PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

DIETÉTICA- CEREAIS DE PEQUENO ALMOÇO



Por: Drª Brígida Rocha

Não sei se ultimamente têm visto as notícias ou não. Mas o assunto que me leva a escrever é sobre os cereais de pequeno-almoço.
Os cereais de pequeno-almoço constituem uma refeição rápida e prática, nutritiva e saudável, pois fornecem os nutrientes essenciais como as fibras alimentares, as vitaminas e os minerais. Por outro lado, é assegurada uma ingestão de cálcio adequado, incentivando por exemplo ao consumo de leite que pode ainda ser completada com a adição de fruta. A sua ingestão fornece ainda uma mistura complexa de hidratos de carbono (amido) que, no seu conjunto, fornecem a energia necessária para começar bem o dia.
Mas quais os cerais que devemos escolher?
Foi realizado um estudo à escala mundial que revela que a composição da generalidade dos cereais têm excesso de açúcar. Por isso, devem ser consumidos com moderação. Foram testados 171 cereais de pequeno-almoço em 31 países dos cinco continentes. Uma acção desenvolvida em larga escala pelas diferentes associações de consumidores, que concluiu que os cereais têm açúcar a mais. Os mais doces foram encontrados nos Estados Unidos, onde o valor mais elevado correspondia a sete pacotes de açúcar por 100 gramas de cereais (preocupante, uma vez que os Estados Unidos são dos países onde existe maior percentagem de crianças com obesidade). Na Europa os valores são consideravelmente mais baixos. Mas, nem por isso menos preocupantes. Na Europa podemos verificar que em média, os cereais contêm o equivalente a cerca de 4,7 pacotes de açúcar, daqueles que colocamos no café.
Em Portugal, os resultados não são dos melhores. Foram testados dez variedades de cereais de pequeno-almoço de chocolate (os mais vendidos no nosso país) e todos receberam nota negativa já que também são excessivamente ricos em açúcar.
Para quem gosta de cereais ao pequeno-almoço deve sempre comparar a rotulagem nutricional e escolher aquele que contém menor quantidade de açúcar, para quem já prefere uma alimentação mais saudável deve optar por pão integral ao pequeno-almoço, porque além de ajudar a emagrecer contém maior quantidade de fibra alimentar o que permite que a pessoa se sinta mais saciada durante mais tempo e assim evita que coma passado pouco tempo depois de ter tomado o pequeno-almoço.
Para qualquer informação mande um e-mail para: brigida.ester@gmail.com

VOLTARAM OS ASSALTOS...

Como se não bastasse as já desgraças da vida de cada um, a onda de assaltos regressou a Nespereira!
Na tarde do dia 26 de Setembro, a casa do sr. Rolando Pinto, foi assaltada por larápios, que ninguém consegue identificar.
Segundo A VOZ DO POVO apurou, ainda se roubaram algumas coisas, mas os familiares da vitima não quiseram especificar muito mais!

domingo, 28 de setembro de 2008

ANDRÉ... VAIS! MAS SEMPRE FICARÁS AQUI!


Embora pareça um pouco meloso demais... esta é uma pequena homenagem que se pode fazer a alguém que gostamos, e que depois de amanhã irá atravessar o Oceano Atlântico, de volta às terras do Ipiranga, de volta à casa e de volta à sua família.
André, mais conhecido como "Baixinho", natural de Tocantins, chegou a Nespereira há cerca de um ano, pouco mais. Teve o seu período de adaptação, e com ele conquistou a simpatia de todos os nespereirenses. Alegre, espontâneo e educado, são atributos deste brasileiro baixinho divertido, que arrancou muitas gargalhadas, graças à sua espontaniedade, aos seus amigos!
Assisti, de muito perto o seu desenvolvimento, e as melhores e as menos boas situações... André conquistou amigos, e agora, por motivos, que só a ele lhe dizem respeito, resolveu voltar para o Brasil.
Apenas resolvi escrever estas linhas, porque as probabilidades de voltarmos a ver o André são minimas, derivado à distância e a forma expensiva que separa o Brasil de Portugal. Mas já assim André, não queria utilizar a primeira pessoa do plural, mas acho que todos concordarão comigo, todos nós nespereirenses, não iremos esquecer de ti, pois já deixaste a tua marca aqui entre nós!
Boa viagem e felicidades!

NESPEREIRA MUITO MACIO!





