PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

APROVADO LICENCIAMENTO DE LINHA ELÉCTRICA!

O projecto para estabelecimento da linha aérea a 60 kv entre Cabril e Carrapatelo foi aprovado pela Câmara Municipal de Cinfães, depois de prestados esclarecimentos pela EDP, Distribuição e Energia, SA.
O Executivo Municipal revoga, assim, a deliberação de 13 de Outubro de 2008, quando afirmou “o seu desacordo” à implementação do projecto, sustentando que “o concelho já é atravessado por várias linhas de média, alta ou muito alta tensão” e fazendo depender “a decisão final” da Autarquia “de uma reunião” em que fosse “equacionada toda a situação existente ou a existir num futuro próximo”.
Concretizada a reunião, recentemente, entre os membros da comissão municipal (constituída pelos Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipais, por um representante do PS e da coligação PSD/CDS-PP na Assembleia Municipal e por um presidente de Junta de Freguesia) e representantes da EDP, “tomou-se conhecimento que o estudo, há cerca de um ano, sofreu alterações de traçado, sendo aceites várias sugestões do Município, incluíndo a redução do número de linhas previstas. Perante as explicações obtidas e o processo que foi posto à discussão pública, os elementos presentes consideraram ter sido dada uma resposta favorável às várias pretensões”.
A linha aérea projectada percorrerá as freguesias de Tendais, Cinfães e de S. Cristóvão de Nogueira.

Fonte: CM Cinfães

ASSOCIAÇÕES RECEBEM TOTALIDADE DE SUBSÍDIO ANUAL.

A Câmara Municipal de Cinfães disponibilizou a totalidade do subsídio anual atribuído às associações do concelho, depois de já ter entregue 50 por cento do valor às instituições associativas que apresentaram a aprovação do Plano de Contas de 2007 e do Plano de Actividades para 2008.
A Autarquia estabeleceu ainda os montantes de subsídio a atribuir, no decorrer da época 2008/2009, às associações desportivas do Município que “entregaram a documentação comprovativa da sua actividade”:

- Clube Desportivo de Cinfães (III divisão nacional) – séniores: 50 mil euros;
- Académico Desportivo de Fornelos (I divisão distrital) – séniores: 10 mil euros;
- Grupo Desportivo da Casa do Povo de Oliveira (I divisão distrital) – séniores: 10 mil euros;
- Nespereira Futebol Clube (I divisão distrital) - séniores: 10 mil euros;
- Grupo Desportivo de Boassas (II divisão distrital) – séniores: 5 mil euros;
- Clube de Caça e Pesca de Entre Douro e Paiva: 1750 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Travassos: 1750 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Nespereira: 1750 euros;
- Associação de Caçadores do Montemuro: 1750 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Tendais: 1750 euros;
- Casa do Futebol Clube do Porto de Cinfães: 1750 euros.

A Câmara Municipal de Cinfães também deliberou comparticipar, com 40 por cento, a aquisição de uma viatura de 9 lugares pela Junta de Freguesia de Travanca; e subsidiar as iniciativas “Noites de Verão 2008” (216 euros) e Encontro de Coros (112 euros), promovidas pela Associação Cultural e Recreativa Rancho Infantil de Tendais e pela Associação Cultural e Recreativa “Grupo Coral” de Sta. Cristina de Tendais, respectivamente.

Fonte: CM Cinfães

TERMINOU A VOTAÇÃO DO NESPEREIRENSE 2008!

E assim terminou o inquérito do Nespereirense 2008, com a vitória para a Enf.Fátima Sousa com 27 %(62 votos), a 4 % de vantagem de Cláudio Oliveira (23%) ( 57 votos). A seguir,encontra-se Júlio Semblano (26 votos) com 12%, muito perto de Alexandre Coelho, com 11%(21 votos).
E por último, Hernâni Andrade(16 votos), Mário Leitão(18 votos) e Idalete Teles(16 votos) encontraram-se com 7%; seguido de Ercílio Galhardo Neto(14 votos) com 6%.
O número de votantes, no total, foi de 230.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O QUE INTERESSA É CONVIVER DEPOIS DE PERDER!














































