primeiro grupo. 22 dos voluntários aguardam entrevista.
O trabalho de “interesse social e comunitário” (Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro) será desenvolvido pelos voluntários nas instituições promotoras de voluntariado inscritas no Banco.
Durante o primeiro ano de actividade, 2008, o BLV de Cinfães realizou, entre outras actividades, acções de sensibilização em juntas de freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em escolas e junto da população local; e recolha e distribuição de livros e de brinquedos.
O BLV de Cinfães continua a apelar à inscrição de pessoas e de instituições para desenvolvimento de trabalho voluntário.

Contactos do Banco Local de Voluntariado de Cinfães:

Casa dos Outeirinhos, 4690 – 863 Cinfães
T. 255 560 560
F. 255 560 569
@ partilharelibertaresperanca@gmail.com

Informações complementares (disponíveis no sítio electrónico do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, www.voluntariado.pt) :

O que são Bancos Locais de Voluntariado?
Os Bancos Locais de Voluntariado vêm colmatar a falta de uma estrutura que, a nível local e de forma flexível e descentralizada, seja facilitadora do voluntariado, instituindo-se como um local de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade.

Objectivos gerais: - Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado; - Sensibilizar os cidadãos para o voluntariado; - Divulgar projectos e oportunidades de voluntariado; - Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado. Objectivos específicos: - Acolher candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado e proceder ao encaminhamento para entidades promotoras de voluntariado; - Disponibilizar ao público informações sobre voluntariado.

O que é o Voluntariado?
É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança (art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro).

Quem é Voluntário?
É o indivíduo que, de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei (art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro).

Fonte: CM Cinfães

JANEIRAS DA ASSRN VÃO RENDENDO...

Este fim de semana, os grupos da ASSRN, foram novamente cantar as Janeiras, de porta em porta, no intuito de conseguir angariar mais algum dinheiro, em prol da obra prometida que se avista, que é o Complexo Social Armando Soares.
Na sexta-feira, dia 16, o grupo cantante andou pelos lugares de Vista Alegre, mas não valendo grande quantia, mas sempre valendo algum, bem melhor que nada.
Sábado, dia 17, o grupo dividiu-se, andando em Ervilhais, onde rendeu cerca de 700 euros, enquanto na Feira Franca e na parte de baixo da Feira, rendeu cerca de 1200 euros.

BANDA MARCIAL DE NESPEREIRA E CORO ETNOGRÁFICO DE CINFÃES ENCANTA EM TENDAIS NA CANTATA!

A Banda Marcial de Nespereira deslocou-se no passado sábado, dia 17 de Janeiro, à freguesia de Tendais, mais propriamente à Igreja Paroquial, para participar em mais Cantata de Natal. Esta Cantata de Natal é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cinfães, em conjunto com o Coral Etnográfico de Cinfães e as Bandas do Concelho, que se realiza pelo quinto ano consecutivo, percorrendo as freguesias de Cinfães. Tal como referido pelo Maestro Pereira Pinto "uma cantata é um tipo de composição vocal com acompanhamento musical". Assim, esta cantata reune vários canticos de Natal, procurando retratar toda a história do nascimento de Jesus.
A saída de Nespereira ocorreu pelas 17:00 horas, com o material necessário carregado pelos músicos. O ensaio geral começou às 18:00 e no final todos foram jantar. Os elementos da Banda de Nespereira jantaram no restaurante Mira Serra, onde foi servida uma excelente vitela assada com arroz e batatas, que deixou todos satisfeitos.
Após o regresso à Igreja, e depois da afinação, teve então inicio a Cantata que encantou todos os presentes. Realce para a presença de inúmeros nespereirenses que acompanharam a sua Banda, assitindo também ao magnífico espectáculo apresentado pelo Coral de Cinfães e pela Banda de Nespereira.
Antes do final, usou da palavra o maestro Pereira Pinto, o impulsor desta iniciativa, autor e compositor das músicas e das letras, referindo ser a penúltima cantata em cinco anos. Falou também o Presidente da Câmara, Prof.- Pereira Pinto, confidenciando ser a primeira cantata que assistiu este ano e mostrando o seu agrado pela forma como correu esta iniciativa que procurou levar um pouco de cultura às freguesias. Terminou as intervenções a Padre da freguesia de Tendais, que visivelmente emocionado com o que acabara de assistir lamentou que não estivesse mais gente de Tendais presente e que certamente "puxaria as orelhas na Missa de Domingo". Após o encerramento foi a hora do regresso a casa, deixando em todos a ideia que aquele magnífico espectáculo, feito por e para cinfanenses, cuja qualidade nada fica a dever a outros que se exibem nas mais famosas salas do país.
Texto: al

VINGANÇA REALMENTE DORIDA!