No dia 28 de Setembro de 2008, o Nespereira F.C. fez o seu jogo de apresentação aos sócios, perante a equipa cinfanense de Oliveira do Douro.
Pereira optou pelo seguinte “onze”: Jorge Ramalho; Rui Teles, Nuno Cardoso, Vilarinho, Márcio; Quim, Sérgio Silva, Paulo Sérgio; Vítor Andrade, Jorginho, Carlitos. A chamada de Rui Teles para defesa direito, a volta de Quim , Vítor Andrade e Paulo Sérgio, que tem estado ausente por lesão, são as novidades.
O jogo começou muito táctico e mesmo monótono. Muita bola pelo ar, muitos passes errados de ambas as equipas, e alguma preguiça predominou nos primeiros minutos do jogo. Mas, pouco a pouco o Nespereira começou a ganhar terreno, e começou a dominar o jogo, com o primeiro remate do jogo a sair dos pés de Vítor Andrade. Começou a pressionar- se cada vez mais, e num lance de bola parada, quase que Sérgio Silva, marca, falhando um cruzamento rasteiro que passou por toda a defesa do Oliveira.
A partir daqui, o Oliveira parece que acordou,e começou a apostar na velocidade dos seus avançados, lançando constantemente o jogo nas alas, solicitando imenso os seus extremos. Em duas ocasiões, valeu ao Nespereira a atenção de Vilarinho.
O Nespereira foi perdendo fulgor, e o meio campo começou a se desmoronar, com a lesão de Paulo Sérgio, que foi substituído por Marcelo. Voltou-se a jogar muito pelo ar, com as bolas muito raramente a chegarem aos extremos nespereirenses, ou a Carlitos. No minuto 34, num lance individual, pelo lado esquerdo, Rui Teles é passado por Vítor Hugo, que faz a assistência, no coração da grande área, para Renato, que livre, marca o 0-1.
O Nespereira tentou reagir, ainda, e por duas ocasiões Jorginho, ainda fez tremer a defesa oliveirense, em duas desmarcações, em que não conseguiu finalizar bem.
Ao intervalo, o Nespereira perdia em casa por 0-1, com Pereira a substituir Jorge Ramalho, Quim, Rui Teles, Vítor Andrade e Carlitos, por Zé Manuel, Jorge Abreu, Bateira, Pedro Cardoso e Gil.
O Nespereira perdeu um pouco de poder de choque, e na segunda parte, não conseguiu mesmo, por a bola no chão e sair a jogar em condições. Muitos passes errados, o meio campo completamente sem força, permitiu ao Oliveira fazer o jogo que lhes convinha, ocupando completamente o meio-campo, não deixando o Nespereira jogar, e fazendo contra ataques extremamente venenosos, com Quim Miguel na frente.
E num desses contra ataques, Pedro Cardoso, agarra o adversário dentro da grande área, fazendo falta, com o árbitro a não perdoar, e a marcar o respectivo castigo máximo. Quim Miguel, não perdoou e fez assim o 0-2.
O Nespereira continuava meio perdido, e perdia algumas bolas no meio campo, em detrimento do adversário, fazendo o público da casa ainda se assustar, pelo menos, mais uma vez, com os contra ataques.
A melhor hipótese do Nespereira, na segunda parte, veio de um pontapé livre, de Nuno Cardoso, que rematou forte e colocado, mas ao lado do poste.
Pouco tempo depois o árbitro apitou para o final do jogo. Jogo este que deu para passar a tarde e matar saudades dos domingos futebolisticos, mas que mostrou algumas fraquezas do plantel de Nespereira, e a necessidade de algum trabalho pela frente, que o treinador Pereira e seu adjunto André terão pela frente, para pôr a máquina a funcionar … até para a semana, porque para a semana já é a doer!

OS REFORÇOS:
Quim (3)- Voltou bem, com o típico jogo duro, característico dele, mas muito importante, assumindo- se como “trinco” da equipa.
Vítor Andrade (3)- Bons pés, mas já não tem o mesmo fulgor de outrora. Foi perdendo relevância nojogo, ainda na primeira parte.
Pedro Cardoso (2)- Muito trapalhão, acabou por piorar a situação, fazendo o penalti que deu o 0-2 ao Oliveira.
Isaías (3)- Foi talvez, dos mais esforçados, quando entrou, apesar de muita precipitação, e demonstrando ainda uma certa falta de forma.
Jorge Abreu (4)- Entrou e cumpriu. Fez diversas funções em campo, e lutou com jogadores mais experientes, sem qualquer medo, sendo preponderante para segurar o meio campo.
Gil (2)- É ponta de lança, mas não tem poder de choque para já. Tem bons pés, mas precisa de melhorar muito no jogo aéreo.
David (2)- Quase nem se viu…
Tiago Fonseca (3)- Entrou para lateral esquerdo, e também cumpriu na sua função, tendo jogado pouquinho. Apenas referência, para a ausência de tempo de salto, que o leva a perder lances de cabeça.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PLANTEL DO NESPEREIRA INSCRITO...