Após a derrota com o Alvite, o Nespereira tinha marcado na Churrasqueira Faria, o jantar de convívio do Nespereira FC.
E assim, estiveram presentes, directores, jogadores, treinador, esposas dos jogadores e convidados.
O convívio iniciou- se na mesa do café, com uns finos e umas batatas fritas, a salgarem a conversa sobre o jogo que se passou.
Após algum tempo de espera, estava já tudo sentado no salão, prstes a saborear o frango com batatas, depois de se já ter comido alguns acepipes como salsicha e presunto.
Depois da refeição, seguiu-se a sobremesa, que poderia ser mousse, pudim e salada de fruta.
Após isto, animado, Tiago Fonseca, corado, lá fez o seu discurso, como "caloiro" do plantel, a desejar Boas Festas e um Bom Natal, mesmo depois deste já se ter passado.
Nuno Cardoso falou como capitão de equipa, e disse que considera a equipa como uma família, e sublinhou o facto dos jogadores dignificarem a camisola que vestem.
António Pereira, também referiu que não iria dar na cabeça dos jogadores, pois estes iria, levar na terça, e que desejava umas boas entradas a todos os presentes.
Jorge Ramalho, com a sua timidez, não quis discursar, cabendo a Cláudio Oliveira, o papel de falar em nome da Direcção, e relembrou o facto de Pereira, não ter jogado durante muitos anos no Nespereira, pelo facto, deste cumprir um compromisso que terá feito, a alguns anos atrás para manter um jogador aqui. Sublinhou, o facto de aquela equipa que ali está. são todos amigos.
Após isso, alguns jogadores se mantiveram na mesa, a jogar a moedinha, enquanto outros terminaram a noite em frente ao computador, a jogar PES.

NESPEREIRA DEU PRENDA DE MIÚDOS À HOMENS DE ALVITE!




Nespereira 1-3 Alvite

Nespereira: Jorge Ramalho; Rui Teles, Márcio ( Gil), Nuno Cardoso, Vilarinho; Quim ( Sérgio Silva), Pepe ( Thiago), Vítor Andrade,Marcelo; Jorginho, Carlitos.

Após a triste notícia do assalto à secretaria, nada mais triste que ver um jogo mesmo triste! O Nespereira parecia que iria dominar o jogo, querendo aproveitar sempre para conseguir lançamentos em profundidade, mas não conseguindo mesmo, concretizar os ataques.
E, em 8 minutos, o Alvite começou o pesadelo do Nespereira, num ataque da direita do seu ataque, o Alvite cruza, a defesa do Nespereira rechaça a bola para fora e num pontapé de ressaca, de fora da área, sem deixar a bola cair no chão, o avançado do Alvite, marca o 0-1, fazendo um magnífico balão à Jorge Ramalho.
O Nespereira, pareceu acordar, e Vítor Andrade, constantemente tentava atacar, conjuntamente com Jorginho. Num pontapé de canto, a bola passa por todos, a defesa do Alvite tira, e Marcelo, remata para uma defesa brilhante do guarda redes visitante.
E, a primeira parte, traduziu- se nisto. Um autêntico "chuveirinho" para a área do Alvite, com a defesa visitante a ser mais forte, e os nossos atacantes- por vezes a serem mais infelizes.
Mas, mesmo em cima do apito da primeira parte, num pontapé de canto, Nuno Cardoso, aparece lá em cima, e cabeceia a bola sem dar qualquer hipótese ao guarda redes. Era o empate e o renascimento da vitória.
No ínicio da segunda parte, Sérgio Silva entrara para o lugar de Quim, na tentaiva de Pereira de dar mais algum perfume ao meio campo, prescindindo da força de Quim. Mas foi, um pouco infeliz nisto. Pois logo, no ínicio da segunda parte, num erro- mas erro com "e" grande!!!- de Márcio, este perde a bola em zona proibida, permitindo ao atacante alvitense que ganhasse a linha e cruzasse rasteiro, para o fundo das malhas. Era o 1-2.
O Nespereira, tentou reagir, mas logo, de seguida, Marcelo comete uma falta em zona defensiva, e na cobrança do livre, num outro erro, a que também tem que se dar o mérito ao marcador do golo, este marca o livre, fazendo a bola passar ao lado- sublinhe- se ao lado!!!- da barreira, entre a barreira e o poste, marcando um magnífico 1-3.
O Nespereira, tentou atacar com tudo, mas estava completamente desnorteado, e os jogadores estavam a jogar mais com coração, que com cabeça.
Tanto, que no finalzinho, quase que Carlitos poderia ser expulso, por pontapear o guarda redes visitante.
Arbitragem regular, apenas se sublinhando, um penâlti a que o árbitro não marcou, assinalando falta fora da área.

