PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

domingo, 30 de novembro de 2008

A NEVE VIROU NOTÍCIA...

Serra do Montemuro (vista de Vilar Darca)


Vilar Darca- Santiago de Piães

Vilar Darca- Santiago de Piães


Ervilhais- Nespereira

Ervilhais- Nespereira

Ervilhais- Nespereira

No dia 29 de Novembro de 2008, Nespereira acordou gelada , mas muito chuvosa... o tempo previa a vinda de neve- que já tinha visitado o Ervilhais, desde o dia 28!- aqui na parte baixo de Nespereira.
Entretanto, os diversos Telejornais nacionais, apresentavam como notícia principal, a neve que caia no Norte de Portugal, e entre eles, estavam referenciados Cinfães, Castro Daire, Lamego, etc.
De noite, de repente, através dos B.V. Nespereira, soube-se que a estrada para Cinfães, via Ervilhais, estava cortada, além de os B.V. Cinfães terem pedido auxílio aos Bombeiros de Nespereira para um resgate de um grupo de pessoas que ficaram presos perto da Cruz do Fojo. Ainda se soube que a estrada para Cinfães, via Vilar Darca, também ficou intransitável com a neve.
De repente, por volta das 19h20, começou a nevar, em Nespereira, com os mais antigos a dizerem que o dia de hoje amanheceria branquinho, e se as temperaturas e a fluência da neve, fosse idêntica, Nespereira ficaria cercado, sem estradas. Pois, Cinfães já estava bloqueado, assim como Arouca, sobrando apenas, a Estrada Nacional, que liga a Castelo de Paiva.
E Nespereira, continuou a ser "premiada" com neve pela noite dentro, e de manhã cedo, o Nicho e a Vista Alegre, encontravam- se brancos com a neve e as baixas temperaturas que se sentiam no domingo.
Se, alguém tiver alguma foto interessante da neve, envia para cilogalhardo@hotmail.com, envie as suas , para poder publicar n'A VOZ DO POVO!


Foto: Simone Oliveira

sábado, 29 de novembro de 2008

CORRERAM MAIS...JOGARAM MELHOR...MERECERAM GANHAR!!

Vouzela 4 – 0 Nespereira

Nespereira:
Jorge Ramalho; Pedro Cardoso (Pereira), Vilarinho, Nuno Cardoso, Teles (Jorge); Sérgio Silva, Marcelo, Thiago; Jorginho, Gil, Pepe (Carlitos).


No dia 23 de Novembro, do ano de 2008, o Nespereira deslocava-se a Vouzela, para disputar a sétima jornada da 1ª divisão distrital, Zona Norte, contra a equipa do Vouzela.
O Nespereira entrou muito mal no jogo, deixando o Vouzela controlar a partida a seu belo prazer. Para o Vouzela este era um jogo decisivo, pois precisavam ganhar para fugir do fundo da tabela, e talvez por isso o Vouzela “deu o litro” nesta partida. Mostraram claramente que mereceram vencer a partida, pois tiveram mais garra, correram mais e mostraram mais vontade em vencer este jogo.
A primeira parte foi toda do Vouzela e perante este domínio, o Nespereira acabaria mesmo por sofrer o primeiro golo já muito perto do intervalo. Este seria também um lance muito contestado pelos jogadores do Nespereira, pois quando é feito o passe para o avançado Vouzelense, este parece estar claramente em posição de fora de jogo. Como a equipa de arbitragem mandou seguir, o avançado, isolado perante Jorge Ramalho, não teve muitas dificuldades em fazer o 1-0. Poucos minutos depois o árbitro apitava para o intervalo.
A segunda parte não foi muito diferente da primeira, com o Vouzela a entrar melhor e a continuar o seu domínio no jogo.
Ainda dentro do primeiro quarto de hora da segunda parte, o Vouzela iria chegar ao golo. Depois de um cruzamento para o interior da área do Nespereira, Jorge Ramalho e Thiago Oliveira desentenderam-se na disputa da bola, com esta a sobrar para um jogador do Vouzela, e este com a baliza à sua mercê, fez o 2-0.
O Nespereira tentou reagir, e minutos mais tarde iria mesmo criar a sua melhor oportunidade de golo através da marcação de um pontapé de canto. Já dentro da pequena área, numa confusão pela disputa da bola, esta sobrou para Carlitos que rematou de pronto para a baliza, mas o guarda redes Vouzelense acabou por fazer um grande defesa. Dois ou três minutos depois deste lance, o Vouzela iria matar o jogo. Depois de uma perda no meio campo da equipa do Nespereira, um jogador do Vouzela iria aproveitar essa perda para fazer o golo da tarde. Um remate em arco, fora da grande área, ao ângulo superior esquerdo da baliza de Jorge Ramalho, não lhe deu quaisquer hipóteses de defesa, fazendo assim o Vouzela o 3-0.
Até ao final da partida o Vouzela continuou a criar mais situações para marcar, mas não o iria fazer mais nenhuma vez. O Nespereira também criou uma boa situação para reduzir a desvantagem, através de um bom remate de Jorginho, mas o guarda redes da equipa contrária fez nova grande defesa.
O jogo terminava então com a vitória justa do Vouzela por 3-0.