O Nespereira FC inscreveu ontem à noite, o seu plantel para a época 2008/2009. Sendo assim, Jorge Ramalho, apresentou os seguintes jogadores:

Guarda redes:
  • Jorge Ramalho

Defesas:

  • Pirica (1ª Inscrição)
  • Márcio
  • Vilarinho
  • Pereira (ex- Fornelos)
  • Nuno Cardoso
  • Tiago Fonseca (ex- júnior)
  • Bruno Daniel
  • Pedro Cardoso

Médios:

  • Vítor Andrade (ex- Parada)
  • Isaías
  • Sérgio Silva
  • Jorge Abreu (ex-júnior)
  • Pepe
  • Marcelo
  • Rui Teles
  • Quim
  • Miguel Vieira (ex-júnior)

Avançados:

  • Carlitos
  • Gil (ex-júnior)
  • Jorginho
  • Bateira

São estes os jogadores inscritos pelo Nespereira FC para a época 2008/2009, contando com algumas surpresas ainda pelo caminho, aguardemos!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

DR. ERCÍLIO GALHARDO EM PORTUGAL...

Chegou no dia 23 de Setembro, a Portugal, o Dr. Ercílio Galhardo, um dos fundadores da Faculdade de Economia D.Bosco, em Resende- RJ.
Pai de António Salazar Galhardo, Zélia Galhardo e José Galhardo, o Dr. Ercílio veio até às suas origens visitar os seus parentes, trazendo consigo sua esposa, D. Maria Ferreira e sua empregada, D. Cida. Programam estar em Portugal até 17 de Outubro.

VOZ DO POVO COM NOVA COLABORADORA...

A fim de melhorar a qualidade de informação deste espaço, o nosso "jornal" irá adicionar mais uma coluna para o seu legado.Sendo assim, a partir da próxima semana, A VOZ DO POVO, terá semanalmente, uma coluna dedicada à dietética, que ficará a cargo da Dra. Brígida Rocha, que irá fazer os artigos sobre o tema, podendo assim aumentar o nível de qualidade do nosso espaço.

ADÕES PREDOMINARAM, MAS COM FORMIGA NO MEIO!

A LIga Record Nespereirense fez no passado dia 20, o 1º Torneio de Pro- Evolution Soccer, um jogo de vídeo. Apesar da minha ausência, conseguiu se apurar que o vencedor do Torneio foi Jorge Pedro Monteiro, mais conhecido por Jorginho, que venceu na final o seu primo, Paulo Tiago. Em 3º lugar ficou Tiago Fonseca, que venceu João Eugénio.

domingo, 14 de setembro de 2008

DIA HISTÓRICO NA INAUGURAÇÃO DO CENTRO PAROQUIAL.

Mesa dos convidados VIP's na Inauguração do Centro Paroquial de Nespereira


Padre José Augusto ( Pároco de Nespereira)


Prof. Mário Teixeira ( Pres. Junta Freguesia de Nespereira)


Prof. José Pereira Pinto (Pres. Câmara Municipal de Cinfães)


D. Jacinto Tomás Botelho ( Bispo da Diocese de Lamego)

Bodas de Ouro de D. Norbinda e Sr. Adão Peres


Os músicos do Grupo Coral


Os 28 crismantes


O Bispo celebra a cerimónia sob o olhar concentrado do nosso padre


Muita gente no adro da Igreja de Sta. Marinha

O Arco de Boas Vindas ao Bispo...


O novo Centro Paroquial de Nespereira


O Bispo após a celebração da missa


No momento de descerramento da placa

Auditório esteve lotado de gente...

O dia 14 de Setembro de 2008 vai ficar marcado na memória de Nespereira para sempre.