Figura do jogo- Vítor Andrade
Apesar da idade, esteve bem. Foi durante o primeiro tempo, o jogador que mais punha a bola no chão, e tentava abrir o jogo. Foi perigoso no meio, na direita e na esquerda. Esteve esclarecido, mas pouco ou nada pode fazer, com uma equipa muito descolorida como estava ontem o Nespereira.

ASSALTARAM A SECRETARIA DO NESPEREIRA FC!

Realmente, o dia 28 de Dezembro, não será muito inesquecivel para o Nespereira FC, pois quando, os dirigentes chegaram ao recinto de jogo, abriram a porta da secretaria e encontraram descoberta, abertas as janelas da mesma, e ainda as grades todas torcidas, e ainda... a caixa de multas roubada. A caixa foi abduzida, conjuntamente com os € 80 de multas.

OS ADÕES REALMENTE DOMINAM O PES!

E pelos vistos... é verdade! No dia 27 de Dezembro, foi realizado o 2º Torneio de Pro- Evolution Soccer, na Quinta da Granja. Mas desta vez, Jorginho não conseguiu defender o título de campeão, cabendo ao irmão, João Eugénio, o mesmo título, que venceu nafinal, o primo Bruno Daniel Monteiro.
A destoar, o "internacional" Thiago Oliveira, ficou com o 3º lugar do torneio.
Realce ainda, para a destruição do "estádio virtual" ( leia- se PC) de Rui Teles,por desleixo.

CONCERTO DE NATAL ENCANTA QUADRA FESTIVA!
















Após o dia festivo do Natal-no dia 26-, a Orquestra de Sopros da Banda de Música de Nespereira, apresentou no Centro Paroquial da nossa freguesia, um espectáculo fantástico conveniente à época que se vive.
Com casa cheia conforme se viu, perante o gelo que se fazia sentir, Henrique Leitão foi o primeiro a apresentar o grupo, passando depois a voz ao Maestro Alexandre Coelho, que elogiou imensamente o trabalho, não só de Henrique Leitão, mas também de toda uma equipa de formação que tem garantido a continuidade e a vivência da Banda.
O concerto iniciou-se com a actuação de Miguel Vasconcelos em Bombardino, acompanhamento de piano (virtual). Seguindo- se Ana Semblano em Saxofone Soprano, e depois Carina Fonseca, em Saxofone Alto. Andreia "Tita" Nunes e Cláudia Pereira, actuaram de seguida,no Clarinete, e depois a dupla João & João, actuaram na percursão.
De seguida, após um pequeno intervalo, a Orquestra de Sopros, orquestrada por Alberto Leitão, actuou com as seguintes peças: o fabuloso "The Lion King" (Elton John, Arr. Ron Sebregts), que encantou e fixou todo o público na sala, Christmas Concerto n.º 2 - Solistas: Henrique Magina, Manuel António Jorge, Micael Pereira, e por último, The Magic of Christmas( Jan van Kraeydonck).
No final, foi apresentado, ainda, a Orquestra e Coros de Alunos de Iniciação, em que, todos as obras foram orquestradas e oferecidas pelo maestro Valdemar Sequeira, natural da vizinha freguesia de Moimenta( Natal de Mendelssohn;Cantam os Anjos - M. Faria; Adeste Fidelis - D. João IV;Triologia de Natal (O meu Pinheiro, Noite Feliz e Glória in Excelsis Deo). Auxiliadas ainda por Cátia Pereira.
Diga-se de passagem, que, foi um espectacular serão cultural, extremamente agradável a todos os que estiveram presentes, e lamentavel apenas o facto, de este tipo de actividades não serem tão habituais. Notou- se também a ausência dos elementos autárquicos da nossa terra.
Muitos parabéns aos produtores do evento!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

CINFÃES ADERIU AO SIMPLEX AUTÁRQUICO DO DOURO.

Cinfães integrou o conjunto de 22 municípios que formalizaram a adesão ao Simplex Autárquico do Douro, a 19 de Dezembro, em Lamego. Simplificação administrativa e modernização dos serviços são os principais conceitos do Programa.
Segundo comunicado da Presidência do Conselho de Ministros, “o Simplex Autárquico tem por objectivo melhorar a qualidade de vida dos munícipes e reduzir os encargos administrativos para os cidadãos e para as empresas”. As “medidas de simplificação administrativa” visam “reduzir a burocracia para os cidadãos e os custos de contexto para as empresas”.
O Programa Simplex Autárquico do Douro (informação disponível em www.simplex.pt/autarquico) é constituído por medidas intersectoriais, “que dependem da colaboração entre a administração central e local”; intermunicipais, “que dependem da articulação entre os municípios participantes”; e municipais, “que dependem do exclusivo compromisso de cada autarquia”.