Nespereira 1-2 Tarouquense
E assim, o Tarouquense se vingou do resultado da época passada, da "virada" fenomenal que o Nespereira fez, após estar a perder ao intervalo por 2-0.
O Nespereira, no dia 18 de Janeiro de 2009, jogou para a Taça Sócios de Mérito, com uma equipa da Divisão de Honra: o Tarouquense.
António Pereira fez actuar o seguinte "onze": Jorge Ramalho; Formiga (Carlitos), Márcio, Nuno Cardoso, Vilarinho; Quim, Sérgio Silva, Paulo Monteiro; Pepe (Paulo Sérgio), Jorginho, Thiago Oliveira (Vítor Andrade). A novidade de ontem foi a inserção de Formiga no lugar de Rui Teles, na posição de lateral direito.
O Nespereira começou bem, não permitindo espaços à equipa tarouquense para que as bolas chegassem aos seus avançados.
E logo aos 4', Pepe isola Paulo Monteiro, que sozinho em frente ao guarda redes, remata ao lado.
O Nespereira conseguia abrir mais espaços que o advesário, e só aos 12', é que o Tarouquense conseguiu um remate à baliza de Jorge Ramalho.
Noutra abertura de Pepe, Jorginho isola-se, e perante o guarda redes tarouquense, permite a este a defesa da tarde, não conseguindo batê-lo.
Sérgio Silva e Nuno Cardoso foram outros dos impulsionadores do ataque nespereirense, com remates perigosos.
Ao intervalo, o Nespereira empatava a 0 com o Tarouquense.
Após o intervalo, o mesmo de sempre... e logo aos 46', Jorginho isola-se,desvia a bola do guarda redes de Tarouca, e já com o ângulo apertado, remata para o fundo da baliza... as com o defesa tarouquense a impedir que a bola ultrapassea linha de golo.
Aos 49', o Tarouquense aproveita uma pequena brecha na defesa da equipa da casa, e numa combinação Simão- Ferrador, este remata cruzado para o primeiro golo da tarde.
Neste momento, o Nespereira tentou ir em busca da desvantagem, e num período de muita luta no meio campo, quando o minimo erro seria fatal, Márcio volta a cometer um. Márcio tem a bola em sua posse, pende o jogo para o meio, deixando o lado esquerdo todo aberto, de repente perde a bola, no meio e o Tarouquense aproveitando muito bem a falha, marca o 0-2.
Vítor Andrade deu mais posse de bola à equipa nespereirense, mas continuamos com uma eficácia muito negativa.
Já aos 85', num lance de insistência na grande área do Tarouquense, Paulo Sérgio na parte final, remata a bola para a baliza, mas um defesa do Tarouca, lá se encontrava em cima da linha de golo tirando o golo ao Nespereira.
Aos 88', Jorginho ganha uma bola, entra na grande área, e é rasteirado por trás, pelo defesa Augusto, que vê a sua falta marcada por António Cardoso, na marca de grande penalidade. O árbitro ainda mostra o segundo cartão amarelo ao defesa tarouquense, expulsando-o assim. O Tarouquense jogava com 10 jogadores, assim como o Nespereira, que viu-se obrigado a jogar com menos um também, devido à lesão de Jorginho.
Nuno Cardoso marcou a grande penalidade, mandando a bola para um lado e o guarda-redes para o outro.
Nos úlimos 5 min. de desconto, toda a equipa da casa subiu e pressionou a a equipa de Tarouca, vendendo cara a derrota que sofreram.
No final 1-2, uma derrota com sabor muito amargo, e demonstrando que falta ao Nespereira, mais eficácia na frente, e menos erros fatais na defesa.
O Nespereira não consegue marcar um golo sem ser através de lances de bola parada desde 14 de Dezembro de 2008, ou seja há mais de um mês!
A FIGURA- Sérgio Silva
Sergio Silva foi o mais esclarecido do meio-campo. Lutou imenso e com Quim a dar outra segurança nas suas costas, Sérgio pôde ser mais criativo e mais atacante, e tendo a companhia de Paulo Monteiro, pensa-se que António Pereira terá encontrado o meio-campo ideal para o Nespereira.
Realce ainda, para a estréia de Formiga, que fez uma boa actuação, cumprindo muitissimo bem a sua função na defesa, notando-se bem a "verdura" ainda que sofre no ataque.

sábado, 17 de janeiro de 2009

RANCHO ORGANIZA O JANTAR DAS JANEIRAS!

O Grupo Folclórico de Nespereira organizou, assim, na Quinta da Granja, mais um jantar conjuntamente com todos os elementos que fizeram parte das Janeiras.
A ementa foi Bôla de Carne, e o grupo terá sido o mesmo de semana passada que terá feito parte da actuação da X Encontro de Cantares de Reis e Janeiras.

GALO DA CABIDELA TRAZ NOVA GALA!