Após alguns dias de intensa preparação para receber o Srº Bispo, D. Jacinto Tomás Botelho, Bispo da Diocese de Lamego, Nespereira engalanou-se e aperaltou-se da melhor forma, para assim o fazer, e fê-lo de forma exemplar e muito bem conseguida.

O Srº Bispo, atrasou- se ligeiramente, derivado a um acidente de viação, que teve no percurso até Nespereira, mas sem maiores sustos.

O sr. Padre iniciou a cerimónia, seguida do sermão do Srº Bispo, que crismou 28 jovens de Nespereira, e ainda pode celebrar as Bodas de Ouro de um dos casais mais característicos da terra: D. Norbinda e Sr. Adão Peres.

A cerimónia processou- se toda no adro da igreja, com o altar montado no coreto principal, mas com os restantes fiéis, que se mantiveram leais a importância do evento, a sofrerem com o sol abrasador que torturava os desprotegidos.

A cerimónia foi muito bem planificada, saindo tudo na perfeição, nos mínimos detalhes. A alegria irradiava no rosto do pároco da nossa freguesia, que de maneira simpática e cheio de vontade, convidou todos os presentes a partilharem da refeição que se iria passar em honra do Srº Bispo. O almoço era constituído por arroz à valenciana. Mas, uma brecha na organização permitiu a muita gente, que não estava convidada para o almoço com o Bispo, a entrar e num acto de- desculpem-me, mas é a palavra mais delicada que consigo encontrar!- má educação e falta de respeito, a ficarem de costas para o Srº Bispo, um pormenor que na etiqueta, é muito condenável.

De tarde, depois do almoço, as entradas do Centro Paroquial, apinharam- se e amontoaram-se de gente, curiosa e ávida pelo descerramento da placa, que foi inaugurado oficialmente por D.Jacinto Botelho, no dia 14 de Setembro de 2008. Já está inaugurado o novo Centro Paroquial.

Após isto, deslocaram-se todos para o auditório- que tem como lotação 138 pessoas, mas esteve presente bem mais do que isso, a fim de ouvir os discursos dos VIP's em questão. O primeiro a discursar foi o sr. Padre José Augusto, que na sua oratória, agradeceu a todos os que ajudaram, fez uma chamada de atenção pelo bom trabalho executado pelo sr. José Cardoso, empreiteiro da obra, e ainda fez uma breve resenha das contas da obra, informando os presentes de que, a obra no seu total terá atingido os 300.000 €, com 60.000 a ser subsidiado pelo Estado, assim como a Câmara subsidiou 30.000, e a Junta 5000 €. Mas , lembrou que ainda faltam pagar cerca de 80.000 €.

A seguir foi o Presidente da Junta, Prof. Mário Teixeira, que agradeceu o convite para estar presente neste evento, e congratulou o facto de Nespereira agora ter um espaço destes, que era necessário na nossa freguesia. Ainda, entregou uma lembrança ao senhor pároco da freguesia- uma salva de prata, assim como entregou achave de Nespereira, ao sr. Bispo.

O Pres. da Camara, reconheceu o enormissimo trabalho que deu a criação deste Centro Paroquial, tendo mesmo, que optar entre 3 obras, e revelando que optou por esta, por ser mais adiantado.

O sr, Bispo, nada de novo veio a acrescentar aos restantes discursos, relembrando que é importante utilizar o palco como um meio de evangelização.

Após os discursos, foi organizado entre as diversas associações . Iniciou-se com a peça da TVN , organizada pelo Grupo de Pindelo´, e que arrancou muitas gargalhadas ao público,principalmente o jornalista Zé Novidades. A seguir veio uma pequena orquestra de sopros da Banda, e depois o Rancho de Nespereira. A festa terminou, com a actuação de um fadista.

Não apenas pela obra feita, mas sim pela união que hoje o povo nespereirense demonstrou... não é apenas o sr. Padre que está de Parabéns...mas sim a população inteira, que teve influencia no bom porto a que chegou a obra.

sábado, 13 de setembro de 2008

RANCHO ACTUA NAS NOITES DE VERÃO GELADAS COMO O INVERNO...