Cinfães irá executar, segundo o Protocolo, 2 medidas intersectoriais:

- contratação pública electrónica (“criação de mecanismos de autenticação e de utilização da assinatura electrónica do cartão de cidadão na tramitação procedimental pré-contratual e na elaboração de contratos no quadro do novo Código de Contratação Pública” e “publicitação dos contratos públicos na plataforma electrónica do Governo”);
- registo on-line dos estabelecimentos industriais (“implementação do registo desmaterializado de estabelecimentos industriais da competência dos Municípios”);

5 medidas intermunicipais:

- disponibilização, no sítio do Município na internet, de formulários, de regulamentos municipais (“urbanização e edificação, taxas, etc.”), de “actualização e consolidação da informação institucional sobre a autarquia” e de “deliberações municipais” e “elaboração de um Plano de Modernização e de Simplificação dos municípios da Região Demarcada do Douro com novas medidas de simplificação para o período 2009-2010”;

e 2 medidas municipais:

- E-Educação (“desenvolvimento de uma plataforma para gestão das funções educativas: transportes escolares, atribuição de subsídios da acção social escolar, gestão de almoços e prolongamentos e gestão de parque escolar”); e E- Contact (“desenvolvimento e implementação de um serviço on-line de apoio aos docentes das Escolas EB1/JI, que facilite a sua interligação com o Município e agilize os respectivos procedimentos, tais como requisição de consumíveis; gestão de ocorrências; pedidos de auxílio técnico; disponibilização de documentos de apoio, etc.”).

O protocolo de adesão ao Simplex Autárquico do Douro foi assinado, nos Paços do Concelho de Lamego, pelo Governo, Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro, Associações de Municípios do Douro Superior, do Vale do Douro Norte e do Vale do Douro Sul e pelos Municípios.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

RETROSPECTIVA 2008.

Após mais um ano que se encerra, todos nós, fomos levando mais uma vida pela frente. Só, que desta vez, tivemos um ano muitissimo complicado,em que nada economicamente nos ajudou.
Nespereira teve um ano algo diferente, com muitas mudanças.
E vamos ver a retrospectiva de 2008:

Abril
  • Nasce A VOZ DO POVO
  • 27 de Abril- Rancho inaugura Casa Museu na Granja.
  • 26 de Abril- o Rally Paper das Finanças passam por Nespereira.

Maio

  • Iniciou mais um Maio Cultural.

Junho

  • 1 de Junho- Festa de Ervilhais.
  • 1 de Junho- Nespereira toma conhecimento da AALCE, presidida por Diana Ferreira.
  • 23 de Junho- Nespereira apresenta a Marcha "A Serenata" em Cinfães.
  • 29 de Junho- Festa de São Pedro.
  • 28 de Junho- Falecimento de Joaquim Silva.

Julho

  • 1 de Julho- Os Oblique Rain comunicam a não continuação de Daniel Botelho na banda.
  • 5 de Julho-2º Galão da Liga Record, com presença dos jornalistas do Jornal O Record, onde Claúdio Oliveira sagrou-se campeão.
  • 13 de Julho- O Chefe Paulo Soares é empossado Comandante dos B.V. Nespereira, substituindo o Comandante José Duarte.
  • 25 de Julho- Álvaro Pinto dá o cargo de Presidente do Nespereira F.C., a Jorge Ramalho.
  • 26 de Julho- Realiza-se o 2º Encontro de Semblanos, no Rest. Mirante da Boavista, organizado por Emílio Semblano.
  • 26/27 Julho- Festa de Paradela.