No dia 17 de Janeiro, quando o Sol brilhava intensamente, fazendo esquecer o frio exagerado dos últimos dias das respectivas semanas, um simpático convite de Alberto Silva, fez-nos reunir novamente, todo o staff da "Gala Noite de Sol".
Quando lá cheguei,à Churrasqueira Faria, apenas estavam presentes, Luís Leitão e a Enf. Fátima Sousa, e assim eu- Ercílio Galhardo Neto- mais Vítor Andrade, que me deu boleia no seu VW Golf.
Entretanto, foram chegando, a conta gotas, todo o staff, mas ainda faltava, Júlio Semblano e Florbela Faria, José Correia, Conceição Correia, que também participaram na Gala.
Eram cerca de 14h30- a dizer do Pedro Teixeira,14h 24m- quando a mesa ficou composta, e foi liberto assim o Arroz de Cabidela, prontinho a ser devorado pelo pessoal ali presente.
Num ambiente de sã camaradagem e boa convivência, o Arroz de Cabidela foi-se desfazendo em nossas bocas, naquele maravilhoso paladar que nos acusava o pecado da gula que todos praticamos.
Após a sobremesa e o café, o sr. Alberto Silva, "pressionado" por Luís Leitão e seu pires e colher a tilintarem ao ouvido do mesmo, lá disse algumas palavras, considerando "todos os presentes amigos" e que aquela refeição "sirva de incentivo para continuar a fazer o mesmo".
Aí então, Luís Leitão tomou a palavra e lá informou, que para o mês que vem, em Fevereiro, teremos mais uma actuação a fazer, só que desta feita na Maia, no Fórum da Maia.
O pessoal com entusiasmo logo se decidiu afirmativamente, apenas ficando por resolver ainda, a data, que deverá ser divulgada esta semana.
Ao sr. Alberto Silva, muito obrigado!

JANTAR DA SUECA ENTUSIASMA MULHERES PARA O FUTURO!

No dia 16, as mulheres reuniram-se na Quinta da Granja, a fim de festejar o final do tão esperado Torneio Feminino de Sueca.
Com o "Bacalhau à La Sofia", feito pela gourmet Ana Sofia Teles, este maravilhou todas as mulheres. O bacalhau foi servido assado no forno, com cebolada e puré de batata e alguns, batata frita.
No final do jantar, onde estiveram 37 pessoas, veio a entrega dos prémios: umas plaquinhas de madeira, com umas cartas pintadas e o lugar respectivo.
Em 1º lugar, ficou assim a dupla Rita Monteiro e Norlinda Valente. Rita Monteiro, ainda discursou, e com o fervor do entusiasmo, "convidou" todas as presentes as fazerem parte de um grupo que irá a TV, ao "Preço Certo".
Em 2º lugar ficou mais uma dupla de Paradela: Isabel Cristina e sua parceira. Enquanto que, em 3º ficou a D. Dulce e D. Emília Ribeiro.
A presidente do Rancho, Idalete Teles, usou da palavra, e prometeu mais torneios de jogos tradicionais, alegando ainda que o próximo será de mais um jogo de cartas: Xincalhão!

CLUBES DISCORDAM DE AUSÊNCIA DE POLICIAMENTO NOS JOGOS.

No dia 16 de Janeiro, a AF Viseu, convocou uma reunião geral, para preparar o Regulamento de Segurança e Policiamento em Recintos de Acesso Público.
O Nespereira FC esteve presente, assim como o Cinfães, que esteve presente com o Presidente da AF Viseu, a fim de discutir o Quadro Competitivo Nacional, correndo o risco de ver extinto a 3ª Divisão Nacional.
Apesar da larga explicação dada pelo sr. Rui Faria, a AF Viseu apresentou a sua proposta de regulamento, que foi reprovada por unanimidade, pelos clubes presentes (7 clubes).
Segundo o proposto, no Regulamento, o policiamento deveria ser extinto dos locais de acesso público, sendo a segurança nos jogos, ficar agora a cargo dos directores, que deveriam ficar identificados com um colete a dizer "SEGURANÇA".
Ainda mais, ficava necessário a existência de uma rampa para deficientes em todos os recintos, assim como detectores de metais. E a proibição de utilização, da parte das claques, de bandeiras, simbolos o cânticos ofensivos ou racistas.
Apesar da extensa explicação, e do nervoso ataque do dirigente do U.Estação, que apresentou logo uma contra-proposta, nenhum dos clubes presentes encontrou solução, e acabou deixando isto para resolver no dia 26 de Janeiro, na Assembleia Geral Extraordinária, em Viseu.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

GRUPO DE MULHERES NESPEREIRENSES FOI VER "UM VIOLINO NO TELHADO".




