PONTO DE ENCONTRO NESPEREIRENSE

segunda-feira, 30 de junho de 2008

EDITORIAL

SOBRE AS MARCHAS...
Vejo que fui muito mal interpretado em algumas palavras que escrevi! Comecemos do principio!
O meu texto foi escrito de forma clara, de maneira a informar- e sublinho, unicamente informar- as pessoas sobre a notícia! Como todos sabem, a informação é um tipo de linguagem que deve ser isenta, e unicamente apresentar o "quando", "como", "onde" e o "porque" dos actos.
Não foi minha intenção, provocar fosse quem fosse, através das minhas palavras! Primeiro, levantei apenas a dúvida da origem da Marcha de Santiago de Piães. Pois, em todos os momentos foram apresentados como MARCHA DE PIÃES, e nunca como Marcha de Vilar de Arca, como foi comentado numa notícia! Pelo menos, não tenho conhecimento da "independência" deVilar de Arca, relativa à freguesia de Santiago de Piães!!! Acho que a ONU ainda não reconheceu!!! Pode- se dizer sim, que a Marcha foi organizada pelo Rancho Folclórico de Vilar de Arca! Que é totalmente diferente!
Quanto à "polémica"- que para mim, não é!- que se fez, em torno dos músicos da Marcha de Piães, receberem dinheiro em troca de tocar na Marcha! Acho muito bem! Pois como uma leitora disse, e passo a citar: " (...) o conhecimento é meu [dela]" . Isso já se deve à consciência de cada um!
Agora, não venham dizer, que façam as coisas por "amor à camisola", ou porque é profissão! Pois uma grande parte de músicos que conheço- e sublinho que são grandes músicos- não exercem a profissão a tempo inteiro na área musical. Tocam nas bandas, quando tem as festas! Porque senão... nem sequer teriam prática para tocar!
Não critiquei ninguém, a nível disso... mas fui mal interpretado por alguns leitores!!! Só que é verdade! Existem pessoas, que só tocariam na Marcha de Nespereira, em troca de dinheiro! Nunca saberão o que é fazer um favor às pessoas da terra!
Mas mesmo assim, respeito a opinião de cada um! E fico feliz, que cada um exprima os seus sentimentos, como os casos do sr. Arnaldo e da Marlene... pessoas conhecidas, que leram e deram a sua opinião sobre a notícia!
Agora,a cho que houve uma pequena frase da Marlene, que caiu imensamente mal no seio dos nespereirenses-"Não devemos nada a ninguém em Nespereira (...)"
Por vezes, as dividas não são unicamente financeiras, são também morais! E olha que tocando na Banda Marcial de Nespereira, podes ter certeza que aquilo que disseste não foi muito bom! Mas, enfim!!!
Para terminar, uma pequena nota de chamamento: a internet é boa, porque nos aproxima, quem está longe; mas é má, porque possibiltam os usos de nicknames, e até falsas identidades. Por isso, peço a todos os leitores, que lerem, e comentarem, que não precisam de ter qualquer receio, ou medo, perante os seus comentários. Não é por causa de um ponto de vista diferente do meu, que irei tomar qualquer acção menos bonita, contra os anónimos. E como falo eu, acredito também, que os leitores deste blog, nada irão fazer. Sendo assim, peço a todos que assinem os comentários, e que o façam de forma consciente!
O Editor

FESTA DE S.PEDRO


Na madrugada de 28 para 29 de Junho, muita gente se preparava para fazer o trajecto de Nespereira até à famosa romaria de São Pedro, em Tendais.

Muitas pessoas saíram de Nespereira, eram 4 horas da madrugada, e fazendo a trajectória Feira- Souto- Cemitério- Pertença- Penedo Redondo- Fraga da Venda- São Pedro, chegaram à festa eram 8 horas da manhã.

Após isto, começa a sentir- se uma grande movimentação em todo aquele descampado. São os romeiros a construírem as suas tendas, visto ser uma zona de alta exposição solar, pois é muito pouca a presença de alguma sombra.

E entre barracas, vindas de Paradela, Ervilhais, Cinfães, Tendais e Alvarenga, cruzam-se as pessoas conhecidas, bebem-se uns copos, e come-se umas fatias de salpicão, ou de presunto. Todos estão alegres e felizes!

O padre reza a missa, perante uma multidão de barracas e algumas pessoas que enfrentam o sol, para assistir ao sermão do padre.

À beira da capela, veem- se os tradicionais tendeiros, com as masi diversas coisas para vender: desde toalhas, chapéus, T-shirts, filmes, e até canas de pesca, no São Pedro!