Agosto

  • 3 de Agosto- Festa de Nª Srª do Castelo.
  • 5 de Agosto- Noitada da Feira Franca, com os Lusodance.
  • 6 de Agosto- Feira Franca.
  • 9/10 de Agosto- Festa de S. Brás.
  • 11 de Agosto- Iniciou o Kulverão.
  • 12 de Agosto- A presença de Fernando Alvim, bate recordes de espectadores na Ponte da Balsa.
  • 15 de Agosto- Reinicia o Pedra da Moura Rock, só que no Parque de Jogos Isidro Semblano.
  • 16 de Agosto- Festival de Folclore, em Santa Marinha, com presença de ranchos brasileiro e espanhol.
  • 23 de Agosto- A Câmara Municipal oferece a Nespereira, um Festival da Juventude.
  • 31 de Agosto- A ASSRN promove um churrasco na Ponte da Balsa.

Setembro

  • 2 de Setembro- "Brasileiros" fazem almoço em Casa Museu, na Granja.
  • 2 de Setembro- Nespereira FC conhece o seu calendário.
  • 8 de Setembro- António Pereira é apresentado como treinador do Nespereira FC, e André Pinho, como seu adjunto.
  • 14 de Setembro- Inauguração do Centro Paroquial de Nespereira.
  • 20 de Setembro-Jorginho Monteiro, ganhou o primeiro torneio de PES.
  • 23 de Setembro- Dr. Ercílio Galhardo chega a Portugal.
  • 25 de Setembro- Nespereira FC inscreve os jogadores.

Outubro

  • 5 de Outubro- Helicóptero do INEM aterra no campo de futebol de Nespereira, falecendo um sinistrado.
  • 8 de Outubro- Aniversário dos BV Nespereira.

Novembro

  • 22 de Novembro- A Kuljovem faz um passeio até a Serra da Estrela.
  • 25 de Novembro- A ASSRN muda de logo.
  • 28/30 de Novembro- A neve visita Nespereira.

Dezembro

  • 1 de Dezembro- Falecimento do empresário José Pinheiro.
  • 6 de Dezembro- Jantar de Natal do Rancho
  • 6 de Dezembro- Encontro de Coros, em S. Brás.
  • 7 de Dezembro- Jantar "Kulnatal" da Kuljovem.
  • 7 de Dezembro- Paulo Monteiro assina pelo Nespereira FC.
  • 8 de Dezembro- Inicia o NESPEREIRENSE 2008.
  • 13 de Dezembro- Jantar de Natal dos Bombeiros.
  • 19 de Dezembro- Festa de Natal da Casa do Povo de Nespereira.
  • 20 de Dezembro- Móveis Belita ganha a taça à Café Faria.
  • 21 de Dezembro- Almoço de Natal da ASSRN.

E assim, podemos ver, tudo o que se sucedeu no ano de 2008.

A equipa d'A VOZ DO POVO deseja a todos os leitores UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO.

NÃO PERCA O REVEILLON 2009...

No dia 31 de Dezembro, o Nespereira FC, irá ceder o seu salão, para mais os jovens, poderem passar o ano de 2008 para 2009.
Ainda, sem grandes detalhes, apenas se sabe que será uma festa de convites, com música ambiente, e que começará às 22h. Ainda, se pode constatar que o preço será de €15.

SIMBOLO DA ASSRN MODIFICADO PARA MAIS SOFISTICADO.



A ASSRN, veio modificar o seu logo a pedido da Segurança Social, sendo apresentado três trabalhos, mas com o de Pedro Semblano, a ficar como o escolhido.
A construção do logo explica o seguinte:
" a escolha da letra recaiu no Tw Cen Mt Condensed Extra Bold, pela harmonia e pouca vulgaridade.
Nespereira, o local da fundação e sede, assume a cor verde, cor da freguesia e que simboliza acima de tudo o vigor e a esperança.
A Associação de Solidariedade Social e Recreativa, como parte de Nespereira e terras vizinhas assumiu o castanho que personaliza a cor da terra, a maturidade e a responsabilidade.
Depois, acrescentou-se três elementos figurados personificando seres humanos dando a mão num círculo sobre Nespereira e a Associação.
A escolha de três exprimeo próprio significado do número: fé, esperança e solidariedade, sendo que as três figuras envoltas no nome personificam a infância, a juventude e a terceira idade (alvos da associação).
As cores das figuras:
Vermelho- personifica o sentimento;
Verde-Personifica o vigor, a juventude e a esperança;
Azul- Personifica o céu, o espíritoe o horizonte."

NESPEREIRENSE 2008- QUEM SÃO OS FINALISTAS!