No passado dia 14 de Janeiro, um grupo de mulheres activas resolveram, por convite de numa amiga de Idalete Teles e da freguesia, esta tratou de juntar um grupo de mulheres, convidando ainda quatro homens para ver a peça de teatro presente no Rivoli, na cidade do Porto: "Um Violino no Telhado".
A aventura iniciou-se, perto das 19 horas, na Pastelaria Douropaiva, onde se juntaram todos os elementos, afim de comer qualquer coisa e esperar o sr. Padre José Augusto, que chegaria com a Carrinha da Paróquia.
Após tudo dentro da viatura, a viagem foi muito divertida, contando com os desesperos de Belita Semblano, e as gargalhadas inconfundiveis de Nazaré Semblano.
Chegando no Porto, o sr. Padre, "descarregou" todo o pessoal na porta do Teatro Rivoli, onde encontrou-se muita gente conhecida. Logo de seguida, chegou a esposa do sr. Acácio Santos, D. Levita, que trazia os bilhetes.
Entrou-se tudo junto, e assim ocupou-se as duas últimas filas do lado esquerdo da platéia.
A peça de teatro, em si, era a história do leiteiro honesto Tevye (José Raposo) e Golde ( Rita Ribeiro), sua esposa muito conservadora e tradicionalista, que quer casar as suas três filhas mais velhas: Tzeitel, Hodel e Chava.
Tzeitel é oferecida a Lazar Wolf(Joel Branco), o talhante, mas Tzeitel opta pelo costureiro, Mothel. Hodel apaixona-se por Perchik, um jovem judeu revolucionário. E Chava, apaixona-se por Fetka, um jovem cossaco arrependido.
A história gira em torno destas três situações, com cenário Anaftenka, uma pequena aldeia judéia, existente na Rússia cossaca, e que vive situação da Revolução Bolchevique.
Sublinhe-se ainda, a grande actuação de José Raposo, como Tevye, a figura imortalizada por Topol no cinema.
Após a actuação, lá todos se dirigiram para a carrinha, e começou a viagem de regresso para Nespereira, com todos a rescaldarem a bonita peça que se assistiu.
Já chegando em Nespereira, o grupo pediu para parar na padaria, onde se compraram alguns pães da avó, a fim de levar para casa de Idalete Teles, onde todos se juntaram à volta da mesa da cozinha, e devoraram o pão e a manteiga existente em sua casa.
Mas, o programa foi tão bem sucedido, que este grupo já está a tratar de programar o próximo, mas desta vez, no cinema, para ver o filme "Amália".



quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CAMPANHA DE BENEMÉRITOS PARA O COMPLEXO DA ASSRN.

A ASSRN, após ter feito a gala "Noite de Sol" , e estar a cantar Janeiras, a ASSRN começará uma campanha, em que cada pessoa que, ofertar com €1000 ou superior, irá ter o nome numa placa no futuro Complexo Social Armando Soares (ver acima), tal como se encontra uma placa no quartel dos Bombeiros Voluntários de Nespereira.
A ASSRN, cantou, esta semana, as Janeiras no lugar de Vila Chã, conseguindo cerca de,aproximadamente, € 1330.

FREGUESIA DE NESPEREIRA RECEBERÁ 73 MIL EUROS EM 2009.

A Câmara Municipal de Cinfães informou todas as 17 Juntas de Freguesia do concelh, que “considerando que as Juntas de Freguesia não possuem receitas próprias suficientes, nem recebem do Orçamento de Estado as transferências necessárias para a concretização de prioridades no âmbito das suas competências e atribuições”, a Câmara Municipal de Cinfães deliberou aprovar a transferência de verbas em 12 mensalidades, com efeitos a partir de 1 de Janeiro último, fruto de 705.600 euros da Câmara.
Nespereira é o segundo mais beneficiado, com € 73.363, 98 ( ou seja € 6.113,67 por mês), seguindo assim Cinfães, que receberá € 80.530,86 ( € 6.710,91 por mês).
Souselo é a terceira mais beneficiada ( € 5.858,74 por mês), e a seguir, S. Cristovão de Nogueira ( € 4.886,96 por mês).
A Freguesia menos beneficiada será a de Bustelo, que irá receber 1.418, 96 euros por mês.

DESABAMENT NA PONTE NOVA QUASE PROVOCA TRAGÉDIA!

Na terça- feira passada, dia 13 de Janeiro de 2009, uma parede desabou perto da Ponte Nova, fruto do derretimento da neve derivado à chuva que ocorreu na passada noite, dia 12.
A chuva terá derretido a neve que se transformou em água, esta terá se infiltrado na terra, que continha eucaliptos bastantes grandes, de alguma idade já, assim com raízes bastante profundas, que terá inchado e feito desabar a parede na curva da Ponte Nova.
O momento do desabamento ocorreu de manhã, quase apanhando o autocarro que transporta os jovens estudantes de Nespereira, que estudam em Cinfães.
Os Bombeiros de Nespereira foram chamados logo de pronto, apesar de não ocorrer nenhum acidente no local.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CIBERNAUTAS TAMBÉM TEM DIREITO À CONVÍVIO!

Os cibernautas da Churrasqueira Faria, que são clientes do café, restaurante e computadores, também decidiram fazer um convívio, que será no dia 25 de Janeiro, no próprio estabelecimento.

ALBERTO SILVA OFERECE CABIDELA PARA O STAFF DA GALA "NOITE DE SOL"!

O empresário da área de hotelaria, Alberto Silva, ofereceu um arroz de cabidela para todo o staff presente na gala "Noite de Sol", organizado pela ASSRN.
O jantar está previsto para o próximo sábado, dia 17, na Churrasqueira Faria.

JANTAR DA SUECA DAS MULHERES, NA PRÓXIMA SEXTA!