A banda de S. Cipriano, que vinha num autocarro, de repente, tiveram de fugir, pois o autocarro começou a arder, só dando tempo para salvarem os instrumentos, queimando os casacos e os chapéus.

Ainda podemos ver um Rancho Folclórico de Vila Nova de Gaia, que veio participar na festa.

Uma coisa é certa, no S. Pedro, no dia de S. Pedro, fome e sede, ninguém passa!

ACTUAÇÃO DA MARCHA EM NESPEREIRA...





No dia 28 de Junho, a Marcha de Nespereira resolveu apresentar-se perante a sua população, a fim de contentar os que não a puderam ver, em Cinfães.

Mas antes, o Rancho organizou um pequeno jantar, na sua sede, na Granja, onde seguiu a actuação desde a Leira Longa até ao Largo da Feira Nova.

A actuação deu-se lindamente, apesar de se notar a ausência de luz, no largo, que poderia ser colmatada pela Junta de Freguesia, com a colocação de alguns holofotes, contando já com a realização de determinados eventos, que já se sabe, realizam-se sempre à noite!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

NOVA ASSEMBLEIA FRACASSADA...

No dia 27 de Junho, realizou- se a segunda Assembleia Geral do Nespereira F.C., de carácter extraordinário, com o intuito de se fazer as respectivas eleições dos novos Corpos Gerentes.A pouca afluência foi vista, mas desta vez, com mais gente, contando inclusivé com a presença de alguns jogadores do Nespereira F.C., que assistiram atentamente, ao desenrolar da reunião.Ercílio Galhardo Neto, notando a ausência de alguma lista, para gerir o clube, aproveitou e usou a palavra, dizendo que " quem quer que faça uma Direcção, que pelo menos não a deixe cair em mãos erradas", deixando um ar de suspense, sobre quem quereria referir-se.Sem mais nada, a Assembleia terminou, com um aviso do Presidente da Mesa, António Salazar, que a próxima Assembleia- que se realizará no dia 11 de Julho- será a última das tentativas para tentar encontrar uma solução, para o desinteresse dos sócios, mediante um assunto tão delicado. Pondo ainda, a hipótese de se formar uma Comissão Administrativa, e sem a actividade desportiva activa.Espera-se com ansiedade uma resolução, para mais um capítulo desta novela.

terça-feira, 24 de junho de 2008

A MARCHA DA SERENATA


Nespereira voltou a se apresentar nas festas concelhias de Cinfães, para a comemoração do S.João, no dia 23.

Nespereira levava como tema "A Serenata", onde os jovens se declarariam à janela para os seus amores.

Com letra e música de Carlos Melo, e coreografia criada por Domingos Andrade, a nossa terra atingiu o auge, também pela complexidade dos seus arcos, criados por Júlio Teixeira.

Os arcos eram janelas, onde as meninas se poriam para ouvir o seu amado, que acompanhado por mais dois elementos masculinos, onde um tocava viola, e o outro violino, e a determinada altura, as raparigas soltariam balões em forma de coração, a demonstrar o seu amor. Ainda assim, soltou-se também uns balões com o símbolo de Nespereira, e acenderam-se uns fogos de artificio, que estavam emparelhados no lado dos arcos.

Nespereira ainda apresentou um coro, e levou alguns músicos da Banda Marcial de Nespereira, que demonstraram a sua boa vontade em tocar pela marcha da terra.
Cinfães prostrou-se à maravilhosa criatividade nespereirense, tirando rasgados elogios à sua actuação.

Além de Nespereira, Fornelos também apresentou a sua marcha, colorida em tons de verde e amarelo; Souselo, em tons de preto e branco, e Piães- ou Vilar de Arca (?), ou Porto(?)- muito colorido, em variados tons, apresentando também muitos músicos, mas mesmo muitos músicos de Nespereira, que se recusaram a actuar pela Marcha de Nespereira, em troca de dinheiro.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

ENTRADA BARRICADA...

Na passada madrugada de 14 para 15 de Junho, alguns clientes foram proibidos de entrar no bar em Nespereira, tendo após uma pequena conversa com os ditos, um dos elementos ter ido buscar uma carrinha, e ter estacionado a viatura numa zona reservada, barricando assim a entrada e saída do bar aos clientes. Alguns clientes tiveram mesmo que saltar por cima da viatura para atravessar.
O dono do bar chamou a GNR, às 2h 08 m, mas esta não apareceu, e quando eram 3h 44 m, o dono voltou a ligar para avisar que já não era preciso vir, com a GNR justificando- se que não foi ao local do sucedido, por troca de turnos, e falta de aviso.... quando todos sabemos que a troca de turnos se dá à 1h da manhã.