Antes de mais nada, importa referir que sendo esta a primeira votação online, sobre os Nespereirenses, a escolha de cada um dos votantes, teve de certeza em conta, não apenas o ano de 2008, mas também todo um percurso que numa ou noutra área, ou até em mais do que uma, os candidatos vêm fazendo, nalguns casos há muitos anos.
Embora não fosse esse o objectivo, certamente por ser o primeiro, foi não só, mas também isso que aconteceu.
Mas quem são afinal os 8 finalistas?

Júlio Semblano, empresário, inaugurou em 2008, mais um moderno espaço de restauração, na região do Grande Porto, o take-away PERFECT GRILL.
Natural de Nespereira, concretamente do lugar de Pindelo, muito jovem se aventurou na restauração, primeiro na capital e depois no Porto.
O seu espaço mais conhecido, o Restaurante Grelhador da Giesta, é desde há vários anos espaço de eleição, para encontros e eventos dos Nespereirenses no Grande Porto.
Foi durante alguns anos director do Nespereira Futebol Clube, com quem continua colaborando, bem como com todas as outras instituições, sempre que lhe é pedido.
Em Nespereira, é ainda sócio da Funerária Semblano.

Hernâni Andrade, empresário, terá vivido em 2008, o ano de maiores emoções.
Depois de um início de ano, ao ritmo dos anteriores, com uma forte presença em Espanha, onde amealhou um enorme prestígio, no meio da construção civil, teve um segundo semestre que tão cedo não esquecerá, mas pelos piores motivos. A sua empresa foi arrastada por uma das mais mediáticas falências em Espanha.
Lutador, continua tentando inverter o rumo dos acontecimentos, e lentamente vai conseguindo.
Coordenou a construção do Museu/Sede do Grupo Folclórico de Nespereira, com quem colabora.
Nespereirense de gema, foi durante muitos anos, um pilar do Nespereira Futebol Clube, onde esteve como jogador, treinador e director.

Idalete Teles, Presidente do Grupo Folclórico de Nespereira, viveu em 2008 provavelmente um dos momentos mais felizes da sua vida associativa, com a inauguração do Museu do Grupo.
Presidente do “rancho” faz muitos anos, é reconhecidamente o rosto da associação, que transformou em muito mais que um rancho folclórico, como exemplificam por exemplo, as Marchas de S.João, entre muitas outras iniciativas.
Tem o dom de saber unir esforços de muita gente, em volta dos objectivos que tem.
Vem colaborando pontualmente com outras instituições.

Mário Leitão, Presidente do Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo, uma das “surpresas” entre os finalistas, mas apenas para os mais distraídos.
Presidente de uma pequena associação, nunca desanimou nem se sentiu menorizado. Desde que assumiu o comando da mesma, vem continuando com algumas iniciativas já antigas como o Torneio de Sueca, mas foi expandindo e tornou conhecido na região, o temático Carnaval de Pindelo, reavivou o grupo de teatro, entre outras coisas.
Em 2008, o espaço inaugurado no ano anterior, a Sede do Grupo, (uma conquista sobretudo sua), foi o palco escolhido para a maior parte das actividades culturais em sala, da freguesia, que não contou nos primeiros 9 meses, com outro espaço agora disponível.
É também director dos Bombeiros de Nespereira.


Cláudio Oliveira, Secretário da Assembleia Municipal de Cinfães, tornou-se em 2008, o primeiro Nespereirense a integrar a também primeira Assembleia Intermunicipal da Comunidade Urbana do Tâmega e Sousa, numa escolha dos deputados da Assembleia Municipal de Cinfães, de que faz parte desde 2001.
Está, pelo seu bom relacionamento junto da Câmara, ligado a algumas das principais obras conseguidas e projectadas para Nespereira.
Desde “sempre” ligado às associações, esteve nos bons e maus momentos de muitas delas. Destaque para a primeira vez que o Nespereira F. C., subiu no principal escalão do futebol de Viseu, ou para a sua participação no grupo que em 2001, acabou com a crise directiva, que vinha de muitos anos, nos Bombeiros de Nespereira.
Nestas duas colectividades, é neste momento ainda, Presidente da Assembleia Geral da primeira, e Secretário da Assembleia Geral da segunda.
Na Banda de Música de que foi presidente entre 2001 e 2006, para além do prestígio que colocou nela, em todo o país, fica directamente ligado ao regresso da escola de música, que tem dado excelentes frutos.