Na próxima Sexta Feira, dia 16 de Janeiro, o Grupo Folclórico de Nespereira, prepara um jantar do término do torneio feminino da sueca, organizada pela respectiva associação.
A ementa prevista é "Bacalhau à la Sofia", estando prevista cerca de 40 mulheres, que participaram no respectivo torneio.

2 ERROS PROPORCIONAM VITÓRIA DO FORNELOS!


FORNELOS 2-1 NESPEREIRA

No dia 11 de Janeiro, começou a 2ª volta da 1ª Divisão- Zona Norte da AF Viseu, com mais um derby concelhio entre Fornelos e Nespereira.
António Pereira apresentou a seguinte equipa: Jorge Ramalho; Rui Teles(Gil), Márcio, Vilarinho, Nuno Cardoso; Marcelo, Paulo Monteiro, Sérgio Silva, Pepe ( Vítor Andrade); Thiago, Carlitos (Jorginho).
Antes do jogo, o treinador do Nespereira, António Pereira, foi homenageado, pelos largos anos que representou o Académico de Fornelos, como jogador.
Já no jogo, o Nespereira iniciou muito bem, lutando taco-a-taco, com o Fornelos, não dando espaços á equipa de Fornelos, mas com esta a pouco a pouco, foi ganhando espaço e desgastando a equipa nespereirense, que até aí só tinha conseguido causar perigo, através de lances de bola parada, e com Maciel a corresponder com uma grande defesa.
Aos 21', o árbitro Pedro Saraiva não marca uma grande penalidade a favor do Fornelos, numa bola dividida dentro da grande área.
E aos 34', Paulo Costa, o "trinco" do Fornelos, consegue isolar-se e remata fora do alcance de Jorge Ramalho, mas com a sorte a bafejar o Nespereira, pois a bola bate no poste.
Chegou-se ao intervalo, e o empate de 0-0, prevalecia no marcador, prometendo uma boa 2ª parte.
Nota ainda, para a triste figura que o delegado do Fornelos fez, ao após ter feito uma homenagem ao treinador do Nespereira, dirigir-se ainda ao árbitro, e "tentar" que António Pereira fosse "expulso" do banco de suplentes, alegando que não estava inscrito na ficha de jogo!!! Só que, ele é que não conseguia ver o nome inscrito na área! Com amigos destes...
Voltando, ao que interessa, ao jogo! Logo, aos 6 segundos da 2ª parte, Vilarinho tenta fazer um passe atrasado para Rui Teles, mas o estado do terreno, que estava um autêntico "lameiro", trava a bola em metade do trajecto, que é roubada pelo avançado fornelense, que isola-se e chuta, a bola passa por baixo das pernas de Nuno Cardoso, e marca o 1-0.
Em 10 minutos completamente arrasadores, o Fornelos, numa tentativa de ataque do Nespereira, Rui Teles tenta virar o jogo, falha o pontapé dando a bola para a trás, esta é ganha por Miguel, que ganha, progride no terreno, os defesas do Nespereira, não lhe tiram a bola, e na saída de Jorge Ramalho, este marca o segundo golo do Fornelos.
O Nespereira ainda demorou um bocado a reagir, apesar das entradas de Jorginho, que deu mais velocidade, e Vítor Andrade, que deu mais posse de bola à equipa.
Já na parte final, num brinde da defesa de Fornelos, Jorginho isola-se e remata por cima da trave, desperdiçando uma das melhores hipóteses.
E perto do minuto 90', num corte da defesa de Fornelos, o guarda redes recebe a bola, e o árbitro considera atraso, e marcou livre indirecto. Nesse livre indirecto, Nuno Cardoso, marcou o 2-1, com o Nespereira tendo apenas 4 minutos, para poderem empatar o jogo.
E, numa missão que parecia quase impossível, Thiago isolou-se, e quase marcou o empate, mas a enormidade de Hugo Maciel não permitiu tal, defendendo o remate do brasileiro nespereirense.
No final do jogo, vitória justa do Fornelos, mas com o Nespereira a lutar imenso, e a sair dignamente de mais um jogo, no 3º jogo consecutivo sem vencer.
Arbitragem calma, sem grande mácula e sem interferencia no resultado.

FIGURA- Marcelo

Jogou como "trinco", e foi o jogador mais completo do Nespereira. Muito lutador, não deixou os médios criativos do Fornelos jogarem e criar grandes lances. Tanto é, que ambos os golos do Fornelos, nascem de dois erros da defesa nespereirense, e Marcelo foi um pilar em todo o meio campo do Nespereira.

ENCONTRO DE JANEIRAS PERDEU 2 GRUPOS!