ASSOCIAÇÃO JUVENIL PROMOVE CAMPANHA DE RECOLHA DE LIVROS!

A Associação Juvenil promoveu o seguinte comunicado outro dia:

"A Kuljovem - Associação Juvenil de Nespereira, como parceira do Banco Local de Voluntariado de Cinfães esta a colaborar na recolha de livros novos e usados para distribuir por crianças e jovens desfavorecido(a)s, pelo que solicitava a vossa participação nesta campanha.Para isso apenas necessitam de procurar no velho sótão, nos arrumos, na garagem os livros que neste momento já não vos servem, mas que podem contribuir para que outras pessoas possam ter um acesso mais facilitado à leitura. Depois de angariados e limpas as teias de aranha e algum pó é só entregar nos diversos locais de recolha que vão ser postos à disposição na freguesia. Vá é só um pequeno esforço e as crianças e jovens valem essa nossa preocupação, até porque eles serão o futuro da nossa terra e do país...Outra forma de complementarem o vosso esforço é incentivando amigos e conhecidos para contribuírem também , nunca esquecendo de reencaminhar esta informação....Contamos mais uma vez contigo....
"O livro é um mundo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive"
Pe. António Vieira
mais informações através de kuljovem@gmail.com"

AS MARCHAS JÁ MEXEM...


O Grupo Folclórico de Nespereira, já começou a preparar a sua Marcha de S.João, que se irá apresentar dia 23, em Cinfães, para as comemorações das festas concelhias.
Com música e letra de Carlos Melo, Nespereira promete apresentar uma das marchas mais marcantes dos últimos anos.
Esperemos para ver!

ASSEMBLEIA FRACASSADA...

A última Assembleia do Nespereira F.C., realizou- se no dia 13 de Junho, na sede do Clube.
Os presentes contavam- se pelos dedos! Encontravam- se lá presentes, o Presidente da Assembleia Geral, Prof. António Salazar, estando ausente todos os restantes elementos da Mesa, tendo a necessidade de o Presidente da Assembleia nomear o vice-Presidente da Direcção, para seu secretário, no momento.
Sem ter quorum, a Assembleia realizou- se uma hora mais tarde, com apenas 1 (!!!!) sócio. Jorge Ramalho esteve presente na Assembleia, onde foram apresentadas as contas e o parecer do Conselho Fiscal, ambas aprovadas por unanimidade, que era difícil!
O Nespereira apresentou um saldo positivo de cerca de 1400 €.
O Presidente da Direcção, Alvaro Pinto, ainda reiterou a responsabilidade em inscrever o Clube na A.F. Viseu e, também a sua posição em não recandidatar-se para o cargo.
Não aparecendo nenhuma lista para os corpos directivos, a Assembleia marcou nova reunião, agora marcada para o dia 27 de Junho, onde se decidirá exclusivamente o futuro do Clube.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

CONFUSÃO EM PORTA DE BAR QUASE DÁ EM MORTE!

Na madrugada de 31 de Maio para 1 de Junho, 2 pessoas envolveram- se em conflito no bar de Nespereira, e já do lado de fora do bar, um dos intervenientes encontrava-se esperando a outra pessoa, chegando ao ponto de ameaçar utilizar uma arma de fogo, segundo as testemunhas da situação. Mas, tudo sanou-se, seguindo cada um para um lado.

NESPEREIRA F.C. ORGANIZA JANTAR DE FIM DE ÉPOCA!




No dia 31 de Maio, a Direcção do Nespereira F.C. organizou o Jantar do final da época 2007/2008. A Direcção e respectivos elementos compareceram à chamada e maior parte dos jogadores do Clube.

O sr. Amadeu Teixeira, foi o responsável pela realização do jantar, que teve como ementa, churrasco e arroz de marisco.

A Direcção se despediu assim desta época, anunciando a data da Assembleia que irá se realizar na próxima sexta- feira, dia 13 de Junho, na sede do Nespereira F.C., às 20 horas.

RANCHO E BANDA DE NESPEREIRA FAZEM A FESTA DE ERVILHAIS!



No passado dia 1 de Junho, a Comissão de Festas de Ervilhais chamaram a Banda de Nespereira e o Rancho Folclórico para poderem fazer a animação da festa relativa à Santa do lugar.
A Banda começou a sua actuação de manhã, até a hora do almoço, seguindo de tarde a actuação do Rancho, que alternou, com a Banda, fazendo assim o dito arraial. A Banda terminou com a célebre despedida.
Ficou- se sabendo ainda, que os habitantes de Ervilhais criaram uma Assocação para a manutenção das tradições da terra. Daremos mais informações acerca dessa associação mais para a frente.

domingo, 8 de junho de 2008

TORNEIO DE VILA VIÇOSA JÁ INICIOU!