A Camara Municipal de Cinfães convidou os Grupos Folclóricos do Concelho, para actuarem nas Noites de Verão que se tem passado todos os fins de semana, na Fonte dos Amores, em plena sede do concelho. E foi assim, que numa noite de 13 de Setembro, gelada, o nosso Rancho se deslocou até Cinfães, no autocarro cedido gentilmente pela autarquia, que foi fazer a sua actuação, conjuntamente com mais dois ranchos. O primeiro grupo a actuar, foi o Rancho Infantil e Juvenil de Tendais, que encantou os presentes, com as diversas crianças- a mais nova tinha 3 anos!- a calcarem os primeiros passos da dança folclórica da nossa região.
Seguidamente, actuou o Rancho Folclórico de Nespereira, que actuou muitissimo bem, apesar dos insistentes abanões que se faziam sentir derivado à fragilidade nitida do palco.
Logo de seguida actuou o Rancho de Travanca, e depois veio um pequeno baile pela Orquestra de Quinhão.

1º TORNEIO PRO EVOLUTION SOCCER.


A celébre FNTLR (Federação Nespereirense dos Treinadores da Liga Record)continua dando cartas, no âmbito do entretenimento nespereirense. Após a criação da Liga Record Nespereirense, que ainda não iniciou esta terceira época, contam, por enquanto, com apenas 15 equipas. A Liga Record apresenta este ano, a possibilidade de cada um comprar a sua equipa, através da internet, e do serviço MBNet. Além do torneio da Liga dos Campeões.
Mas a grande novidade será o 1º Torneio de Pro Evolution Soccer, que esta Federação irá realizar, no próximo Sábado, dia 20 de Setembro, a partir das 14 horas, na sede do Grupo Folclórico de Nespereira, no lugar da Granja.
Serão atribuídos prêmios aos 4 primeiros colocados. O preço de inscrição para o torneio será simbólico, com os Não sócios a pagarem €1 e os sócios a pagarem €0,50. Se quiserem se inscrever, podem se dirigir ao presidente da FNTLR, Vítor Andrade (939478212), Sérgio Silva (964414082) e Nuno Cardoso (912733318).
O Torneio promete!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

J.G. JOSÉ GALHARDO NÃO IRÁ FECHAR...

Segundo alguns comentários que surgiram, o Escritório de Contabilidade J.G.- José Galhardo, Lda, iria fechar no final do ano, com a proprietária e o seu co- proprietário neste caso, eu- a voltarem para o Brasil, sua terra natal.
Pois, como co-proprietário, afirmo, que nunca passou pela cabeça de nenhum de nós fechar o escritório, pois como já foi emitido em carta, num comunicado aos clientes prevalecerá a "vontade de seu fundador, em servir o melhor possível os seus clientes".
Esta casa não foi aberta para fechar, mas sim para servir, e a J.G. José Galhardo, não fechará, pois não tem necessidade disso, encontrando- se de boa saúde, e com os seus maravilhosos clientes.
Sendo assim desmentem- se todos os boatos que se ventilam, do encerramento do escritório de contabilidade J.G. José Galhardo, Lda., que ensinou à muita gente o seu ofício, e impulsionou alguns na sua vida, assim como a ida da proprietária, Catarina Galhardo, definitivamente para o Brasil.
Critica- se apenas as pessoas que inventaram este boato, pois são pessoas de má fé, mesquinhas, e que nem o fizeram com qualquer fundamento, tentando apenas prejudicar as pessoas em causa da J.G, José Galhardo.
A J.G. José Galhardo não é apenas um escritório de contabilidade, mas durante estes anos, tem sido, uma escola de vida para por quem lá passou. E como escola de vida, muita gente, aprendeu muito naquele escritório, e impulsionou- se, com a J.G.- José Galhardo não fazendo a minima intenção de fechar as portas, esperando, continuar com elas abertas durante muitos e muitos anos.

CIRCO VISITOU NESPEREIRA...

Nos passados dias 8 e 9 de Setembro, Nespereira foi visitada por uma companhia de circo amadora, que fez as maravilhas das muitas crianças, que por ali passaram a fim de ver os animais exóticos, palhaços, etc.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

NESPEREIRA APRESENTA A SUA EQUIPA TÉCNICA...

O Nespereira FC apresentou na última terça feira a sua nova equipa técnica para a época 2008/2009. O treinador António Pereira, será auxiliado pelo treinador-adj. André Pinho, que na época passada foi treinador dos júniores do Nespereira FC, conjuntamente com Rui Teles. Ainda, o novo elemento da equipa técnica será Daniel Monteiro, que será o preparador físico da equipa, e treinador de guarda redes.
Quanto ao plantel, o Nespereira ainda mantém dúvidas, pois apenas tem dois treinos, e o treinador da equipa, não decidiu qual o seu plantel definitivo.Quase certo é, a ausência, esta época, de Paulo Monteiro, o grande médio centro, que defendeu nestas últimas épocas a camisola do Nespereira, e permitiu à equipa, muitos sucessos, à nível de resultados.
Ainda, ventila-se a hipótese, da necessidade da aquisição de mais um guarda redes para a equipa, ainda não se sabendo ao certo nomes, mas falando- se muito na hipótese: Edgar Lacerda.