Fátima Sousa, Vereadora da Câmara Municipal de Cinfães, com motivos para sorrir em 2008, pela sua acção na Câmara, onde conquistou o respeito de todos e é considerada um elemento fundamental no progresso do Concelho de forma geral, e particularmente de Nespereira, para onde não se tem cansado de propor e conseguir importantes realizações, que não se resumem apenas a obras, mas também à criação de postos de trabalho, às oportunidades de formação, etç.
No entanto, talvez a sua conquista mais importante nesse ano de 2008, venha da sua vida associativa (Presidente da Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira) e tenha sido mesmo a assinatura do protocolo que vai permitir a construção do Complexo Social Armando Soares, naquela que vem sendo já considerada como a maior obra de sempre na freguesia de Nespereira e uma das maiores no Concelho.
Trabalhadora e lutadora incansável, detesta o protagonismo, deixando assim que muitas vezes o mérito que lhe deveria ser atribuído, seja (mal) repartido.
Empreendedora, foi a responsável pela vinda para Nespereira de uma importante unidade particular de saúde, onde hoje recorrem muitos Nespereirenses.

Ercílio Galhardo Neto, Pintor, nascido no Brasil e residente em Nespereira desde quase o berço, mais uma das surpresas entre os finalistas. Não vai esquecer 2008.
Foi o ano, em que lado a lado a lado com outros dois Nespereirenses e um residente não natural, teve oportunidade de expor o seu trabalho, polémico e diferente, como gosta.
Mas foi também o ano em que travou uma importante batalha, que conseguiu vencer.
É desde há muito colaborador com diversas associações, onde se destaca a sua paixão pelo Nespereira Futebol Clube.
É no entanto membro do Grupo Folclórico, dos Bombeiros de Nespereira e voluntário da Associação de Solidariedade.

Alexandre Coelho, Maestro, também nascido no Brasil, cedo veio para Portugal. Chegou em 2008, à chefia da Banda de Música Militar do Porto.
Flautista que sempre se destacou pela positiva, continua com o mesmo reconhecimento, agora como maestro.
É desde há muito, a figura maior da Banda de Nespereira, que actualmente dirige.
Como se disse, está desde esse ano, na Banda do Porto, mas passou os últimos dois, a dirigir a Banda Militar dos Açores, onde se consta fez um excelente trabalho.
Alexandre é também compositor.

domingo, 21 de dezembro de 2008

FESTA DA ASSRN APRESENTA TRABALHO REALIZADO NO ANO...














































No dia 21 de Dezembro de 2008, a ASSRN veio, oferecer o seu almoço de Natal, a todos aqueles que são intervenientes na vida do dia-a-dia.
O almoço foi servido na parte de baixo do Centro Paroquial. Apenas foram convidados, o Presidente da Câmara, Prof. Pereira Pinto, e o sr. Padre José Augusto. Muito bem servidos, de entradas, veio de seguida a sopa, que preparou o prato principal: o bacalhau!
Após, o almoço, ainda antes das sobremesas, teve tempo ainda, para cantar os parabéns à um utente, que festejava o seu aniversário, tendo direito à bolo.
Após a sobremesa, todos se deslocaram para o auditório do Centro Paroquial, onde se preparou a sessão de discursos.
Para começar, a Enf. Fátima Sousa, apresentou um discurso retrospectivo, sobre o trabalho da ASSRN, neste anos, e agora, neste ano, o valor que a obra necessita: 1.600.000 €!
Ainda assim, a Presidente, resolveu homenagear, pois estamos em época natalícia, todos aqueles que trabalham, que convivem, e que são a razão disto(funcionárias, voluntários, directores e utentes).
Depois, o senhor António Ribeiro, representando a Junta de Freguesia, veio discursar, mostrando que, por sua vez, considera muito importante o apoio a todas estas obras.
O sr. Padre, veio dar mais uma boa mensagem de Natal, assim como o sr. Armando Soares.
Já, o Presidente da Câmara, considerou a obra importante, e que, ela corra bem, sem percalços. E voltou a tocar no ponto, da recessão que se aproxima.
Tanto se falou, tanto se falou, que três elementos directivos, subiram ao palco, e com Catarina Leitão a falar, esta resolveu partilhar o malmequer, que lhe foi dado, conjuntamente com a Presidente.
No final, e porque os utentes estavam muito cansados, apenas actuou Xana Felício e mais um grupo de voluntários, a cantarem "Pinheirinho", e depois, ainda, o Coro da Banda de Música, que cantaram três peças, inclusivé "Gloria In Excelsis Deo".
Por fim, Luís Leitão, apresentou um pequeno filme dos utentes da ASSRN.