Iniciou- se, no passado dia 31, o Torneio de Vila Viçosa! O Torneio é organizado pelo Centro Cultural e Recreativo de Vila Viçosa. O Torneio é constituido por 12 equipas, que estão dividos em dois grupos: o Grupo A é constituído pelas seguintes equipas: Férik, de Nespereira, liderado por Rique Valente; Const. Carneiro, de Fornelos; A.D. Travanca; Rancho de Fornelos, de Vítor Oliveira; Vilar de Arca, e finalmente o C.C.R.V.V., de Vila Viçosa.
O Grupo B é constituído pelas seguintes equipas: Borga Team, de Nespereira, constituída por uma grande parte dos jogadores de Nespereira; Sem Fronteiras Team, de Fornelos; Panteras United, de Canelas; APC, de Vila Nova de Gaia, e as Velhas Guardas de Souselo.
A Final está programada para o dia 20 de Julho.

MAIO CHUVOSO PREJUDICOU MAIO CULTURAL!





Parece que não, mas foi! O Maio de 2008, foi tão chuvoso e frio, que mais parecia que se estava no Inverno! E além do mais, prejudicou imensamente qualquer programa do Maio Cultural...

Primeiramente, no dia 17 de Maio, foi o concerto da Banda de Nespereira, que apesar de muito desfalcada de músicos, mostrou todo o seu empenho e sabedoria numa noite fria e húmida.

Na semana seguinte, veio a Feira Rural, que foi realizada debaixo de uma chuva gelada. No dia 24 de Maio, a "tasquinha" rural foi sempre a mais concorrida, com os seus tipicos rojões, bacalhau e os tão antigos mílharos. Sempre acompanhados de uma caneca de vinho saído da pipa, ou de limonada. Na saída da tasca, ainda se encontravam as tipicas senhoritas que apregoavam e vendiam as suas pataniscas, mais o jogo da cavilha... além do espectáculo dos grupos e da tuna que se deslocaram a Nespereira para actuarem.

No dia seguinte, o dia começou a prometer sol, mas o céu acinzentou- se e a chuva retornou com semelhante força, que obrigou, o Grupo Folclórico de Nespereira a atrasar o ínicio da sua actuação derivado à excessiva pluviosidade da altura. O Rancho actuou, conjuntamente com mais dois grupos.

O último dia do Maio Cultural ficou marcado pelo Raid... O Raid iniciou- se na Feira, e depois foi para Lamelas, e o almoço foi no S.Pedro. Após isto, deslocaram- se todos para a pista da Vista Alegre, onde se viu um sem número de exibições e provas de coragem da parte dos inúmeros pilotos que apareceram ao Raid...

ABERTA A ÉPOCA DE FOGOS!

No passado dia 15 de Maio iniciou-se à nível nacional, o chamado DCIF (Dispositivo Combate aos Incêndios Florestais), com apenas 5 elementos de serviço 24 horas por dia no quartel para qualquer eventualidade.

PAULO SOARES SERÁ O NOVO COMANDANTE DOS B.V. NESPEREIRA


Ficou-se sabendo no outro dia, que Paulo Soares, chefe dos B.V. Nespereira, foi nomeado Comandante da Corporação.
Segundo apurou A VOZ DO POVO, Paulo Soares, está ainda a terminar a Escola de Comando, prevendo-se que seja homologado como o novo Comandante, em inicio de Junho.
Durante este processo de nomeação de Comandante, a Direcção teve, em Paulo Soares, sempre a primeira opção, apesar de ter outros nomes na carteira, como Armindo Semblano, ou até mesmo outra pessoa que não estivesse ligada à corporação.
Terá em mãos uma situação complicada, derivado às novas leis de progressão de carreira, e avaliação dos elementos do corpo activo.
Paulo Soares, é Chefe dos Bombeiros Voluntários de Nespereira há já alguns anos, além de ser um excelente bombeiro, e conjuntamente com Armindo Semblano, dois dos mais antigos elementos da corporação.

CAMARATA FEMININA
Uma das ideias, que vinha prevalecendo há já alguns anos, é a falta de um espaço feminino, para as “bombeiras”, no decurso dos seus serviços. Mas, provisoriamente, instalou-se, no bar-que está inactivo– uma pequena camarata para as mulheres.