No dia 10, Sábado, Nespereira viveu mais um Encontro de Janeiras e Reis, organizado pelo Grupo Folclórico de Nespereira.
O jantar foi servido na Quinta, local onde será o futuro museu do rancho. A ementa foi Arroz de Feijão e Salpicão, regado com o vinho da terra.
No jantar viu-se chegar o Grupo de Moreira da Maia, e soube-se que o Grupo de S.Cristovão não viria por impossibilidade de não conseguir passar na via, com a neve e o gelo, que impediam as viaturas de chegar ao destino; e ainda, o Grupo Alentejano, também não pode se apresentar, por falecimento de um parente de três elementos do Grupo, encontrando-se em estado de pesar.
Fez-se então, no Centro Paroquial, o espectáculo, que foi apresentado por Pedro Teixeira, e então, humorizado por Lurdes Cardoso, Vítor Andrade e Xana Felício, que faziam os papeis de uma família tipicamente rural, que esperava em dia de Reis, a chegada dos grupos que viriam cantar as janeiras em sua casa.
O primeiro grupo a actuar foi o Grupo de Moreira da Maia, que muito à vontade, fizeram uma excelente actuação, sempre muito bem dispostos.
De seguida, o Grupo anfitrião actuou, demonstrando todo o seu cariz, e com a ausência dos grupos previstos, "esticaram" a sua actuação, de forma a deixar os espectadores mais contentes.
Surpresa ainda, tiveram o Grupo, derivado à presença de um grupo de jovens, que com muita imaginação, apareceram no final da actuação, cantando uns versos adaptados, a fim de conseguirem uns "trocados" para o Grupo da casa.
Entendendo-se o frio que se fazia sentir e o gelo que se encontrava por toda a estrada, compreende-se a meia casa que se encontrou no Centro Paroquial (121 pessoas), mas suficiente para um bom espectáculo apresentado pelo Grupo Folclórico da nossa terra, que fez os 10 anos de Encontros, assim como o Euro, nossa moeda actual.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

NESPEREIRA TREME DE FRIO!




























































































E é verdade! Não é só Nespereira, mas todo o país treme com o frio que se apoderou de Portugal.
Nespereira vive uma onda de frio tal, que neva intensamente, desde o meio dia de hoje.
A Feira Franca encontra-se branca, e os telhados cada vez mais pálidos pela brancura do gelo que cai.
Desde anteontem, o frio se aproximou, atingindo temperaturas na ordem dos 3º C negativos, aqui no lugar da Feira.
Entretanto, neva intensamente e promete nevar pelo menos até o meio da tarde.
No lugar da freguesia de S.Cristovão de Nogueira, Santiago de piães, Moimenta e pelo lugar de Ervilhais, já não há passagem para Cinfães.
Os estudantes já foram enviados pelas escolas para casa,derivado a grande quantidade de neve acumulada na estrada.
Os Bombeiros Voluntários de Nespereira, encontram-se, de momento, muito apertados com trabalho. No lugar de Vila Viçosa, encontram-se dois carros despistados, e um poste que interrompe a via. No lugar do Nicho, um carro despistou-se, capotando, assim, como na freguesia de Moimenta, um camião despistou-se, não permitindo a passagem de qualquer veículo.
O único sítio que permite a passagem de qualquer viatura para Cinfães, é pela ponte da Bateira, descendo até a Souselo, e de Souselo a Cinfães.
Pede-se a todos os que tiverem fotos, que enviem para cilogalhardo@hotmail.com, que mandem o nome e o local de onde tiraram a foto, para podermos publicar.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

OBRAS DA FEIRA JÁ COMEÇARAM!

As obras para reestruturação do largo da Feira, já iniciou, esta Terça-feira passada. Com um prazo de 150 dias de conclusão, muitos se questionam, o que vai mudar no largo.
O Pelourinho continuará no mesmo local, assim como o Coreto Armando Soares, que também não irá ser removido.
Irão ser construídas umas casas de banho públicas, na parte superior, abrindo espaço para a construção de uns lugares de estacionamento, onde se encontravam os futuros antigos W.C.'s.
Apenas os dois fontanários serão mexidos.
Trata-se de uma obra de grande envergadura, por parte das autarquias, que modernizam e assim, progridem Nespereira.
Ainda já só vamos com 4 dias de obras, e no entanto, consegue-se sentir um certo mal- estar por parte de alguns moradores da região, a não lhes agradar a maquete da futura Feira.
Espera-se apenas, uma atitude muito selectiva, por parte dos moradores da Feira, num momento em que o investimento em curso e previsto, para Nespereira ronda neste momento os €3.000.000 (três milhões de Euros), e que não dificultem a vida nem do autarca local, nem do autarca cinfanense.
Acompanharemos com atenção, este caso da obra do Largo da Feira.

ENCONTRO DE JANEIRAS E REIS EM NESPEREIRA!