A Figura – …….

Perante um jogo menos conseguido por parte do Nespereira, eu decidi não colocar nenhum jogador como figura, pois não encontrei nenhum que se destacasse pela positiva de todos os outros.

Crónica: Bruno Monteiro

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

LIGA RECORD NESPEREIRENSE ORGANIZA NOVOS TORNEIOS.

Segundo o Blog da Liga Record Nespereirense, este irá organizar no próximo dia 20 de Dezembro, o 3.º Torneio de Futebol de 7. Nos outros dois torneios, os vencedores de 2006 foram: Café Faria, e em 2007 foram: o Café O Imigrante. Este ano, quem será o vencedor?
E no dia 27 de Dezembro, será organizado o Torneio de Futebol Virtual- Pro Evolution Soccer, onde Jorge pedro Monteiro irá defender o título de campeão do 1.º torneio.

NATAL FESTEJADO PELAS ASSOCIAÇÕES...

Nespereira terá o Natal festejado pelas diversas Associações da nossa terra, agora em Dezembro. As datas serão as seguintes:
  • Dia 6: Rancho Folclórico
  • Dia 7: Kuljovem
  • Dia 13: Bombeiros
  • Dia 20: Assoc. Solidariedade Social Recreativa de Nespereira

Ainda, não se sabe se a Casa do Povo, a Banda e o Nespereira FC irão fazer jantar de Natal, esperando alguma informação.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

ASSRN MUDA DE SÍMBOLO.

Mediante uma fonte informativa, A VOZ DO POVO, apurou que a Direcção da A.S.S.R.N., decidiu substituir o símbolo da Associação, que- ainda é!- são as célebres mãos, por outro símbolo.
Segundo, a Presidente da Associação, a Enf. Fátima Oliveira, a Segurança Social exigiu um símbolo mais trabalhado para a entidade, visto que a obra arrancará, no ínicio do ano de 2009.
Uma empresa de design, e o próprio arquitecto, criador do projecto do Lar, autopropuseram alguns símbolos, mas sendo escolhido um símbolo "oferecido" por Pedro Semblano.
O símbolo serão três riscos, que representarão a infância, a juventude e a terceira idade.
Dentro em breve, apresentaremos o novo símbolo.

JUVENTUDE NESPEREIRENSE VISITA SERRA DA ESTRELA!







































No passado dia 22 de Novembro, a Associação Kuljovem, organizou um passeio até à Serra da Estrela.
O passeio iniciou-se às 9 horas da manhã, no lugar da Feira. Estiveram presentes 53 "jovens", entre eles o Presidente da Junta de Freguesia, Prof. Mário Teixeira.
Enquanto, os passageiros da frente iam adormecidos, os passageiros da traseira já iam mais animados, impulsionados por uma pequena garrafa de bagaço com mel, que circulou para animar os jovens. Pirica era o mais electrizante dos passageiros, com as suas cantorias.
Chegando em Viseu, parou- se no Rossio, onde se pode tomar um cafezinho, e comprar o pão para o farnel na Serra.
Após isto, pôs- se a caminho do destino, parando-se apenas na barragem da Lagoa Comprida, onde os passageiros atravessaram a barragem a pé. De seguida, o destino foi a Torre. Não se vislumbrou neve nenhuma, mas sim o tempo estava solarento, por vezes fazendo calor, quando o vento amainava.
De seguida, parou- se em Gouveia, a fim de se partilhar farnéis, onde chegou a haver quem comesse pão com queijo da serra. Como "sobremesa", os jovens mais aventureiros tiveram a possibilidade de poderem fazer slide, e ao fim da tarde, puderam jogar mini golfe.
Após isso, começou o regresso, mas não sem antes, jantarem em Folgosinho, onde comeram no Albertino. Os pratos foram os seguintes:entradas de queijo da serra,chouriço assado e outros, pratos foram feijoada de javali, cabidela de coelho, vitela assada, cabrito assado no forno e leitão.
A animação foi total entre o povo nespereirense, com as diversas cantorias e a algazarra natural criada pelo Alberto Leitão e pelo Pirica.
Mas, ficou- se na retina e na memória, a interpretação soberba, da Maria João Tavares, da canção "Chuva" de Mariza, e de "Boa Sorte" que interpretou conjuntamente, com Luís Leitão.
O regresso foi calmo, apesar dos enjoos de alguns elementos, chegando à Feira apenas às 2 horas da manhã.
Texto: Ercílio Galhardo Neto
Reportagem e fotos: Simone Oliveira