RANCHO A MEIO GÁS DÁ SHOW EM FERMENTÕES...



O Rancho Folclórico de Nespereira deslocou- se a Fermentões, no concelho de Guimarães, para participar no XXXI Festival Nacional de Folclore daquela freguesia. Após uma viagem no autocarro da banda, chegou- se ao destino, onde se pôde constatar, perante a multidão presente, que as corridas de galgos, tem muita popularidade por ali.
O jantar foi carne de porco à alentajana, servida na Escola local. Após isso, enquanto muitos assistiam ao jogo da Selecção A contra Malta, outros foram passear pela feirinha montada perto do palco, no local do festival. Lá encontrava- se tendinhas dos Escuteiros locais, do Lar, da equipa de Voleibol do V.Guimarães e do grupo da casa anfitrião.
O Festival começou com o tipico desfile, com o nosso grupo a ser apresentado como folclore de Trás-Os- Montes insistentemente.
O nosso grupo, ia ligeiramente desfalcado, não contando com o cantador, com duas das violas, com um acordeão, com alguns dançarinos, mas podendo se dizer que fez uma das melhores actuações da época, apesar do engano final do Fado.

CENA DE AGRESSÃO NA VISTA ALEGRE...

Apesar de dúbias, A VOZ DO POVO, conseguiu apurar que, na semana passada, na Vista Alegre, se passou uma cena de pancadaria entre homem e mulher, naquele local. Apresentaram-nos duas versões:

1) A primeira, um homem, meio embriagado, já em altas horas, aproximou- se da casa de uma senhora, e tentando aborda-la, bateu-lhe na porta, tendo esta atendido, e após alguns momentos de conversa, este tentou agredi-la, chegando um vizinho, dono de um café, que ainda lutou com o agressor, e evitou o pior.

2) A segunda versão, mais curta tem a haver com uma família mais problemática, em que o companheiro da mulher, teria tentado agredir a mulher, com um vizinho, a salvar mais uma vez, do pior.

Agora, A VOZ DO POVO, não conseguiu confirmar nenhuma das versões, ou mesmo ambas, podendo apenas apurar através de algumas conversas e declarações de algumas testemunhas.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

INICIO DE PESOS PESADOS PARA O NESPEREIRA FC NO SEU CAMPEONATO...

No dia 2 de Setembro de 2008, realizou- se, na sede da AF Viseu, mais um sorteio para o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Viseu, mais a 1ª Eliminatória da Taça Sócios de Méritos.

O Nespereira apresentou-se em Viseu, com o seu Presidente, Jorge Ramalho e Ercílio Galhardo Neto, a assistirem e a decidirem qual o número que mais lhe convinha para o calendário.

Após alguns acertos entre clubes, para poderem beneficiar de um calendário que não prejudicasse ninguém.

Após o sorteio, estes são os jogos do Nespereira FC e do "vizinho" Fornelos:





  • Taça (5 de Outubro): NFC-Vila Chã de Sá (c)/ Boassas-Fornelos (f)

  • 1ª Jornada (12 de Outubro): NFC- Fornelos (c)/ Nespereira- ADF (f)

  • 2ª Jornada (19 de Outubro): Carvalhais-NFC (f)/ ADF-Alvite (c)

  • 3ª Jornada (26 de Outubro): NFC-F. Aves (c)/ Sezurense-ADF (f)

  • 4ª Jornada (2 de Novembro): Arguedeira-NFC (f)/ ADF-Ceireiros (c)

  • 5ª Jornada (9 de Novembro): NFC-Vilamaiorense (c)/ Sernancelhe-ADF (f)

  • 6ª Jornada (16 de Novembro): Oliveira Douro-NFC (f)/ ADF-Vouzelenses (c)

  • 7ª Jornada (23 de Novembro): Vouzelenses-NFC (f)/ ADF-Carvalhais (c)

  • 8ª Jornada (30 de Novembro): NFC- Alvite (c)/ Fer. Aves-ADF (f)