No dia 10 de Janeiro, o Grupo Folclórico de Nespereira, prepara o seu 10º Encontro de Cantares de Reis e Janeiras, em Nespereira.
O espectáculo será no Centro Paroquial de Nespereira, às 21h 30m em Sta. Marinha.
Presentes estarão além do Grupo Folclórico de Nespereira, também, o Grupo Coral "Os Rurais", de Figueira de Cavaleiros, no Alentejo; Rancho Folclórico de S.Cristovão de Nogueira, de Cinfães; e por último, a Assoc. Recreativa e Cultural de Moreira da Maia, na Maia.
O espectáculo será apresentado por Maria Emília Teles, com as intervenções de alguns humoristas que participaram na Gala de semana anterior.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

INAUGURAÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DE FONTE COBERTA

O Centro Escolar de Fonte Coberta será oficialmente inaugurado na próxima sexta-feira, dia 9.
A cerimónia de inauguração será presidida pelo Secretário de Estado da Educação, Prof. Valter Lemos, e decorrerá a partir das 15h00. Na mesma ocasião, serão assinados os autos de consignação dos futuros Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela.
O Centro Escolar de Fonte Coberta, na freguesia de Souselo, está em funcionamento desde o primeiro dia de aulas do corrente ano lectivo. Tem duas salas para a Educação Pré-Escolar (EPE), cinco salas para o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), biblioteca, sala de professores, refeitório, sala polivalente e polidesportivo.
Para além das obras de remodelação da antiga escola, o Centro Escolar foi dotado de mobiliário escolar, material didáctico e equipamento informático (incluindo quadros interactivos).
A empreitada custou cerca de 978 mil euros e foi financiada, com 400.350.65 euros, pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) - Concurso 1/2007 ON.2, Programa Operacional Regional do Norte.

Consignação dos Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela
Depois de assinados os autos de consignação, na próxima sexta-feira, as obras dos Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela vão iniciar-se em breve.
O Centro Escolar de Santo António, na freguesia de Santiago de Piães, foi adjudicado à empresa Santana & Companhia, SA, por 997.276,71 euros. Terá duas salas para a EPE, quatro salas para o 1º CEB, biblioteca, refeitório/sala polivalente, sala de professores, recreio coberto, parque infantil e polidesportivo.
Ali serão concentradas as crianças da EPE e do 1º CEB da freguesia de Santiago de Piães, actualmente dispersas por Casal Seco/Santo António, Ventuzelas e Ameal.
O Centro Escolar de Tarouquela foi adjudicado ao consórcio Inmetro, Construções, Lda., e ABB – Alexandre Barbosa Borges, SA, por 1.097.801,94 euros. Ficará com uma sala para a EPE, quatro salas para o 1º CEB, biblioteca, sala de professores, refeitório/sala polivalente, parque infantil e espaço exterior coberto. Para a prática de desporto, a comunidade escolar utilizará o Polidesportivo de Tarouquela, situado a cerca de 200 metros de distância.
Entre outro material, os dois centros escolares irão ser equipados com quadros interactivos e o de Santo António com painéis solares para aproveitamento energético no aquecimento da água.
Enquanto decorrerem as obras, as crianças ficarão instaladas em espaços alternativos nas respectivas freguesias.
As duas empreitadas, com prazo de execução previsto de 12 meses, foram candidatadas ao financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) - concurso ON.2 RRE/I/2008.

Fonte: CM Cinfães

RECOMENDAÇÕES PARA O FRIO POLAR QUE SE APROXIMA.

O Gabinete de Protecção Civil de Cinfães alerta a população do município para se precaver da situação meteorológica adversa que se regista e que continuará a registar-se ao longo dos próximos dias.
“De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, o território do continente irá ser influenciado, nos próximos dias, pela acção de uma massa de ar polar inserida na circulação de um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas, trazendo ar seco e frio. Deste modo, a situação meteorológica nos próximos dias (até 10 de Janeiro) caracterizar-se-á, principalmente, pelo seguinte:
Descida das temperaturas, em especial da mínima, para valores que, em vários locais, podem ser negativos;
Vento fraco (até 20 km/h), soprando moderado a forte (até 45 km/h) nas terras altas (aumentando, assim, o desconforto térmico);
Formação de gelo ou geada;
Ausência de precipitação até sexta-feira (9 de Janeiro), sendo possível, a partir desse dia, a ocorrência de aguaceiros fracos que poderão ser de neve acima dos 500 metros.

A Protecção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução e especial atenção:
Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social;
À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, pelo que se aconselha velocidades baixas;
Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso;
O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço;
O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede, originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.

Recomendações para o aquecimento do lar:
Não se esqueça de que a ventilação é muito importante quando se utiliza lareiras ou braseiras;
Se utiliza aquecedores, desligue a garrafa de gás quando tiver de a substituir;
Não seque roupa no aquecedor;
Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;
Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faísca salte para fora;
Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;
Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira;
Mantenha a chaminé sempre limpa;
Se ocorrer um incêndio na chaminé, chame imediatamente os bombeiros.”

Fonte: CM Cinfães

JANEIRO, MÊS DO TEATRO EM CINFÃES.

A realização dos ateliês “Brincar ao Teatro” e da mostra bibliográfica “Shakespeare e o mundo do teatro” complementam o programa do Mês de Teatro, da Câmara Municipal de Cinfães, divulgado anteriormente.
Os ateliês, direccionados para o público infantil, vão decorrer todas as quarta-feiras de Janeiro, na Casa da Cultura, a partir das 14h30. A primeira realização ocorrerá amanhã, dia 7.
Também na Casa da Cultura, a mostra bibliográfica “Shakespeare e o mundo do teatro” poderá ser visitada entre amanhã e 30 de Janeiro.