terça-feira, 18 de novembro de 2008

CINFÃES RECEBE(RÁ?) CAMPEÃO NACIONAL PORTO...

Na semana passada, o C.D. Cinfães, foi à sede da FPF, a fim de saber qual o seu adversário, e quem não foi, senão o Campeão Nacional: FC Porto!
Sendo assim, nestes oitavos de final, o Cinfães tem a sorte de receber o FC Porto, no dia 14 de Dezembro.
Mas, a vinda de Lucho, "Licha", Hulk & Cª, lda., está a se tornar uma autêntica novela, em plenas vesperas de receber. Ora a contra informação, "informa-nos" de que já não existem bilhetes para o jogo, de que o jogo não será em Cinfães, mas talvez no Marco de Canaveses, ou até mesmo, no Dragão!!!
Por enquanto, o CD Cinfães, ainda não tem conhecimento de qualquer destas alterações, não passando de boatos.

domingo, 16 de novembro de 2008

MÁGICO ABRIU A CAPOEIRA COM AJUDA BRASILEIRA!

OLIVEIRA 1-3 NESPEREIRA
NESPEREIRA: Jorge; Pereira, Márcio, Vilarinho, Nuno Cardoso; Sérgio Silva, Pepe, Vítor Andrade (Marcelo), Jorginho ( Miguel), Thiago, Gil (Isaias).
Golos: Jorginho (g.p.), Pepe, autogolo do Oliveira.
Num dia agradável de Outono, o Nespereira deslocou-se a Oliveira do Douro, a fim de enfrentar a equipa da terra.
No tipico campo pequeno, onde a distancia da linha da grande área para a linha lateral é de apenas 2,3 m de distância, o Nespereira começou bem o jogo, e logo de ínicio, Gil ganha uma bola, passa pelo Guarda-redes oliveirense, e não consegue finalizar da melhor forma.
Ambas as equipas ainda se estudavam, quando Thiago domina dentro da grande área, e é "ceifado" pelo lateral esquerdo do Oliveira, com o árbitro a assinalar a grande penalidade. Jorginho, correu para a bola e marcou o 0-1.
O Oliveira cresceu, e começou a cair em cima do Nespereira,descaindo mais para o lado esquerdo da nossa defesa. Rui Duarte foi uma dor de cabeça para Márcio, que cedo levou um cartão amarelo. Renato, de cabeça, quase marca o empate com a bola a bater no poste.
Minutos depois, Rui Duarte, domina a bola dentro da área, e Márcio faz falta para grande penalidade. Márcio leva o segundo amarelo, e é expulso. Na grande penalidade, Renato marcou o empate. O Oliveira, continuou a procurar a vitória, mas nada conseguiria antes do intervalo.
Após o intervalo, o Nespereira voltou a jogar inteligentemente, de forma organizada e fria, não concedendo espaços aos adversários, e lançando contra ataques venenosos.
E num dos espaços, que o Oliveira concedeu a Pepe, o "Mágico" da saída do meio campo, remata, a bola bate no chão, desvia num pequeno rego que o terreno de jogo faz, e proporciona ao público presente, o golo da tarde. Um grande golo para o "Mágico", um grande "frango" para Moca. Era o 1-2. O Oliveira, resolveu voltar à carga, mas não conseguia ultrapassar aquela muralha defensiva nespereirense: Pereira- Vila- Nuno- Sérgio.
Entretanto, enquanto o jogo se passava lá dentro, cá fora passava outro espectáculo... o guarda redes oliveirense, responde à umas provocações do público, e visivelmente, irritado dirige-se, para o público, mas recuando. Algum público, que nem presente estava na hora e no local da situação, resolve se atirar contra os portões de entrada do recinto, com muitos a porem o adepto oliveirense fora do recinto.
Enquanto isso, começou o show de Thiago. Thiago foi o mais venenoso dos atacantes nespereirenses, e dele nasceu o terceiro golo. Ganhou a bola, nas costas de Hilário, e rematou permitindo à Moca uma excelente defesa, mas largando a bola, e já sem ângulo, faz um passe rasteiro com um defesa do Oliveira, que vinha pressionado por Ísaias, a meter a bola na sua própria baliza. Era o 1-3, e parecia a conformação do Oliveira, relativamente, à derrota!
Marcelo, ainda teve a hipótese de marcar o 1-4 , mas não teve o engenho para marcar.
De sublinhar, ainda a agressão de Moca a Marcelo, na frente do árbitro, durante uma jogada, mas com este a nada assinalar.
Grande vitória do Nespereira, num campo extremamente dificil!
Quanto à arbitragem, Adelino Duarte, esteve bem, perdendo apenas o controle da arbitragem no final.
A FIGURA-Pepe
Começou a jogar como um médio criativo, mas a expulsão de Sérgio, obrigou Pereira, a alterar o esquema todo, passando Sérgio Silva para defesa esquerdo, e Pepe, para uma função mais defensiva. Foi muito eficaz, não permitiu espaço aos adversários, e ainda marcou um golo- embora um pouco com o consentimento do guarda-redes- do meio da rua.
De sublinhar a eficácia da dupla de centrais, que não tiveram cerimónias, e não deixaram os avançados oliveirenses marcar.