FINFAS INICIAM GRANDE ÉPOCA DE NATAL... NOS BAILES!







No dia 20 de Dezembro, à noite, o Salão do NFC, voltou aos tempos idos dos bailes naquela região. Em época de extinção, o Salão voltou a ser reutilizado para os pares dançarinos. E, ainda, bem utilizado, como o grupo "Os Finfas de Nespereira".
"Os Finfas", são uma orquestra de bailes, muito antiga, porém muito famosa, pela composição original das músicas, tocadas naquela miscelânea da ciência de música de Banda, com o tradicional empirismo auricular de Rancho.
Constituído por um clarinete, um saxofone, um acordeão, duas violas e um vocalista, o grupo "encheu" o salão, e animou até os mais recentes imigrantes que tinham chegado à nossa terra.
Foram presentes no salão, cerca de 90 pessoas.

3º TORNEIO ANTS- BELITA "COMEU" A TAÇA A FARIA.



























































































































No dia 20 de Dezembro, a Liga Record Nespereirense, organizou o 3º Torneio ANTS. Mediante um sol radiante, as equipas se apresentaram no Parque de Jogos Isidro Semblano, a fim de darem inicio à competição. A competição foi encarada com certa brincadeira, usando um certo carrinho de mão como maca, e uma linha estrondosamente, muito bem posta, pelo organizador. De manhã, os jogos terminaram comuma certa alegria.
De tarde, a verdadeira competição viria a começar, com a equipa do Grelhador da Giesta, sendo eliminados, assim como o Café O Imigrante- os detentores do título- que perderam nas grandes penalidades com o Churrasqueira Faria, após um empate de 4-4, conseguido nos últimos momentos.
Já na final, Churrasqueira Faria iria defrontar com o Móveis Belita, e então, este dependendo de Jorginho, avançou com a sua equipa para o marcador. Mas, Carlitos e Leitão, avançaram o marcador, pondo o Churrasqueira Faria com a mão na taça.
E... quando menos se espera, num contra ataque- a 20 segundos!!!- de Jorginho, este dá a bola a Paulo Tiago, que empata o resultado.
Resultado desenpatado nos penalties! Até Sérgio Silva falhar, e dar a taça aos Móveis Belita.
Ainda assim, Pedro Teixeira foi o Melhor Marcador, assim como Mário Abrantes, o melhor marcador.
Para o ano há mais...
7 do VOZ DO POVO
Pedro Teixeira
(Móveis Belita)
Filipe Fonseca Tiago Fonseca Quim
(Móveis Belita) (Móveis Belita) (Talhos Sta. Teresa)
Sérgio Silva
(Churrasqueira Faria)
Mário Abrantes Jorginho
(Café O Imigrante) (Móveis Belita)

sábado, 20 de dezembro de 2008

CASA DO POVO DE NESPEREIRA FESTEJA NATAL COM FESTINHA CULTURAL...































A Casa do Povo de Nespereira, veio, no dia 19 de Dezembro, organizar uma Festa de Natal, para professores, alunos, pais e entidades. O espectáculo foi realizado na Casa Museu do Rancho, na Granja.
A actuação começou por ser irreverentemente apresentada por Diana Fernandes, que com todo o seu humor, e com todo o seu à vontade, começou por apresentar o conjunto de alunos de flautas de bisel, que actuaram duas peças muito bonitas.
A seguir vieram dois alunos de orgão, que também vieram demonstrar a sua progressão, assim como os alunos de acordeão.
A seguir, veio a actuação das violas, depois, cavaquinhos e violinos, até a bela apresentação dos cantos, e enfim, dos Cavaquinhos de Travanca, que deram uma excelente actuação.
Ainda assim, o Pai Natal, apareceu na Granja, para entregar umas lembranças, às poucas entidades presentes, aos professores (e "não é professor, mas é como se fosse"- como diz a apresentadora), e aos alunos.
No fim, ainda houve uma pequena actuaçãozinha, de um Presépio, produzido pela Casa do Povo, realizado por Ercílio Galhardo Neto, e protagonizado pela Prof. Lúcia e por Acácio Semblano.
No final, houve lugar ainda, para um lanche fantástico. Parabéns a D. Lucília, à D. Fernanda, à D. Amandia e ainda à D. Fátima, que muito trabalharam.