  • 9ª Jornada (7 de Dezembro): Sezurense-NFC (f)/ ADF-Arguedeira (c)

  • 10ª Jornada (14 de Dezembro): NFC-Ceireiros (c)/ Vilamaiorense-ADF (f)

  • 11ª Jornada (21 de Dezembro): Sernancelhe-NFC (f)/ ADF-Ol. Douro (c)

  • 12ª Jornada (11 de Janeiro): Fornelos-NFC (f)/ ADF-Nespereira (c)

  • 13ª Jornada (25 de Janeiro): NFC-Carvalhais (c)/ Alvite-ADF (f)

  • 14ª Jornada (1 Fevereiro): Fer. Aves-NFC (f)/ ADF-Sezurense (c)

  • 15ª Jornada (8 Fevereiro): NFC-Arguedeira (c)/ Ceireiros-ADF (f)

  • 16ª Jornada (15 Fevereiro): Vilamaiorense-NFC (f)/ ADF-Sernancelhe (c)

  • 17ª Jornada (22 Fevereiro). NFC-Ol. Douro (c)/ Vouzelenses-ADF (f)

  • 18ª Jornada (1 Março): NFC- Vouzelenses (c)/ Carvalhais-ADF (f)

  • 19ª Jornada (8 Março): Alvite-NFC (f)/ ADF-F. Aves (c)
  • 20ª Jornada (22 Março): NFC-Sezurense (c)/ Arguedeira-ADF (f)
  • 21ª Jornada (29 Março): Ceireiros-NFC (f)/ ADF-Vilamaiorense (c)
  • 22ª Jornada (5 Abril): NFC-Sernancelhe (c)/ Ol.Douro-ADF (f)

"BRASILEIROS" FAZEM ALMOÇO DE CONVÍVIO NA GRANJA...












Aproveitando esta recta final do Verão, os nossos visitantes, que afinal são da terra, emigrados no Brasil, já com a tradição de sempre fazerem uma refeição em conjunto, sempre que se encontram aqui, optaram desta vez, por faze-la no local da Granja, mais precisamente, no futuro Museu Etnográfico do Grupo Folclórico de Nespereira.

O Almoço foi realizado pelo próprio Rancho, estando presentes 14 pessoas. Emílio Semblano, explicou de forma detalhada o porque da escolha do dito local, afirmando, que se tratava de um local que foi pertence de antepassados seus, e que o Rancho aceitou ceder o espaço para o almoço, nada poderia ser mais simbólico que este almoço.

A refeição foi rojões com batata à murro, arroz e salada, regados com o bom vinho caseiro. A boa disposição reinou entre os presentes, até chegar as mais variadas sobremesas típicas e tradicionais da nossa região ( rabanadas, rabanadas em vinho, aletria, doces, figos pingo de mel, etc.). No final, ainda se pode assistir a um sorteio feito entre os participantes do almoço, que poderiam ganhar uma garrafa de bagaço caseiro e mel caseiro, comprando uma pequena rifa de 3 €, em que o valor da rifa beneficiaria o Rancho. O vencedor do sorteio foi o sr. Augusto Semblano, que ainda doou, o pote de mel, que foi leiloado, e vendido ao sr. Joaquim Teixeira, por 25 €.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

NESPEREIRA PERDE NAS MEIAS E DEIXA "ESCAPAR" O BRONZE NO ÚLTIMO JOGO...

Num torneio promovido pela Camara de Cinfães, este proporcionou aos mais miúdos das freguesias de Souselo, Nespereira, Cinfães e Tarouquela, a hipótese de pisarem no relvado de Cinfães, e jogarem um bocado à bola. A equipa de Nespereira era orientada por Sérgio Silva e Daniel "Vilarinho".
Mas as coisas não correram tão bem como o previsto... apesar de Nespereira contar com grandes promessas para o futebol, empatou nas meias finais com o Souselo, perdendo depois nas grandes penalidades, por 3-1.
No jogo de atribuição de 3º/4º lugar, os treinadores resolveram por a jogar os menos utilizados, e encontraram o Tarouquela, que nos venceu por 4-1. Ficando então a classificação como: 1º lugar, Souselo; 2º lugar, Cinfães; 3º lugar Tarouquela; 4º lugar, Nespereira.
Fica aqui a referencia de ter sido uma boa activade que proporcionou às crianças uma enorme diversão. Para o ano a gente ganha!