GASOLEO ROUBADO NOS REPETIDORES, DEIXA NESPEREIRA SEM TELECOMUNICAÇÕES...

No Sábado, Nespereira ficou sem comunicações das operadoras OPTIMUS e TMN, desde a manhã até o final da tarde.
O motivo da ausência dessas operadoras, foi o facto de haverem alguns larápios, que estão roubando, o Gasóleo que "alimenta" o motor das antenas, que permitem aos seus clientes, utilizar, os telemóveis e internet.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

DUAS NESPEREIRENSES NO MEIO DOS PREMIADOS DE MÉRITO ESCOLAR.

Nespereira mostrou mais uma vez, ser um lugar de inteligência, com duas nespereirenses a serem premiadas pelo mérito das suas prestações durante o ano escolar.
Ana Soares ( E.B. 2,3 de Cinfães), recebeu o prémio de 150€, pela sua prestação no 6º ano, enquanto Ana Silva (E.B. 2,3 de Cinfães) recebeu o prémio de 250€, pela sua prestação no 9º ano.

DECISÕES AUTÁRQUICAS RELATIVAS À NESPEREIRA.

A C.M. de Cinfães decidiu a 23 de Junho de 2008, atribuir à A.S.S.R.N., 47,50 € por dia, pelo circuito que fazem, de Paradela e Lourosa, até a Escola da Feira.
Nessa mesma reunião, ficou decidida, a Camara decidiu comparticipar em 20% do valor do I.V.A. para a realização das obras.
A Câmara ainda decidiu atribuir a pavimentação da E.M.556 de Macieira à E.N.225 nos passantes, à Empresa Montalvia, ficando por 173.843,18€, conforme o Orçamento apresentado.
Foi solicitado pela Comissão de Festas de Sant'Ana e S.Joaquim e Junta de Freguesia, um pequeno subsidio para o Concurso de Bovinos de Raça Arouquesa em Paradela, deliberando então atribuir à Junta de Freguesia de Nespereira o valor de 350€ .
A A.S.S.R.N. pediu também uma ajuda de custo, para aquisição de uma nova viatura no valor de 10.991,74€, com a Autarquia a deliberar dar 40% do valor da viatura sem I.V.A., com apresentação de factura e recibo.
A C.M. de Cinfães decidiu atribuir ao Rancho de Nespereira, derivado ao Festival Internacional de Folclore, a verba de 600€ para a realização do evento.
Foi atribuída pela autarquia à todas as Instituições de Solidariedade, incluindo a A.S.S.R.N., o valor de 6.000€.
A Autarquia decidiu atribuir o habitual subsidio de manutenção à Banda Marcial de Nespereira, no valor de 15.000€.

APRESENTADO A REQUALIFICAÇÃO DO ANTIGO LARGO DA FEIRA.

Foi apresentado na Revista Municipal de Cinfães, na semana passada, a requalificação do antigo Largo da Feira de Nespereira.
A intervenção prevê a redefinição do perfil da E.N. 225, na zona contígua ao largo.
O coreto Armando Soares, a Capela e as árvores serão mantidas, apenas modificando o posicionamento das fontes.
Será construído duas construções geometricamente identicas, que serão as instalações sanitárias e um quiosque para venda.
O espaço será construido, no intuito, de receber a Biblioteca Itinerante e da Unidade Móvel de Saúde.