Fonte: CM Cinfães

COMEÇARAM A PEDIR OS REIS!

No dia 4 de Janeiro, 43 pessoas saíram à rua para angariar fundos para a construção do Complexo Social Armando Soares. Este domingo saíram, eram 15 horas, a fim de angariar em Carvalhais e Aziboso. Esta semana, se encontrará em Vila Chã.

NOITE DE SOL BRILHOU MAIS INTENSAMENTE QUE O PRÓPRIO SOL!
















































No dia 3 de janeiro de 2009, a Associação de Solidariedade Social e Recreativa Nespereira, organizou um espectáculo de variedades, género gala, no Centro Paroquial de Nespereira, em Santa Marinha, com o intuito de angariação de fundos para o Complexo Social Armando Soares .
O espectáculo começou com um filme de apresentação do projecto do Complexo, conjuntamente com os utentes.
A seguir, deu- se o sketch do "Ricardinho & Zé Povinho", interpretado por Luís Leitão, que muito bem caracterizado, interpretou o papel de Ricardo Teles, conjuntamente com Ercílio Galhardo Neto, a fazer de Zé Povinho, numa homenagem a Ricardo Teles, pai da ASSRN.
Em seguida, entrada triunfante dos cantores- na sua maioria cantoras!- com Pedra Filosofal.
Logo depois, Maria João Tavares proporcionou o primeiro momento de arrepio em toda a plateia presente, com uma soberba interpretação de "Chuva", um fado de Mariza.
Alfredo Monteiro Valente (já falecido) não foi esquecido, com uma homenagem também, num filme, em que se encontrava diversas fotos dele, e proporcionando a emoção que esteve presente, obrigando o público a aplaudir de pé no final do filme.
Várias músicas foram interpretadas, até "Um Lugar ao Sol", dos Delfins, onde se seguiu o sketch do sr. Armando Soares, interpretado por Vítor Andrade, que fez o papel de um velho "rijo, ainda!", e Nuno Cardoso, o papel de Armando Soares, muito bem caracterizado, quer no fato branco, e no lenço, quer no cabelo esticado, como apresentou.
Seguiu-se mais algumas músicas, e mais o sketch de Xana Felício- que fez a sua melhor actuação de sempre!- e Lurdes Cardoso, que interpretaram dois idosos a espera da construção do lar.
No intervalo, pode-se deslocar até à parte de baixo do Centro, onde se pode petiscar algumas das delícias que ali se proporcionavam, tais como, Bifanas, Moelas, caldo verde e até camarão frito.
Na segunda parte, Catarina Leitão interpretou Mafalda Veiga de forma muito bem conseguida com uma interpretação excelente, com "Velho", seguido de Luís Leitão, com "Ternura dos 40". Logo, veio mais um sketch, da reunião da Direcção. E depois, Célia Fonseca, poderia ter derrubado a casa, com a sua voz, a interpretar o fado "Gente da nossa Terra", que recolheu fervorosos aplausos, desde os bastidores até ao exigente público presente.
No meio ainda, uma homenagem à Enf. Fátima Sousa, com mais um filme, dublado por Luís Leitão, a que a vereadora nespereirense, simplesmente agradeceu, sublinhando ainda os seus companheiros de Direcção, Catarina Leitão e Luís Leitão. Sublinhe-se que esta homenagem foi uma surpresa, com a recordação a ser entregue pelos dois sócios honorários, Armando Soares e prof. Pereira Pinto.
Já, em recta final, assistimos a uma parte fabulosa de Luís Leitão, que por 3 vezes, teve que se caracterizar e descaracterizar, para cantar com Cátia Pereira, Catarina Leitão, Maria João Tavares, onde interpretou magistralmente "Boa Sorte/Good Luck".
No final, encerramento com "20 Anos", onde foi alterada a letra, de forma a ficar mais haver com a gala.
Muitos aplausos recebidos pelo público, num espectáculo muito fino e muito requintado, com uma excelente organização, e com todo o staff a sair- se muito bem.
Na contabilidade, estiveram presentes 200 pessoas.
FICHA TÉCNICA
Cantores:
Cátia Pereira
Célia Fonseca
Catarina Leitão
Manuela Beleza
Maria João Tavares
Luís Leitão
Músicos:
Carlos Melo- Bateria
Hermínio Tavares- Teclados
Daniel Botelho- Guitarra/Baixo
Humoristas:
Luís Leitão
Ercílio Galhardo Neto
Vítor Andrade
Nuno Cardoso
Xana Felício
Lurdes Cardoso
Técnico Som:
Alberto Leitão
Técnico Luz:
Pedro Teixeira
Video:
Luís Leitão
Técnico de palco:
Susana Magina
Cenografia:
Catarina Galhardo
Maquilhagem:
Flora Tavares
Catarina Galhardo
Apresentador:
Cláudio Oliveira